Lavrov alerta para “perigo real” de uma III Guerra Mundial

8

unisgeneva / Flickr

Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

A Rússia garantiu que deseja continuar as negociações de paz com a Ucrânia, alertando para o “perigo real” de o conflito se transformar na III Guerra Mundial, um dia após a visita dos ministros norte-americanos a Kiev.

No dia em que o exército russo anunciou ter atingido cerca de cem alvos na Ucrânia, incluindo instalações ferroviárias no centro do país, o chefe da diplomacia russa, Sergueï Lavrov, acusou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, de “fingir” para discutir com Moscovo.

É um bom ator (…), se olhar com atenção e ler atentamente o que ele diz, encontrará mil contradições”, afirmou Lavrov, citado pelas agências de notícias russas. “Mas, continuamos a conduzir negociações com a equipa [ucraniana] e esses contactos continuarão”, disse.

No meio de tensões sem precedentes entre Moscovo e o Ocidente, devido à guerra na Ucrânia, Lavrov alertou para o risco de uma III Guerra Mundial.

O perigo é sério, é real, não podemos subestimá-lo”, considerou.

Estas declarações foram feitas um dia depois da visita a Kiev do Secretário da Defesa, Lloyd Austin, e do Secretário de Estado, Antony Blinken, dos Estados Unidos, onde se reuniram com Zelenskyy. A visita foi a primeira de governantes norte-americanos depois do início do conflito, em 24 de fevereiro.

No regresso da viagem, Lloyd Austin, considerou que a Ucrânia pode vencer a guerra contra a Rússia, se tiver o equipamento e o apoio certos.

“A primeira coisa para ganhar é acreditar que se pode ganhar. E eles [ucranianos] estão convencidos de que podem ganhar”, disse o Secretário da Defesa norte-americano, em declarações a jornalistas.

Zelenskyy entregou aos representantes dos Estados Unidos um plano de ação para fortalecer as sanções contra a Federação Russa elaborado pelo grupo internacional de especialistas Yermak-McFaul, que foi criado por iniciativa do próprio Presidente ucraniano.

Em particular, este plano propõe uma extensão das sanções contra a Rússia, de forma a incluir o petróleo e gás, transporte, novas proibições na área financeira e mais restrições à atividade das empresas estatais russas. Aponta também o reconhecimento da Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo.

Os dois altos responsáveis políticos norte-americanos disseram, numa reunião com Zelenskyy, que os EUA aprovaram 713 milhões de dólares (661 milhões de euros) em financiamento militar estrangeiro para a Ucrânia e 15 países aliados e parceiros.

Desse valor, a Ucrânia irá receber 322 milhões de dólares (299 milhões de euros) em financiamento militar estrangeiro e 165 milhões de dólares (153 milhões de euros) em munições. O restante será distribuído pelos países membros da NATO e outras nações que forneceram a Kiev apoio militar desde o início da guerra.

Durante o encontro, Blinken e Austin revelaram ainda que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá nomear Bridget Brink, atual embaixadora na Eslováquia, como nova embaixadora na Ucrânia.

Os diplomatas que partiram antes da invasão da Rússia irão começar a regressar à Ucrânia na próxima semana, mas a embaixada norte-americana em Kiev continuará de portas fechadas, por enquanto.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Respondia se este ‘forum’ fosse decente e permitisse a opinião dos dois lados da questão.
    Mas,.. não é o caso.
    Só passam os comentários que o ‘censor’ permite

  2. Caso aconteça, a Rússia terá sempre o mérito de ser a iniciadora dessa III guerra mundial no entanto se o objetivo dessas afirmações é assustar o ocidente, é bom que a Rússia se lembre do desfecho das duas guerras mundiais anteriores.

  3. Caso tal aconteça a Rússia será certamente o centro nevrálgico do desfecho e com certeza de Rússia pouco ou nada restará, com tantas ameaças por parte dos imbecis russos até parece ser esse o seu desejo final, terminarem todos dessa forma!

  4. Os russos são uns azeiteiros, podem evitar que tal guerra aconteça, mas só se revelam ser escroques……
    Espero que a NATO mande as suas armas nucleares directamente para o kremlin e para todo a moscovo, sem dó nem piedade, sem sequer pensar nos civis já que os russos também não pensam nos civis….

  5. Putin e seus comparsas russos resolveram passar Desse país a hostilizar o ocidente através de uma fúria demoníaca verbalizando labaredas de fogo com se fossem os imperadores da 3ª guerra mundial. Se têm vontade em morrer que morram , mas que nos deixem viver em paz. Se lançarem as super bombas da destruição total receberão uma chuva maior que as que eles têm. A psicopatia deles é admitirem-se invencíveis e ao mesmo tempo não considerar o seu próprio suicídio. Desse país no meio das nuvens negras vêm as ameaças intimidatórias que podem levar à sua destruição caso pisem o risco .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.