/

Após exporem uma rede de lavagem de dinheiro, Koko e Malela foram condenados à morte

7

(dr) PPLAAF

Gradi Koko Lobanga (E) e Navy Malela (D).

Dois antigos auditores de um banco congolês denunciaram uma rede de lavagem de dinheiro que envolvia o ex-Presidente e o magnata israelita Dan Gertler. Agora, foram condenados à morte num julgamento do qual não tiveram conhecimento.

Gradi Koko Lobanga e Navy Malela são dois antigos auditores bancários que recentemente abdicaram do seu anonimato para divulgar que eram as fontes por trás de um relatório que revelou uma alegada rede de lavagem de dinheiro na República Democrática do Congo.

Poucos dias depois, agora exilados na Europa, descobriram que tinham sido sentenciados à morte pelo Supremo Tribunal em Kinshasa, acusados de “conspiração criminosa”. Koko e Malela descobriram a sua sentença através das redes sociais, apesar de nunca terem sido chamados a tribunal para se defenderem.

O relatório, que denunciava o alegado esquema de lavagem de dinheiro, foi publicado pela Plataforma para a Proteção de Denunciantes em África (PPLAAF, em inglês) e pela organização não-governamental Global Witness, criada para averiguar vínculos entre a exploração de recursos naturais e conflitos, pobreza, corrupção e abusos de direitos humanos a nível mundial.

A rede foi alegadamente montada pelo magnata israelita Dan Gertler e era usada para ocultar o movimento de milhões de dólares, ajudar a contornar as sanções norte-americanas e adquirir novos ativos de mineração no Congo, escreve a VICE.

A República Democrática do Congo é uma das nações mais ricas em minerais de África, ostentando um excesso estimado de 24 biliões de dólares em riquezas naturais inexploradas.

O pequeno banco Afriland First Bank DRC, onde Koko e Malela trabalhavam, estava alegadamente no centro da rede de lavagem de dinheiro.

Os dois auditores nem tiveram conhecimento de que haveria um julgamento.

“Em vez disso, foram os representantes da Afriland e de Dan Gertler que informaram os jornalistas numa conferência de imprensa sobre uma sentença proferida 5 meses antes. E no dia seguinte à conferência de imprensa, a cópia do veredito, que nem Malela nem Koko ou o seu advogado tinham visto, foi publicada online por um meio de comunicação congolês e depois compartilhada nas redes sociais.

Foi assim que os dois descobriram o veredito pela primeira vez. Eles não sabiam da audiência”, conta uma representante da Human Rights Watch, uma ONG que defende os direitos humanos.

Os documentos divulgados por Koko e Malela mostram que a alegada “relação próxima” entre Dan Gertler e o antigo Presidente congolês Joseph Kabila ajudou o israelita a esconder os seus interesses “por trás de uma nova rede de empresas de fachada congolesas e contas bancárias proxy”.

Os advogados que representam Gertler negaram veementemente todas as alegações de irregularidades e dizem que alguns dos documentos bancários fornecidos no relatório foram “falsificados”.

Daniel Costa, ZAP //

7 Comments

    • Africanismo no seu melhor! O capitalismo, como todas as criações humanas, deve regulado e ter instituições fortes que o controlem, porque todas outras alternativas, falharam estrondosamente, não conduziram nenhuma comunidade humana a uma sociedade do bem-estar! Muito pelo contrário firam alavancas para a opressão, retrocesso civilizacional e obscurantismo.

      • Por acaso está muito boa. O Estado não, os bandidos que são lá colocados como nossos representantes capturam tudo o que dá guito e depois o capitalismo é culpado. Nos paises europeus imaginem agora nos africanos. Os chineses é que se estão a safar à brava

  1. Africanismo no seu melhor! O capitalismo, como todas as criações humanas, deve regulado e ter instituições fortes que o controlem, porque todas outras alternativas, falharam estrondosamente, não conduziram nenhuma comunidade humana a uma sociedade do bem-estar! Muito pelo contrário firam alavancas para a opressão, retrocesso civilizacional e obscurantismo.

  2. Se na Europa é o que sabemos com encobrimentos, então em África é uma maravilha, condenam-se os denunciantes de uma fraude e como ela é grossa vai-se logo para a pena de morte; desta forma África nunca passará da cepa-torta!

  3. O Capitalismo so veio acelerar o progresso das sociedades e transformacao meio onde vivem e processos de transformacao da sua sobrevivencia.
    Todo conforto e bem-estar e boas condicoes de vida foi gracas ao capitalismo e sempre sera.
    Sera bom dizer que capitalismo mal usado e ferramenta de ganancia, de poder, mais igoismo e mais super egos.
    Muitos vivem acumular riqueza vida toda, isto e sao escravos do dinheiro, ganancia desmesurada que termina muito mal…. morrem nem sabem para quem deixar….
    Muitos politicos e pessoal de muitas empresas, desviam dinheiro de um bem comum a toda a sociedade para si, gerando injusticas e desiquilibrios na sociedes, essas sociedades avanssem mais lentamento, e pessoas sentem a impunidade do corrupto e muitas vezes tambem comecam a fazer o mesmo quando estados dao pessimo exemplo.
    Capitalismo nao e todo igual, chines tem poder do governo e ajuda paises africanos mas em contrapartidas ficam com contratos de exploracao de recursos num periodo de pelo menos 20 a 50 anos, depende do pais.
    O capitismo americano veio acelerar o progresso na china pos guerra e europeus vieram a seguir levando milhares empresas para china… desenvolvimento da china e produto a milhoes e milhoes de dolares euros, em investimentos massivos durante mais 40 anos….hoje china esta numa potencia e sobe usar esse dinheiro para proveito proprio…
    Russia grande pais oligocrata, defende o seu capital e e sistema fechado que tem vindo a abrir-se a europeus e americanos… e bom mercado mas governo russo tem poder mas nem todo…joga numa roleta de poder onde capital e que manda… sistema nao e seguro, muito investiram la e desapareceram ou foram mortos….
    Malasia, com seu mercado livre enriqueceu muita gente, mas deixando rasto de pobreza….
    Americans eram e tinham e teem grandes empresas mas muitas deslocaram para china deixando rasto de desemprego e destabilidade social enorme….
    Europeus andam pouco atordoados com fantasmas do passado… porque outros povos ficam desconfiados…
    Paises com grandes quantidades de recursos naturais e nao se traduzem em riqueza ou melhorias para suas populacoes, porque riqueza fica em poucos.
    Maior riqueza e maior recurso de uma sociedade ou pais sao as pessoas com suas ideias e seu poder de aprender mais para transformar, claro que o pais ganha e elas tambem….
    Capitalismo e importante em qualquer sociedade para acelerar processos e melhorar suas vidas mas as pessoas e que teem a decisao e poder de entender a sua forma de aplicar para bem comum ou para sua gancia propria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.