Lar de jovens fecha por suspeita de maus tratos e abuso sexual

European Parliament / Flickr

O lar de infância e juventude de Reguengos de Monsaraz, cuja antiga diretora técnica foi detida, em abril, por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos, encerrou hoje, revelaram à agência Lusa fontes ligadas ao processo.

O Lar Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, acolhia crianças e jovens em risco.

De acordo com as mesmas fontes, os jovens e crianças que estavam na instituição foram transferidos, ao final da tarde de hoje, para lares semelhantes noutras localidades, como Évora, Portalegre, Palmela e Veiros, no concelho de Estremoz.

A psicóloga que exercia as funções de diretora técnica do lar foi detida a 14 de abril e presente a primeiro interrogatório judicial, ficando a aguardar o desenrolar do inquérito em liberdade, tendo o tribunal aplicado como medidas de coação, entre outras, a suspensão de funções e de proibição de contactos com os menores da instituição.

Segundo as fontes contactadas hoje pela Lusa, o caso da detenção da psicóloga, feita no âmbito de um inquérito dirigido por uma equipa composta por elementos do Ministério Público (MP) de Reguengos de Monsaraz e do Departamento e Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, terá contribuído para a decisão de encerramento do lar.

A iniciativa de fecho da instituição, onde atualmente estavam 24 crianças e jovens, foi tomada pela Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, alegadamente em entendimento com os serviços da Segurança Social, referiram as fontes, avançando que o encerramento poderá ser “temporário”.

As fontes adiantaram que na origem da decisão da Misericórdia estará a intenção de reestruturar o lar de infância e juventude e de repensar o seu modelo de funcionamento.

Hoje à tarde, a GNR acompanhou o processo de encerramento do lar, a pedido do Ministério Público, que terá sido informado da decisão pela Segurança Social.

Fundada a 13 de outubro de 1936, altura em que era apelidada de Patronato Nossa Senhora de Fátima, a instituição foi integrada na Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz em fevereiro de 1980, passando a designar-se Internato-Lar e, atualmente, Lar de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o site da Misericórdia, a instituição contava com vaga para 40 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os três e os 18 anos, que davam entrada no Lar após aplicação de medida de promoção e proteção de acolhimento em instituição pelo Tribunal ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Os utentes eram crianças e jovens com trajetórias de vida de risco, provenientes de vários pontos do país, e privados de meio familiar normal, devido a situações de perigo diversas e a carências socioeconómicas.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ..”Os utentes eram crianças e jovens com trajetórias de vida de risco… e privados de meio familiar normal” Depois, são entregues a pessoas anormais para as educarem. Onde está a fiscalização da Sta Casa da Misericórdia de Reguengos que, por obrigação, tem de fazer aos seus lares? Ou será que fazem parte desta quadrilha pedófila? Crianças infelizes e mal tratadas. Até dói !!

  2. Deu hoje no 6ª às 9.
    A diretora é psicóloga está lá desde os 26 anos e tem agora 34.
    Ao estado a que isto chegou.
    Como no caso da Casa Pia mais uma instituição ligada à Santa Casa Acho que a Santa Casa e o que está dependente dela devia ser bem investigado, e/ou se calhar até o é mas circula muito euro do jogo por lá será ?
    A fé move montanhas mas actualmente o dinheiro deve mover mais!

  3. Os jovens institucionalizados deviam sair destes locais instruídos, educados, ensinados afinal é o propósito destas instituições mas pelo que vemos a maioria da delinquência existente passou na sua maioria por estes locais. A meu ver a maioria dos jovens acolhidos são maltratados, Santa casa só de nome.

RESPONDER

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …