Sonda israelita chegou à Lua, mas despenhou-se antes de aterrar

(dr) Israel to the Moon / Twitter

A sonda israelita a 22 quilómetros da superfície da Lua

Após quase dois meses de viagem desde a descolagem e conforme o previsto, a sonda israelita Beresheet tentava aterrar na Lua na noite de quinta-feira, tornando Israel o quarto país a fazer uma alunagem.

Mas a poucos segundos da prevista aterragem, perderam o sinal de comunicação da sonda, que se despenhou na superfície lunar. “Não conseguimos, mas definitivamente tentámos”, disse Morris Kahn, presidente da Space IL, responsável pela construção da sonda, juntamente com a empresa Israel Aerospace Industries. Apesar de a missão ter falhado, Israel já faz oficialmente parte do grupo de países que entraram na órbita da Lua.

Esta missão é a primeira à Lua que está financiada por fundos privados. O projeto custou cerca de 88 milhões de euros e foi iniciado no quadro de uma competição internacional patrocinada pela multinacional Google, que desafiava cientistas e empreendedores a colocarem um veículo robotizado em solo lunar com orçamentos mais baixos. Até agora, apenas as agências espaciais governamentais da antiga União Soviética, dos EUA e da China conseguiram ser bem sucedidas nas aterragens.

Em declarações à BBC, a presidente da organização SpaceIL, tinha dito que “a aterragem será extremamente desafiante”. “Mas temos bons engenheiros e a sonda respondeu bem às nossas instruções nos últimos dois meses. Estou bastante confiante, mas um pouco nervoso”, rematou.

A missão saiu falhada, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garante que Israel voltará a tentar. A missão foi transmitida em direto pela SpaceIL.

A sonda israelita foi enviada para o espaço em 22 de fevereiro, depois de, em janeiro, a China ter alunado uma sonda que vai estudar pela primeira vez o lado oculto da Lua.

Na Lua, a Beresheet deveria ter enviado fotografias e vídeos da superfície do satélite e recolhido informações do campo magnético para, posteriormente, enviar para a Terra. Este poderia ter isso o início de uma corrida lunar, sem contar com dinheiros estatais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …