Encontrada lancha de desembarque perdida durante a 2ª Guerra Mundial. Estava partida ao meio

Imperial War Museum

A lancha de desembarque britânica LCT 326, que desapareceu em fevereiro de 1943, foi encontrada a 40 quilómetros da sua última localização conhecida.

Quando desapareceu sem deixar rasto, a LCT 326 estava a caminho da Escócia para Devon, no sudoeste da Inglaterra, com 14 tripulantes a bordo. Na época, pensou-se que o barco tinha atingido uma mina ou que tinha sido destruído devido ao mau tempo na Ilha de Man.

A LCT 326 foi projetada para o desembarque de veículos blindados durante operações anfíbias, construído em Middlesbrough em 1942. Estes navios foram construídos em grande número durante a II Guerra Mundial e usados ​​durante as operações do Dia D em junho de 1944.

Os cientistas encontraram os restos da LCT 326 a cerca de 40 quilómetros da sua última localização conhecida. O navio fazia parte de um comboio em trânsito de Troon para Appledore e uma investigação estabeleceu que o navio de escolta HMS Cotillion o tinha visto pela última vez a sul do que onde se acreditava que o naufrágio ocorreu.

Bournemouth University / Bangor University

Uma lancha partida em duas partes foi encontrada a sul dessa última posição. Os dados da sonda mostraram que era um navio com cerca de 58 metros de comprimento e 10 metros de largura, dividido ao meio, com as principais características de um LTC de desembarque. Acredita-se que as metades tenham estado à tona durante suficiente tempo para se separarem.

Innes McCartney, arqueólogo e historiador da Universidade de Bournemouth, disse, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que inspecionou mais de 300 pontos nas águas galesas até encontrar o navio.

“O objetivo desta investigação em particular é identificar o maior número de naufrágios possível em offshore nas águas galesas e esclarecer a sua herança marítima. Esse aspecto do projeto levou a muitas novas descobertas empolgantes relacionadas com as duas guerras mundiais”, explicou.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …