Sonda israelita chegou à Lua, mas despenhou-se antes de aterrar

(dr) Israel to the Moon / Twitter

A sonda israelita a 22 quilómetros da superfície da Lua

Após quase dois meses de viagem desde a descolagem e conforme o previsto, a sonda israelita Beresheet tentava aterrar na Lua na noite de quinta-feira, tornando Israel o quarto país a fazer uma alunagem.

Mas a poucos segundos da prevista aterragem, perderam o sinal de comunicação da sonda, que se despenhou na superfície lunar. “Não conseguimos, mas definitivamente tentámos”, disse Morris Kahn, presidente da Space IL, responsável pela construção da sonda, juntamente com a empresa Israel Aerospace Industries. Apesar de a missão ter falhado, Israel já faz oficialmente parte do grupo de países que entraram na órbita da Lua.

Esta missão é a primeira à Lua que está financiada por fundos privados. O projeto custou cerca de 88 milhões de euros e foi iniciado no quadro de uma competição internacional patrocinada pela multinacional Google, que desafiava cientistas e empreendedores a colocarem um veículo robotizado em solo lunar com orçamentos mais baixos. Até agora, apenas as agências espaciais governamentais da antiga União Soviética, dos EUA e da China conseguiram ser bem sucedidas nas aterragens.

Em declarações à BBC, a presidente da organização SpaceIL, tinha dito que “a aterragem será extremamente desafiante”. “Mas temos bons engenheiros e a sonda respondeu bem às nossas instruções nos últimos dois meses. Estou bastante confiante, mas um pouco nervoso”, rematou.

A missão saiu falhada, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garante que Israel voltará a tentar. A missão foi transmitida em direto pela SpaceIL.

A sonda israelita foi enviada para o espaço em 22 de fevereiro, depois de, em janeiro, a China ter alunado uma sonda que vai estudar pela primeira vez o lado oculto da Lua.

Na Lua, a Beresheet deveria ter enviado fotografias e vídeos da superfície do satélite e recolhido informações do campo magnético para, posteriormente, enviar para a Terra. Este poderia ter isso o início de uma corrida lunar, sem contar com dinheiros estatais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …

Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de …

Registada a maior explosão solar dos últimos 3 anos

No domingo, dia 29 de novembro, o Sol desencadeou a erupção solar mais potente dos últimos três anos. A explosão foi medida como um M4.4 na escala que os astrónomos usam para tempestades solares. No dia …

Puxar, torcer e deformar. A Grande Nuvem de Magalhães perturba violentamente a nossa galáxia

O disco espiral de estrelas e planetas, na Via Láctea, está a ser puxado, torcido e deformado com extrema violência pela força gravitacional de uma galáxia mais pequena, a Grande Nuvem de Magalhães. Os cientistas acreditam …

2020 entre os três anos mais quentes desde que há registo

O ano de 2020 anuncia-se um dos três mais quentes, alertou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU), apontando a probabilidade de o aumento da temperatura em 2024 exceder o limite de 1,5° C do …