Lar de jovens fecha por suspeita de maus tratos e abuso sexual

European Parliament / Flickr

O lar de infância e juventude de Reguengos de Monsaraz, cuja antiga diretora técnica foi detida, em abril, por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos, encerrou hoje, revelaram à agência Lusa fontes ligadas ao processo.

O Lar Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, acolhia crianças e jovens em risco.

De acordo com as mesmas fontes, os jovens e crianças que estavam na instituição foram transferidos, ao final da tarde de hoje, para lares semelhantes noutras localidades, como Évora, Portalegre, Palmela e Veiros, no concelho de Estremoz.

A psicóloga que exercia as funções de diretora técnica do lar foi detida a 14 de abril e presente a primeiro interrogatório judicial, ficando a aguardar o desenrolar do inquérito em liberdade, tendo o tribunal aplicado como medidas de coação, entre outras, a suspensão de funções e de proibição de contactos com os menores da instituição.

Segundo as fontes contactadas hoje pela Lusa, o caso da detenção da psicóloga, feita no âmbito de um inquérito dirigido por uma equipa composta por elementos do Ministério Público (MP) de Reguengos de Monsaraz e do Departamento e Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, terá contribuído para a decisão de encerramento do lar.

A iniciativa de fecho da instituição, onde atualmente estavam 24 crianças e jovens, foi tomada pela Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, alegadamente em entendimento com os serviços da Segurança Social, referiram as fontes, avançando que o encerramento poderá ser “temporário”.

As fontes adiantaram que na origem da decisão da Misericórdia estará a intenção de reestruturar o lar de infância e juventude e de repensar o seu modelo de funcionamento.

Hoje à tarde, a GNR acompanhou o processo de encerramento do lar, a pedido do Ministério Público, que terá sido informado da decisão pela Segurança Social.

Fundada a 13 de outubro de 1936, altura em que era apelidada de Patronato Nossa Senhora de Fátima, a instituição foi integrada na Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz em fevereiro de 1980, passando a designar-se Internato-Lar e, atualmente, Lar de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o site da Misericórdia, a instituição contava com vaga para 40 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os três e os 18 anos, que davam entrada no Lar após aplicação de medida de promoção e proteção de acolhimento em instituição pelo Tribunal ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Os utentes eram crianças e jovens com trajetórias de vida de risco, provenientes de vários pontos do país, e privados de meio familiar normal, devido a situações de perigo diversas e a carências socioeconómicas.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ..”Os utentes eram crianças e jovens com trajetórias de vida de risco… e privados de meio familiar normal” Depois, são entregues a pessoas anormais para as educarem. Onde está a fiscalização da Sta Casa da Misericórdia de Reguengos que, por obrigação, tem de fazer aos seus lares? Ou será que fazem parte desta quadrilha pedófila? Crianças infelizes e mal tratadas. Até dói !!

  2. Deu hoje no 6ª às 9.
    A diretora é psicóloga está lá desde os 26 anos e tem agora 34.
    Ao estado a que isto chegou.
    Como no caso da Casa Pia mais uma instituição ligada à Santa Casa Acho que a Santa Casa e o que está dependente dela devia ser bem investigado, e/ou se calhar até o é mas circula muito euro do jogo por lá será ?
    A fé move montanhas mas actualmente o dinheiro deve mover mais!

  3. Os jovens institucionalizados deviam sair destes locais instruídos, educados, ensinados afinal é o propósito destas instituições mas pelo que vemos a maioria da delinquência existente passou na sua maioria por estes locais. A meu ver a maioria dos jovens acolhidos são maltratados, Santa casa só de nome.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …