/

Encontrada lancha de desembarque perdida durante a 2ª Guerra Mundial. Estava partida ao meio

Imperial War Museum

A lancha de desembarque britânica LCT 326, que desapareceu em fevereiro de 1943, foi encontrada a 40 quilómetros da sua última localização conhecida.

Quando desapareceu sem deixar rasto, a LCT 326 estava a caminho da Escócia para Devon, no sudoeste da Inglaterra, com 14 tripulantes a bordo. Na época, pensou-se que o barco tinha atingido uma mina ou que tinha sido destruído devido ao mau tempo na Ilha de Man.

A LCT 326 foi projetada para o desembarque de veículos blindados durante operações anfíbias, construído em Middlesbrough em 1942. Estes navios foram construídos em grande número durante a II Guerra Mundial e usados ​​durante as operações do Dia D em junho de 1944.

Os cientistas encontraram os restos da LCT 326 a cerca de 40 quilómetros da sua última localização conhecida. O navio fazia parte de um comboio em trânsito de Troon para Appledore e uma investigação estabeleceu que o navio de escolta HMS Cotillion o tinha visto pela última vez a sul do que onde se acreditava que o naufrágio ocorreu.

Bournemouth University / Bangor University

Uma lancha partida em duas partes foi encontrada a sul dessa última posição. Os dados da sonda mostraram que era um navio com cerca de 58 metros de comprimento e 10 metros de largura, dividido ao meio, com as principais características de um LTC de desembarque. Acredita-se que as metades tenham estado à tona durante suficiente tempo para se separarem.

Innes McCartney, arqueólogo e historiador da Universidade de Bournemouth, disse, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que inspecionou mais de 300 pontos nas águas galesas até encontrar o navio.

“O objetivo desta investigação em particular é identificar o maior número de naufrágios possível em offshore nas águas galesas e esclarecer a sua herança marítima. Esse aspecto do projeto levou a muitas novas descobertas empolgantes relacionadas com as duas guerras mundiais”, explicou.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.