Kremlin confessa: queda de avião de Prigozhin pode ter sido “deliberada”

6

Russian Investigative Commitee / EPA

Destroços do avião onde seguia Yevgeny Prigozhin

Uma “atrocidade deliberada” está em cima da mesa da investigação do Kremlin ao acidente de aviação que tirou vida ao líder do grupo Wagner. Kremlin afasta possibilidade de investigação internacional.

Moscovo afirmou, esta quarta-feira, que a investigação da morte de Yevgeny Prigozhin está a considerar a hipótese de o avião em que este seguia tenha sido abatido de propósito, naquele que é o primeiro reconhecimento explícito por parte do Kremlin de que o líder do grupo Wagner pode ter sido assassinado.

É óbvio que estão a ser consideradas diferentes versões, incluindo aquela — sabem do que estou a falar — vamos dizê-lo, uma atrocidade deliberada“, afirmou aos repórteres o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O porta-voz acrescentou ainda que nenhuma conclusão formal foi feita, para já, em relação ao que aconteceu, não clarificando se a Organização Civil de Aviação irá, ou não, investigar o desastre de aviação que culminou na morte dos 10 tripulantes na passada semana, a 23 de agosto, dois meses depois do motim organizado por Prighozin que azedou a liderança de Vladimir Putin e a relação entre ambos. Peskov garantiu que a investigação não será realizada da mesma forma como se se tratasse de um simples acidente de avião.

Ainda em relação à investigação do acidente mortal, Peskov afastou qualquer possibilidade de investigação internacional.

“As investigações estão a ser realizadas pelo Comité de Investigação Russo. O presidente Putin já se referiu a isso. Portanto, neste caso não há possibilidade de uma investigação internacional”, disse.

Segundo a Reuters, o Centro de Pesquisa e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (Cenipa) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), fabricante da aeronave envolvida no acidente, mostraram-se disponíveis para participar na investigação do acidente.

Perante suspeitas de assassinato, Kremlin nega tudo

A aeronave ter-se-á despenhado na região de Tver, no norte de Moscovo, após ter estado no ar durante menos de 30 minutos.

Um canal no Telegram associado ao grupo mercenário, Grey Zone, alegou que a aeronave foi intercetada e abatida pelas defesas aéreas regionais. Há também testemunhas locais que relatam ter ouvido duas explosões consecutivas antes do trágico acidente e que reportam ter visto dois rastos de vapor.

Após o impacto, o jato irrompeu em chamas, detalhou a agência de notícias Tass. Entretanto, a agência de notícias Ria confirmou que oito corpos foram recuperados do local do acidente, com os serviços de emergência a fazer buscas no local.

Curiosamente, um segundo jato de negócios pertencente a Prigozhin aterrou sem incidentes nas proximidades de Moscovo pouco depois.

O Kremlin nega qualquer envolvimento na queda do avião: “é uma mentira absoluta!”, disse Peskov a semana passada.

A queda do avião associado ao grupo Wagner levantou imediatamente suspeitas de um assassinato orquestrado ao mais alto nível do poder russo por Prigozhin ter protagonizado uma rebelião contra o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, em junho.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, em declarações aos jornalistas na quarta-feira, disse acreditar que Putin estava provavelmente por detrás do acidente.

“Não sei de facto o que aconteceu, mas não estou surpreendido. Não há muita coisa que aconteça na Rússia que não tenha a participação de Putin”, afirmou na altura.

Putin, que considerou Prigozhin um traidor após a rebelião armada de 23 e 24 de junho, prestou homenagem na quinta-feira à noite, após 24 horas de silêncio, à memória de “um homem talentoso que cometeu alguns erros graves”.

ZAP //

6 Comments

  1. José, Putin não é comunista, é um oligarca com aspirações Imperialistas que pretende recriar a grandeza do antigo Império de Pedro I e da antiga URSS.

  2. Putin – um nome predestinado: filho da P… – foi chefe do KGB soviético em Berlim, onde possivelmente conheceu a antiga dona da Alemanha – a convertida Angela Merkel, entretanto desaparecida de todos os cenários berlinenses – que «combinou» com ela o monopólio do combustível sovieto-europeu… O filho da Putin tb já ñ era propriamente comunista mas sobretudo o seu dono, o que é muito melhor!

  3. Isto é quase confessar que o mataram. Mas toda a gente sabe que dos dois aviões aquele onde ia Prighozin é que foi derrubado. Consta-se que antes de levantar voo estiveram uns senhores junto ao aparelho, possíveis interessados na compra do avião. Não terão sido estes, ,os encarregados de colocar uma bomba-relógio no avião?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.