Kodak relança a Super 8: uma câmara digital que filma em rolo

A lendária Kodak Super 8 mereceu novamente a atenção da Kodak, que vai vencer uma reedição no Outono.

Hoje em dia já não é assim, mas a Kodak já foi em tempos um dos grandes nomes da indústria cinematográfica no que toca aos equipamentos.

Uma das principais estrelas era a Super 8, uma câmara utilizada  durante décadas por realizadores como Steven Spielberg e J. J. Abrams.

Em pleno 2016, este equipamento mereceu novamente a atenção da Kodak, que vai vencer uma reedição no Outono.

Graças a um trabalho realizado em conjunto com o designer industrial Yves Behar, a empresa nova-iorquina desenvolveu um protótipo da lendária Super 8 – que foi descontinuada em 1982 –, combinando os elementos característicos com algumas funcionalidades mais atuais.

Esse é o caso de um ecrã de 3,5 polegadas e um microfone integrado.

Com uma velocidade de gravação de 9, 12, 18, 24 ou 25 frames por segundo e foco manual, estas especificações não são de topo para os dias de hoje, mas mostram aquilo com que se trabalhava há uns anos no mundo do cinema.

Esta edição limitada da Super 8, apresentada esta semana na CES, vem também com uma entrada USB e slot microSD, elementos que certamente não existiam há umas décadas e que tornam tudo muito mais simples.

O preço estará entre os 400 e os 750 dólares, e caso pretendas ser mesmo vintage, podes também comprar e utilizar rolos de filmagem por um preço compreendido entre os 50 e os 75 dólares.

Para obter acesso às imagens, a Kodak responsabiliza-se por todo o processo de digitalização.

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …