O lado oculto da Lua é mais silencioso do que escuro

NASA

O lado oculto da Lua

Classificar como “escuro” o lado oculto da Lua (hemisfério lunar que não pode ser visto a parir da Terra) não é justificado. Quem o diz é Arne Slettebak, diretor do Arne Slettebak Planetarium, da Universidade Estatal de Ohio, nos Estados Unidos.

Num artigo publicado no The Conversation, o cientista afirma que o melhor adjetivo para descrever a face oculta do nosso satélite natural é “silencioso”, especialmente no que diz respeito às ondas de rádio, que podem ser uma janela de oportunidades para a Ciência.

Observada a partir de qualquer lugar da Terra, a “esfera de prata” que vemos hoje em dia não é muito diferente daquela que foi vista pelos nossos ancestrais há séculos. O mesmo pode ser dito, embora que noutra escala de tempo, sobre o lado oculto da Lua, recorda o cientista, dando conta que a região agora explorada pela NASA é a mesma estudada por uma nave espacial soviética que orbitou a zona em causa pela primeira vez em 1959.

Slettebak observa que a Terra e o seu satélite natural exercem mutuamente uma importante força gravitacional que retarda a rotação de ambos os corpos.

Esta influência fez com que, 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, a rotação da Lua e o seu período orbital fossem sincronizados. Atualmente, a Lua leva 28 dias para completar o movimento de rotação em torno do seu próprio eixo, exatamente o mesmo período de tempo que leva para completar uma “viagem” em torno da Terra.

A parte oculta da Lua é a zona mais desconhecida do nosso satélite, mas Schlingman considera que não correto rotulá-lo como o “lado escuro” da Lua. O cientista sustentam que ambos os lados do satélite têm períodos diurnos e noturnos, tal como a Terra, embora um dia lunar dure aproximadamente duas semanas terrestres. Além disso, nota o especialista, ambas as metades da Lua têm quantidades iguais de dia e noite durante um mês.

À espera de um sinal fraco do Universo

Recorrendo a satélites modernos, os astrónomos foram capazes de mapear completamente a superfície lunar. A missão chinesa Chang’e 4, a primeira expedição que pousou no lado oculto de nosso satélite, está atualmente a explorar a cratera de Aitken. A equipa espera que o todo terreno possa dar algumas respostas sobre as características da superfície lunar, bem como sobre a possibilidade de levar a cabo algum tipo de cultivo na Lua.

A China chegou mesmo a fazer história na Lua ao cultivar uma semente de algodão na Lua. Apesar de a planta ter morrido no dia seguinte, este foi um feito inédito.

Também Israel, com a sua missão Beresheet, tentou alunar no lado mais distante do satélite, mas a missão acabou por fracassar. Volvidos quase dois meses desde a sua descolagem, a sonda despenhou-se a 12 de abril antes de conseguir alunar.

Se esta metade da Lua é realmente “escura”, defende, deve-se ao facto de ser menos acessível para as ondas de rádio que “contaminam” o ambiente da metade vizinha.

O cientista norte-americano aponta ainda que este lado “protegido” da Lua tem uma vantagem, uma vez que pode permitir aos cientistas medir sinais fracos do Universo que, do lado mais próximo do nosso planeta, são abafados por ruídos de origem humana.

A Chang’e 4, por exemplo, pode observar emissões de rádio de baixa frequência, algo que é impossível fazer a partir da Terra devido à atividade humana (ondas de rádio, ondas de televisão, entre outros sinais de comunicação).

Parte das ondas de rádio de baixa frequência está relacionada com as primeiras estrelas e os primeiros buracos negros do Universo. Perceber esta radiação promete aos cientistas uma melhor compreensão sobre a génese do Cosmos.

Por tudo isto, concluiu, o lado “silencioso” – erradamente rotulado como “escuro” – pode, na verdade, ser uma enorme janela de oportunidades para a Ciência.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com a falta de exploração do lado oculto, as conspirações vão continuar, se paramos de ir lá é por algum outro motivo e não por dinheiro.

    A história humana e do universo vai muito além dos livros e bíblias que temos aqui, o próprio Vaticano esconde muito material que não pode ser exposto ao público.

    Ninguém está preparado para o choque de realidade de uma eventual revelação.

RESPONDER

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …

Fim das moratórias. Banco de Fomento está a trabalhar com outros bancos

O Banco Português de Fomento está a trabalhar com vários stakeholders, nomeadamente os bancos, para ter o fim das moratórias em conta com a perspetiva para este e o próximo ano. Nos próximos tempos, o Banco …