Kryptos. 30 anos depois, o criador do famoso enigma da CIA revelou uma pista final

Fora da sede da Agência Central de Inteligência (CIA) em Langley, no estado norte-americano de Virgínia, há um rolo de cobre de 3,7 metros de altura coberto com letras aparentemente sem sentido, conhecido como Kryptos.

O quebra-cabeça, projetado por Jim Sanborn, ficou por resolver durante mais de três décadas – apesar dos esforços dos detetives da Internet, da NSA e da própria CIA, que conseguem ver a escultura todos os dias no seu trajeto para a agência.

Três das quatro passagens ocultas no quebra-cabeça foram decifradas, mas uma continua a ser um mistério.

A primeira passagem é uma cifra de Vigenère, uma forma de criptografar texto usando duas cifras de César – um método simples de criptografia que muda as letras anteriores ou posteriores no alfabeto – entrelaçadas.

As palavras-chave usadas para esta cifra eram “Kryptos” e “Palimpsesto”. Primeiro, a palavra Kryptos é colocada no topo de uma grade com Palimpsesto abaixo do K na vertical. Depois de Kryptos, o alfabeto continua em ordem alfabética, saltando qualquer uma das letras da palavra Kryptos.

 

Isso continua nas linhas subsequentes, começando pela letra da palavra Palimpsesto.

Para descriptografar a primeira letra da passagem – neste caso, um E – segue-se a primeira linha até encontrar um E e sobe-se até ao topo para revelar que letra deveria ser – neste caso, a letra B. O mesmo princípio é usado para o resto do texto, eventualmente recebendo uma mensagem:

“BETWEEN SUBTLE SHADING AND THE ABSENCE OF LIGHT LIES THE NUANCE OF IQLUSION”

A segunda passagem usava o mesmo método de criptografia da primeira passagem, mas com as palavras-chave “Kryptos” e “Abscissa”. Quando descodificado, é traduzido em texto e coordenadas:

“IT WAS TOTALLY INVISIBLE HOWS THAT POSSIBLE? THEY USED THE EARTHS MAGNETIC FIELD X THE INFORMATION WAS GATHERED AND TRANSMITTED UNDERGRUUND TO AN UNKNOWN LOCATION X DOES LANGLEY KNOW ABOUT THIS? THEY SHOULD ITS BURIED OUT THERE SOMEWHERE X WHO KNOWS THE EXACT LOCATION? ONLY WW THIS WAS HIS LAST MESSAGE X THIRTY EIGHT DEGREES FIFTY SEVEN MINUTES SIX POINT FIVE SECONDS NORTH SEVENTY SEVEN DEGREES EIGHT MINUTES FORTY FOUR SECONDS WEST X LAYER TWO”

A terceira passagem foi desvendada usando dois métodos de transposição. A mensagem descoberta era::

 

“SLOWLY DESPARATLY SLOWLY THE REMAINS OF PASSAGE DEBRIS THAT ENCUMBERED THE LOWER PART OF THE DOORWAY WAS REMOVED WITH TREMBLING HANDS I MADE A TINY BREACH IN THE UPPER LEFT HAND CORNER AND THEN WIDENING THE HOLE A LITTLE I INSERTED THE CANDLE AND PEERED IN THE HOT AIR ESCAPING FROM THE CHAMBER CAUSED THE FLAME TO FLICKER BUT PRESENTLY DETAILS OF THE ROOM WITHIN EMERGED FROM THE MIST X CAN YOU SEE ANYTHING Q ?”

A mensagem é uma retransmissão ligeiramente alterada do relato de Howard Carter sobre a abertura do túmulo de Tutankhamon em 1922.

A quarta passagem ainda não foi resolvida, apesar das pistas do seu criador:

“NGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
OHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
PIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLM
QJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMN
RLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQ
SMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQU
TNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUV
UQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVW
VUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWX
WVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZ
XWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZK
YXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKR
ZZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRY
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD”

Em 2006, Sanborn revelou que as três primeiras passagens eram pistas para a passagem final. Quatro anos depois, revelou que “NYPVTT”, as 64.ª-⁠69.ª letras na passagem quatro, torna-se “BERLIM” quando descriptografado, antes de revelar que “MZFPK” (as 70.ª-⁠74.ª letras) significa “CLOCK”.

Ainda sem solução, o criador revelou que as pessoas deveriam “olhar para aquele relógio”.

Depois, revelou que as letras nas posições 22-25 são “FLRV” e que o conjunto de letras “QQPRNGKSS” corresponde à palavra “NORDESTE”.

Se ninguém conseguir decifrar o código antes da sua morte, Sanborn revelou que venderá a solução em leilão, doando o dinheiro à ciência do clima.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …