Lava atinge primeira aldeia na ilha do Fogo em Cabo Verde

gnuckx / Flickr

-

A lava que está a ser expelida pelas sete bocas da erupção vulcânica que assola desde domingo passado a ilha cabo-verdiana do Fogo já chegou à localidade de Portela, principal povoação de Chã das Caldeiras.

Em declarações à agência Lusa, Hélio Semedo, geólogo do Instituto Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (INPCB) de Cabo Verde, adiantou que às 6h locais (7h em Lisboa), as duas principais torrentes de lava estavam a “apenas dois metros” da primeira habitação da povoação de Portela e a 30 do Hotel Pedra Brava.

Segundo o mesmo especialista, o aumento da velocidade de deslocação da lava “deve-se à intensificação da atividade vulcânica registada no final de terça-feira e que se prolongou pelas primeiras horas de hoje, sendo já sete as bocas por onde está a ser expelida e várias as ‘linguiças’ (pequenos rios) que entretanto se foram criando, aproveitando a orografia do terreno”.

O diretor de operações da Proteção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, Nuno Oliveira, adiantou à Lusa que a lava já ultrapassou também a “barreira natural” de dois metros que “murava” a entrada de Portela, aumentando o risco de destruição daquela localidade.

Cerca de uma centena de agentes das forças policiais está no local a garantir a segurança de Portela, com um comando e acampamento montados na escola da localidade, onde permanece também uma outra centena de habitantes para tentar salvar o maior número possível de bens da população local.

Nuno Oliveira relatou que vários jovens reuniram-se e juntaram familiares para os ajudarem a salvar os objetos pessoais dos habitantes da localidade, havendo mesmo mulheres a dormir na encosta norte da cratera de Chã das Caldeiras, junto dos bens que conseguiram resgatar, entre os quais mesas, colchões, portas, janelas e animais de criação, como porcos, cabras e galinhas.

Enquanto isso, adiantou Nuno Oliveira, duas retroescavadores estão a operar na zona norte da cratera para abrir uma via rodoviária alternativa em direção à povoação de Mosteiros, no norte da ilha, para permitir o acesso à zona em risco.

Para se inteirar da situação, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, deslocou-se ao Fogo, numa pequena avioneta com outras 19 pessoas, entre as quais membros do Governo e deputados, assim como dois vulcanólogos do Instituto Tecnológico de Energias Renováveis das ilhas Canárias (Espanha), que irão efetuar testes aos gases libertados pelo vulcão, para determinar os níveis de toxicidade do ar, devido à libertação de elevada quantidade de dióxido de enxofre para a atmosfera.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …