Kryptos. 30 anos depois, o criador do famoso enigma da CIA revelou uma pista final

Fora da sede da Agência Central de Inteligência (CIA) em Langley, no estado norte-americano de Virgínia, há um rolo de cobre de 3,7 metros de altura coberto com letras aparentemente sem sentido, conhecido como Kryptos.

O quebra-cabeça, projetado por Jim Sanborn, ficou por resolver durante mais de três décadas – apesar dos esforços dos detetives da Internet, da NSA e da própria CIA, que conseguem ver a escultura todos os dias no seu trajeto para a agência.

Três das quatro passagens ocultas no quebra-cabeça foram decifradas, mas uma continua a ser um mistério.

A primeira passagem é uma cifra de Vigenère, uma forma de criptografar texto usando duas cifras de César – um método simples de criptografia que muda as letras anteriores ou posteriores no alfabeto – entrelaçadas.

As palavras-chave usadas para esta cifra eram “Kryptos” e “Palimpsesto”. Primeiro, a palavra Kryptos é colocada no topo de uma grade com Palimpsesto abaixo do K na vertical. Depois de Kryptos, o alfabeto continua em ordem alfabética, saltando qualquer uma das letras da palavra Kryptos.

 

Isso continua nas linhas subsequentes, começando pela letra da palavra Palimpsesto.

Para descriptografar a primeira letra da passagem – neste caso, um E – segue-se a primeira linha até encontrar um E e sobe-se até ao topo para revelar que letra deveria ser – neste caso, a letra B. O mesmo princípio é usado para o resto do texto, eventualmente recebendo uma mensagem:

“BETWEEN SUBTLE SHADING AND THE ABSENCE OF LIGHT LIES THE NUANCE OF IQLUSION”

A segunda passagem usava o mesmo método de criptografia da primeira passagem, mas com as palavras-chave “Kryptos” e “Abscissa”. Quando descodificado, é traduzido em texto e coordenadas:

“IT WAS TOTALLY INVISIBLE HOWS THAT POSSIBLE? THEY USED THE EARTHS MAGNETIC FIELD X THE INFORMATION WAS GATHERED AND TRANSMITTED UNDERGRUUND TO AN UNKNOWN LOCATION X DOES LANGLEY KNOW ABOUT THIS? THEY SHOULD ITS BURIED OUT THERE SOMEWHERE X WHO KNOWS THE EXACT LOCATION? ONLY WW THIS WAS HIS LAST MESSAGE X THIRTY EIGHT DEGREES FIFTY SEVEN MINUTES SIX POINT FIVE SECONDS NORTH SEVENTY SEVEN DEGREES EIGHT MINUTES FORTY FOUR SECONDS WEST X LAYER TWO”

A terceira passagem foi desvendada usando dois métodos de transposição. A mensagem descoberta era::

 

“SLOWLY DESPARATLY SLOWLY THE REMAINS OF PASSAGE DEBRIS THAT ENCUMBERED THE LOWER PART OF THE DOORWAY WAS REMOVED WITH TREMBLING HANDS I MADE A TINY BREACH IN THE UPPER LEFT HAND CORNER AND THEN WIDENING THE HOLE A LITTLE I INSERTED THE CANDLE AND PEERED IN THE HOT AIR ESCAPING FROM THE CHAMBER CAUSED THE FLAME TO FLICKER BUT PRESENTLY DETAILS OF THE ROOM WITHIN EMERGED FROM THE MIST X CAN YOU SEE ANYTHING Q ?”

A mensagem é uma retransmissão ligeiramente alterada do relato de Howard Carter sobre a abertura do túmulo de Tutankhamon em 1922.

A quarta passagem ainda não foi resolvida, apesar das pistas do seu criador:

“NGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
OHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
PIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLM
QJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMN
RLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQ
SMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQU
TNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUV
UQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVW
VUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWX
WVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZ
XWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZK
YXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKR
ZZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRY
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD”

Em 2006, Sanborn revelou que as três primeiras passagens eram pistas para a passagem final. Quatro anos depois, revelou que “NYPVTT”, as 64.ª-⁠69.ª letras na passagem quatro, torna-se “BERLIM” quando descriptografado, antes de revelar que “MZFPK” (as 70.ª-⁠74.ª letras) significa “CLOCK”.

Ainda sem solução, o criador revelou que as pessoas deveriam “olhar para aquele relógio”.

Depois, revelou que as letras nas posições 22-25 são “FLRV” e que o conjunto de letras “QQPRNGKSS” corresponde à palavra “NORDESTE”.

Se ninguém conseguir decifrar o código antes da sua morte, Sanborn revelou que venderá a solução em leilão, doando o dinheiro à ciência do clima.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …