O lado oculto da Lua é mais silencioso do que escuro

NASA

O lado oculto da Lua

Classificar como “escuro” o lado oculto da Lua (hemisfério lunar que não pode ser visto a parir da Terra) não é justificado. Quem o diz é Arne Slettebak, diretor do Arne Slettebak Planetarium, da Universidade Estatal de Ohio, nos Estados Unidos.

Num artigo publicado no The Conversation, o cientista afirma que o melhor adjetivo para descrever a face oculta do nosso satélite natural é “silencioso”, especialmente no que diz respeito às ondas de rádio, que podem ser uma janela de oportunidades para a Ciência.

Observada a partir de qualquer lugar da Terra, a “esfera de prata” que vemos hoje em dia não é muito diferente daquela que foi vista pelos nossos ancestrais há séculos. O mesmo pode ser dito, embora que noutra escala de tempo, sobre o lado oculto da Lua, recorda o cientista, dando conta que a região agora explorada pela NASA é a mesma estudada por uma nave espacial soviética que orbitou a zona em causa pela primeira vez em 1959.

Slettebak observa que a Terra e o seu satélite natural exercem mutuamente uma importante força gravitacional que retarda a rotação de ambos os corpos.

Esta influência fez com que, 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, a rotação da Lua e o seu período orbital fossem sincronizados. Atualmente, a Lua leva 28 dias para completar o movimento de rotação em torno do seu próprio eixo, exatamente o mesmo período de tempo que leva para completar uma “viagem” em torno da Terra.

A parte oculta da Lua é a zona mais desconhecida do nosso satélite, mas Schlingman considera que não correto rotulá-lo como o “lado escuro” da Lua. O cientista sustentam que ambos os lados do satélite têm períodos diurnos e noturnos, tal como a Terra, embora um dia lunar dure aproximadamente duas semanas terrestres. Além disso, nota o especialista, ambas as metades da Lua têm quantidades iguais de dia e noite durante um mês.

À espera de um sinal fraco do Universo

Recorrendo a satélites modernos, os astrónomos foram capazes de mapear completamente a superfície lunar. A missão chinesa Chang’e 4, a primeira expedição que pousou no lado oculto de nosso satélite, está atualmente a explorar a cratera de Aitken. A equipa espera que o todo terreno possa dar algumas respostas sobre as características da superfície lunar, bem como sobre a possibilidade de levar a cabo algum tipo de cultivo na Lua.

A China chegou mesmo a fazer história na Lua ao cultivar uma semente de algodão na Lua. Apesar de a planta ter morrido no dia seguinte, este foi um feito inédito.

Também Israel, com a sua missão Beresheet, tentou alunar no lado mais distante do satélite, mas a missão acabou por fracassar. Volvidos quase dois meses desde a sua descolagem, a sonda despenhou-se a 12 de abril antes de conseguir alunar.

Se esta metade da Lua é realmente “escura”, defende, deve-se ao facto de ser menos acessível para as ondas de rádio que “contaminam” o ambiente da metade vizinha.

O cientista norte-americano aponta ainda que este lado “protegido” da Lua tem uma vantagem, uma vez que pode permitir aos cientistas medir sinais fracos do Universo que, do lado mais próximo do nosso planeta, são abafados por ruídos de origem humana.

A Chang’e 4, por exemplo, pode observar emissões de rádio de baixa frequência, algo que é impossível fazer a partir da Terra devido à atividade humana (ondas de rádio, ondas de televisão, entre outros sinais de comunicação).

Parte das ondas de rádio de baixa frequência está relacionada com as primeiras estrelas e os primeiros buracos negros do Universo. Perceber esta radiação promete aos cientistas uma melhor compreensão sobre a génese do Cosmos.

Por tudo isto, concluiu, o lado “silencioso” – erradamente rotulado como “escuro” – pode, na verdade, ser uma enorme janela de oportunidades para a Ciência.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com a falta de exploração do lado oculto, as conspirações vão continuar, se paramos de ir lá é por algum outro motivo e não por dinheiro.

    A história humana e do universo vai muito além dos livros e bíblias que temos aqui, o próprio Vaticano esconde muito material que não pode ser exposto ao público.

    Ninguém está preparado para o choque de realidade de uma eventual revelação.

RESPONDER

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …

Reino Unido terá novos testes à covid-19 que permitem saber resultados em 90 minutos

Os lares e hospitais do Reino Unido vão passar a disponibilizar, a partir da próxima semana, dois novos testes que permitem distinguir o novo coronavírus e apresentar resultados em 90 minutos. Segundo noticiou esta segunda-feira a …

Saúde do Papa emérito Bento XVI é "extremamente frágil", diz biógrafo oficial

O ex-Papa Bento XVI ficou gravemente doente depois de visitar o seu irmão que esteve internado na Alemanha em junho e a sua condição é "extremamente frágil", contou o seu biógrafo oficial, Peter Seewald, depois …