650 km/h: eis o novo comboio mais rápido do mundo

Donghu Laboratory

A China testou um avançado sistema de levitação magnética com propulsão eletromagnética num novo protótipo de um comboio de alta velocidade que atingiu os 650 km/h — e que promete vir a atingir os 800 km/h.

O protótipo de um maglev desenvolvido por uma equipa de investigadores chineses acaba de destroçar o recorde de velocidade deste tipo de veículos de levitação magnética.

O veículo, com 1.1 toneladas, foi capaz de acelerar até aos 650 km/h em apenas 7 segundos num troço de 1.000 metros, o que já supera o comboio mais rápido atual — o maglev japonês, que viaja a 603 km/h.

Mas, segundo o El Confidencial, a equipa de investigadores do Laboratório Donghu, na província de Hubei, na China, assegura que a velocidade operativa típica do seu veículo será de 800 km/h.

Segundo Li Weichao, diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Propulsão Electromagnética Maglev de Alta Velocidade, o teste demonstrou que o sistema pode “atingir a velocidade mais alta do mundo“.

Ao contrário do que acontece noutros testes de velocidade similares com maglev, que se realizaram usando vias de entre 30 e 50 quilómetros, os investigadores chineses desenvolveram uma pista de testes de elevação magnética de alta velocidade de apenas um quilómetro para testar a aceleração do novo comboio.

O veículo consegue passar de zero a 650 km/h em apenas 7 segundos graças ao seu sistema eletromagnético avançado. Os ímanes instalados no veículo e na via fazem com que o efeito de repulsão entre polos iguais elevem o comboio durante a aceleração. Sem contacto físico não há atrito e o sistema só tem que superar a resistência do ar para atingir a velocidade desejada.

Em vez de usar motores tradicionais, os comboios maglev utilizam um motor linear integrado na via guia. As correntes elétricas alternadas nas bobinas ao longo da via criam um campo magnético móvel que empurra o comboio por trás e o puxa para a frente ao mesmo tempo.

Os investigadores estimam que a construção da plataforma de testes dos novos modelos deste protótipo estará terminada no final deste ano.

Segundo a CGNT, a plataforma não só será chave para a investigação de comboios de alta velocidade, como também ajudará no desenvolvimento de outras tecnologias de transporte avançadas.

 

A China continua a apostar em tornar-se líder mundial no campo dos comboios de levitação magnética, e esta não é a primeira vez que investigadores chineses batem o recorde de velocidade.

Em 2023, a China testou um maglev (quase) supersónico que atingiu uma velocidade de 600 km/h, batendo na altura o recorde de comboio mais rápido do mundo, e que prometia ultrapassar os 1000 km/h.

Embora o maglev experimental mais rápido do planeta seja o da série L0, no Japão — que atingiu uma velocidade máxima de 603 km/h na sua pista de testes —, a China tem os maglevs mais rápidos em funcionamento comercial.

O Shanghai Maglev Train (SMT) na China atingiu uma velocidade recorde em testes de 501 km/h e uma velocidade de cruzeiro comercial de 431 km/h. No entanto, a sua velocidade máxima operativa atual reduziu-se a 300 km/h devido a fatores como o custo, a eficiência e a praticabilidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.