Sonda israelita chegou à Lua, mas despenhou-se antes de aterrar

(dr) Israel to the Moon / Twitter

A sonda israelita a 22 quilómetros da superfície da Lua

Após quase dois meses de viagem desde a descolagem e conforme o previsto, a sonda israelita Beresheet tentava aterrar na Lua na noite de quinta-feira, tornando Israel o quarto país a fazer uma alunagem.

Mas a poucos segundos da prevista aterragem, perderam o sinal de comunicação da sonda, que se despenhou na superfície lunar. “Não conseguimos, mas definitivamente tentámos”, disse Morris Kahn, presidente da Space IL, responsável pela construção da sonda, juntamente com a empresa Israel Aerospace Industries. Apesar de a missão ter falhado, Israel já faz oficialmente parte do grupo de países que entraram na órbita da Lua.

Esta missão é a primeira à Lua que está financiada por fundos privados. O projeto custou cerca de 88 milhões de euros e foi iniciado no quadro de uma competição internacional patrocinada pela multinacional Google, que desafiava cientistas e empreendedores a colocarem um veículo robotizado em solo lunar com orçamentos mais baixos. Até agora, apenas as agências espaciais governamentais da antiga União Soviética, dos EUA e da China conseguiram ser bem sucedidas nas aterragens.

Em declarações à BBC, a presidente da organização SpaceIL, tinha dito que “a aterragem será extremamente desafiante”. “Mas temos bons engenheiros e a sonda respondeu bem às nossas instruções nos últimos dois meses. Estou bastante confiante, mas um pouco nervoso”, rematou.

A missão saiu falhada, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garante que Israel voltará a tentar. A missão foi transmitida em direto pela SpaceIL.

A sonda israelita foi enviada para o espaço em 22 de fevereiro, depois de, em janeiro, a China ter alunado uma sonda que vai estudar pela primeira vez o lado oculto da Lua.

Na Lua, a Beresheet deveria ter enviado fotografias e vídeos da superfície do satélite e recolhido informações do campo magnético para, posteriormente, enviar para a Terra. Este poderia ter isso o início de uma corrida lunar, sem contar com dinheiros estatais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …