Comboio de levitação magnética faz 603 km/h e bate (outra vez) recorde mundial de velocidade

Hisagi / Wikimedia

Um maglev L0 da Japan Railways na pista de testes ferroviários de Yamanashi

Um maglev L0 da Japan Railways na pista de testes ferroviários de Yamanashi

O comboio de levitação magnética em fase de testes operado pela ferroviária japonesa Central Japan Railway bateu nesta terça-feira o seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir 603 quilómetros por hora.

O título foi alcançado na linha de provas de 42 quilómetros, localizada na localidade de Yamanashi, a cerca de 35 quilómetros a oeste de Tóquio.

Os comboios “Maglev” funcionam através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos carris.

O campo magnético permite que se eleve até dez centímetros acima dos carris, eliminando o contacto e deixando o ar como único elemento de atrito, favorecendo assim a velocidade.

O mesmo comboio tinha batido o recorde mundial de velocidade, na passada quinta-feira, quando alcançou os 590 quilómetros por hora.

A Central Japan Railway espera proporcionar a primeira viagem comercial entre as cidades de Tóquio e Nagoya em 2027, um trajecto de 286 quilómetros que o novo modelo terá capacidade para completar em aproximadamente 40 minutos, em vez dos 88 que demora o serviço de alta velocidade Shinkansen (‘comboio bala’).

Espera-se que o comboio circule a uma velocidade máxima de 500 quilómetros por hora no arranque das suas operações. A esta velocidade, poderia fazer-se uma viagem de comboio de Lisboa ao Porto em 45 minutos.

A Central Japan Railway pretende depois estender o serviço de Nagoya a Osaka, no oeste do país, em 2045.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.