/

“Todos encardidos, todos sujos”. MP investiga lar no Seixal por alegados maus tratos a idosos

O Ministério Público está a investigar um a queixa de maus tratos a idosos contra o Centro Geriátrico Jasmim, no Seixal. A investigação surgiu de uma queixa por maus tratos a idosos apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços de Portugal.

O caso foi revelado pela TVI, numa investigação transmitida este sábado no Jornal da 8, que imagens captadas por um antigo funcionário do Centro Geriátrico Jasmim, no Seixal, que denunciou várias situações de aparente negligência por parte dos auxiliares de dia daquela instituição.

Na reportagem, foram relatadas várias situações, entre as quais idosos que estarão acamados sem cuidados higiénicos durante várias horas e uma idosa encontrada a dormir ainda com comida na boca.

“A forma como eles estavam todos encardidos, todos sujos. A cheirar mal. Eles pediam para ir à casa de banho e a colega colocava as mãos para cima como quem diz: ‘Vai depois. Espera se quiser'”, contou o antigo funcionário do lar na reportagem da TVI.

Esta queixa, juntamente com as imagens recolhidas do lar, foi também confirmada por uma antiga utente, que esteve naquela instituição durante quatro meses, e por um outro antigo funcionário.

Por sua vez, os familiares dos utentes do Centro Geriátrico Jasmim dizem não ter nada a apontar ao lar e afirmam que os responsáveis da instituição estão a ser alvo de “uma denúncia caluniosa de uma ex-trabalhadora a quem não foi renovado o contrato”, de acordo com a TVI.

O Centro Geriátrico Jasmim pediu uma inspeção à Segurança Social, mas vai manter o silêncio até estar concluído o relatório.

Segundo a TVI, a Segurança Social terá fiscalizado o lar este verão, mas a única alteração ao funcionamento que foi introduzida foi relativa à medicação dos utentes.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.