A KLM vai passar a “voar” de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio de alta velocidade.

A companhia, que tem desenvolvido vários projecos para afirmar-se como ambientalmente sustentável – incluindo o apoio ao avião em forma de V, um projecto que procura voar com menos combustível –, tem atualmente cinco voos diários entre as capitais belga e holandesa e a garantia é a de que, a partir de março, haverá menos um, passando um comboio Thalis a prever capacidade e serviços para acolher os passageiros da KLM. A empresa promete que o serviço a bordo será o mesmo que no avião.

É, de acordo com o jornal Público, mais um passo na prossecução de um objectivo que a companhia, parte do grupo Air France, já tinha divulgado nos seus planos a médio e longo prazo: a redução de voos considerados muito curtos entre algumas cidades, desde que estes possam ser substituídos por viagens igualmente rápidas e confortáveis de comboio, indicavam.

O plano integra a KLM, a Thalys e a NS, a companhia ferroviária. “O plano intermodal de transportes envolvendo comboios e aviões continua a ser um tema complexo e desafiador”, comenta Pieter Elbers, presidente da KLM, em comunicado. “A velocidade é a chave, não só em termos do comboio, mas também do processo de transfer no aeroporto”, sublinha, garantindo que a empresa quer “atingir o máximo progresso nas duas áreas”.

A primeira substituição de voo por comboio é “uma boa forma de ganhar experiência com os serviços Air&Rail”, refere. Os clientes podem comprar o “voo sobre carris” no site da KLM, a transferência de bagagem é assegurada e haverá um check-in específico no aeroporto de Schiphol para estes passageiros.

A empresa admite que as restrições de slots no aeroporto de Schiphol também têm influência na busca de alternativas, mas que acima de tudo o projecto se insere num já antigo lema, Fly Responsibly, voar responsavelmente, um plano global que inclui todas as iniciativas da empresa para um futuro mais sustentável da aviação e que tem como pilar fundamental a redução de emissões de CO2 (e a sua compensação pela companhia e passageiros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Catarina Mendes vai ser líder parlamentar do PS e José Luís Carneiro secretário-geral adjunto

António Costa está a reorganizar o partido antes de escolher o Governo. Ana Catarina Mendes é a nova líder parlamentar e José Luís Carneiro é o novo secretário-geral adjunto. Ana Catarina Mendes assumiu, desde dezembro de …

Booker Prize distingue duas autoras pela primeira vez em 30 anos

A canadiana Margaret Atwood e a britânica Bernardine Evaristo venceram esta segunda-feira, em conjunto, o prémio Booker, o mais prestigiado prémio literário de língua inglesa, foi anunciado. Margaret Atwood, que é a quarta figura a conquistar …

Quanto mais fundo vivem os polvos, mais "verrugas" têm (mas não se sabe porquê)

Alguns polvos encontrados em algumas das partes mais profundas do Oceano Pacífico têm uma pele mais irregular (como se tivessem "verrugas") que os cientistas não conseguem explicar. Uma equipa de investigadores tentou perceber porque é que …

Tufão Hagibis. Número de mortos sobe para 67 no Japão

Pelo menos 67 pessoas morreram e 15 continuam desaparecidas no Japão após a passagem do tufão Hagibis, no sábado, de acordo um novo relatório divulgado pela televisão pública NHK. O último balanço, divulgado na segunda-feira, dava …

Ligações fluviais da Transtejo vão parar na tarde desta terça-feira

A empresa Transtejo, responsável por ligações fluviais no rio Tejo, anunciou que está prevista uma paralisação das carreiras, ao início da tarde desta terça-feira, devido a uma assembleia-geral de trabalhadores. Segundo a empresa, está prevista a …

Homens com namorada podem parecer mais atraentes (e a Evolução pode explicar porquê)

https://vimeo.com/366259786 A comunidade científica permanece dividida e tenta perceber se as mulheres realmente preferem um homem com namorada. Esta preferência já foi observada em algumas espécies de animais. Vários estudos — nomeadamente um publicado no ano passado …

A fusão de estrelas é a origem dos ímanes mais fortes do Universo

Simulações em computador mostraram que a fusão de duas estrelas cria fortes campos magnéticos. Se essas estrelas explodirem em supernovas, podem tornar-se magnetares. Investigadores da Universidade de Heidelberg, da Sociedade Max Planck, do Instituto de Estudos …

Cientistas descobriram como extrair oxigénio da poeira da Lua

Cientistas conseguiram extrair oxigénio do regolito lunar. A equipa demorou cerca de 50 horas para extrair 96% do oxigénio na amostra. A Lua é um lugar bastante inóspito para humanos. Ambiente seco, poeira e não há …

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …