//

Sonda israelita chegou à Lua, mas despenhou-se antes de aterrar

(dr) Israel to the Moon / Twitter

A sonda israelita a 22 quilómetros da superfície da Lua

Após quase dois meses de viagem desde a descolagem e conforme o previsto, a sonda israelita Beresheet tentava aterrar na Lua na noite de quinta-feira, tornando Israel o quarto país a fazer uma alunagem.

Mas a poucos segundos da prevista aterragem, perderam o sinal de comunicação da sonda, que se despenhou na superfície lunar. “Não conseguimos, mas definitivamente tentámos”, disse Morris Kahn, presidente da Space IL, responsável pela construção da sonda, juntamente com a empresa Israel Aerospace Industries. Apesar de a missão ter falhado, Israel já faz oficialmente parte do grupo de países que entraram na órbita da Lua.

Esta missão é a primeira à Lua que está financiada por fundos privados. O projeto custou cerca de 88 milhões de euros e foi iniciado no quadro de uma competição internacional patrocinada pela multinacional Google, que desafiava cientistas e empreendedores a colocarem um veículo robotizado em solo lunar com orçamentos mais baixos. Até agora, apenas as agências espaciais governamentais da antiga União Soviética, dos EUA e da China conseguiram ser bem sucedidas nas aterragens.

Em declarações à BBC, a presidente da organização SpaceIL, tinha dito que “a aterragem será extremamente desafiante”. “Mas temos bons engenheiros e a sonda respondeu bem às nossas instruções nos últimos dois meses. Estou bastante confiante, mas um pouco nervoso”, rematou.

A missão saiu falhada, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garante que Israel voltará a tentar. A missão foi transmitida em direto pela SpaceIL.

A sonda israelita foi enviada para o espaço em 22 de fevereiro, depois de, em janeiro, a China ter alunado uma sonda que vai estudar pela primeira vez o lado oculto da Lua.

Na Lua, a Beresheet deveria ter enviado fotografias e vídeos da superfície do satélite e recolhido informações do campo magnético para, posteriormente, enviar para a Terra. Este poderia ter isso o início de uma corrida lunar, sem contar com dinheiros estatais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.