Após exporem uma rede de lavagem de dinheiro, Koko e Malela foram condenados à morte

(dr) PPLAAF

Gradi Koko Lobanga (E) e Navy Malela (D).

Dois antigos auditores de um banco congolês denunciaram uma rede de lavagem de dinheiro que envolvia o ex-Presidente e o magnata israelita Dan Gertler. Agora, foram condenados à morte num julgamento do qual não tiveram conhecimento.

Gradi Koko Lobanga e Navy Malela são dois antigos auditores bancários que recentemente abdicaram do seu anonimato para divulgar que eram as fontes por trás de um relatório que revelou uma alegada rede de lavagem de dinheiro na República Democrática do Congo.

Poucos dias depois, agora exilados na Europa, descobriram que tinham sido sentenciados à morte pelo Supremo Tribunal em Kinshasa, acusados de “conspiração criminosa”. Koko e Malela descobriram a sua sentença através das redes sociais, apesar de nunca terem sido chamados a tribunal para se defenderem.



O relatório, que denunciava o alegado esquema de lavagem de dinheiro, foi publicado pela Plataforma para a Proteção de Denunciantes em África (PPLAAF, em inglês) e pela organização não-governamental Global Witness, criada para averiguar vínculos entre a exploração de recursos naturais e conflitos, pobreza, corrupção e abusos de direitos humanos a nível mundial.

A rede foi alegadamente montada pelo magnata israelita Dan Gertler e era usada para ocultar o movimento de milhões de dólares, ajudar a contornar as sanções norte-americanas e adquirir novos ativos de mineração no Congo, escreve a VICE.

A República Democrática do Congo é uma das nações mais ricas em minerais de África, ostentando um excesso estimado de 24 biliões de dólares em riquezas naturais inexploradas.

O pequeno banco Afriland First Bank DRC, onde Koko e Malela trabalhavam, estava alegadamente no centro da rede de lavagem de dinheiro.

Os dois auditores nem tiveram conhecimento de que haveria um julgamento.

“Em vez disso, foram os representantes da Afriland e de Dan Gertler que informaram os jornalistas numa conferência de imprensa sobre uma sentença proferida 5 meses antes. E no dia seguinte à conferência de imprensa, a cópia do veredito, que nem Malela nem Koko ou o seu advogado tinham visto, foi publicada online por um meio de comunicação congolês e depois compartilhada nas redes sociais.

Foi assim que os dois descobriram o veredito pela primeira vez. Eles não sabiam da audiência”, conta uma representante da Human Rights Watch, uma ONG que defende os direitos humanos.

Os documentos divulgados por Koko e Malela mostram que a alegada “relação próxima” entre Dan Gertler e o antigo Presidente congolês Joseph Kabila ajudou o israelita a esconder os seus interesses “por trás de uma nova rede de empresas de fachada congolesas e contas bancárias proxy”.

Os advogados que representam Gertler negaram veementemente todas as alegações de irregularidades e dizem que alguns dos documentos bancários fornecidos no relatório foram “falsificados”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Africanismo no seu melhor! O capitalismo, como todas as criações humanas, deve regulado e ter instituições fortes que o controlem, porque todas outras alternativas, falharam estrondosamente, não conduziram nenhuma comunidade humana a uma sociedade do bem-estar! Muito pelo contrário firam alavancas para a opressão, retrocesso civilizacional e obscurantismo.

      • Por acaso está muito boa. O Estado não, os bandidos que são lá colocados como nossos representantes capturam tudo o que dá guito e depois o capitalismo é culpado. Nos paises europeus imaginem agora nos africanos. Os chineses é que se estão a safar à brava

  1. Africanismo no seu melhor! O capitalismo, como todas as criações humanas, deve regulado e ter instituições fortes que o controlem, porque todas outras alternativas, falharam estrondosamente, não conduziram nenhuma comunidade humana a uma sociedade do bem-estar! Muito pelo contrário firam alavancas para a opressão, retrocesso civilizacional e obscurantismo.

  2. Se na Europa é o que sabemos com encobrimentos, então em África é uma maravilha, condenam-se os denunciantes de uma fraude e como ela é grossa vai-se logo para a pena de morte; desta forma África nunca passará da cepa-torta!

  3. O Capitalismo so veio acelerar o progresso das sociedades e transformacao meio onde vivem e processos de transformacao da sua sobrevivencia.
    Todo conforto e bem-estar e boas condicoes de vida foi gracas ao capitalismo e sempre sera.
    Sera bom dizer que capitalismo mal usado e ferramenta de ganancia, de poder, mais igoismo e mais super egos.
    Muitos vivem acumular riqueza vida toda, isto e sao escravos do dinheiro, ganancia desmesurada que termina muito mal…. morrem nem sabem para quem deixar….
    Muitos politicos e pessoal de muitas empresas, desviam dinheiro de um bem comum a toda a sociedade para si, gerando injusticas e desiquilibrios na sociedes, essas sociedades avanssem mais lentamento, e pessoas sentem a impunidade do corrupto e muitas vezes tambem comecam a fazer o mesmo quando estados dao pessimo exemplo.
    Capitalismo nao e todo igual, chines tem poder do governo e ajuda paises africanos mas em contrapartidas ficam com contratos de exploracao de recursos num periodo de pelo menos 20 a 50 anos, depende do pais.
    O capitismo americano veio acelerar o progresso na china pos guerra e europeus vieram a seguir levando milhares empresas para china… desenvolvimento da china e produto a milhoes e milhoes de dolares euros, em investimentos massivos durante mais 40 anos….hoje china esta numa potencia e sobe usar esse dinheiro para proveito proprio…
    Russia grande pais oligocrata, defende o seu capital e e sistema fechado que tem vindo a abrir-se a europeus e americanos… e bom mercado mas governo russo tem poder mas nem todo…joga numa roleta de poder onde capital e que manda… sistema nao e seguro, muito investiram la e desapareceram ou foram mortos….
    Malasia, com seu mercado livre enriqueceu muita gente, mas deixando rasto de pobreza….
    Americans eram e tinham e teem grandes empresas mas muitas deslocaram para china deixando rasto de desemprego e destabilidade social enorme….
    Europeus andam pouco atordoados com fantasmas do passado… porque outros povos ficam desconfiados…
    Paises com grandes quantidades de recursos naturais e nao se traduzem em riqueza ou melhorias para suas populacoes, porque riqueza fica em poucos.
    Maior riqueza e maior recurso de uma sociedade ou pais sao as pessoas com suas ideias e seu poder de aprender mais para transformar, claro que o pais ganha e elas tambem….
    Capitalismo e importante em qualquer sociedade para acelerar processos e melhorar suas vidas mas as pessoas e que teem a decisao e poder de entender a sua forma de aplicar para bem comum ou para sua gancia propria.

RESPONDER

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …