A KLM vai passar a “voar” de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio de alta velocidade.

A companhia, que tem desenvolvido vários projecos para afirmar-se como ambientalmente sustentável – incluindo o apoio ao avião em forma de V, um projecto que procura voar com menos combustível –, tem atualmente cinco voos diários entre as capitais belga e holandesa e a garantia é a de que, a partir de março, haverá menos um, passando um comboio Thalis a prever capacidade e serviços para acolher os passageiros da KLM. A empresa promete que o serviço a bordo será o mesmo que no avião.

É, de acordo com o jornal Público, mais um passo na prossecução de um objectivo que a companhia, parte do grupo Air France, já tinha divulgado nos seus planos a médio e longo prazo: a redução de voos considerados muito curtos entre algumas cidades, desde que estes possam ser substituídos por viagens igualmente rápidas e confortáveis de comboio, indicavam.

O plano integra a KLM, a Thalys e a NS, a companhia ferroviária. “O plano intermodal de transportes envolvendo comboios e aviões continua a ser um tema complexo e desafiador”, comenta Pieter Elbers, presidente da KLM, em comunicado. “A velocidade é a chave, não só em termos do comboio, mas também do processo de transfer no aeroporto”, sublinha, garantindo que a empresa quer “atingir o máximo progresso nas duas áreas”.

A primeira substituição de voo por comboio é “uma boa forma de ganhar experiência com os serviços Air&Rail”, refere. Os clientes podem comprar o “voo sobre carris” no site da KLM, a transferência de bagagem é assegurada e haverá um check-in específico no aeroporto de Schiphol para estes passageiros.

A empresa admite que as restrições de slots no aeroporto de Schiphol também têm influência na busca de alternativas, mas que acima de tudo o projecto se insere num já antigo lema, Fly Responsibly, voar responsavelmente, um plano global que inclui todas as iniciativas da empresa para um futuro mais sustentável da aviação e que tem como pilar fundamental a redução de emissões de CO2 (e a sua compensação pela companhia e passageiros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …