/

Novo kit permite que tratores alternem entre o modo autónomo e manual

Embora os tratores autónomos possam ser adequados para alguns trabalhos, há situações em que a presença de um motorista humano ainda é necessária. É aí que entra o novo kit que permite que os tratores existentes sejam alternados entre o modo autónomo e manual.

Desenvolvido pela Blue White Robotics com sede em Tel Aviv, em Israel, o kit pode ser instalado em qualquer trator tradicional.

Juntamente com um módulo GPS, a configuração também incorpora unidades LiDAR e câmaras óticas para deteção e prevenção de obstáculos, um para-choques dianteiro sensível à pressão que faz com que o trator pare se bater em alguma coisa, e quatro interruptores de corte de emergência localizados na parte externa do chassis.

Através da utilização de um programa de computador, os utilizadores começam por escolher a área de operação do trator num mapa. Assim, o kit utiliza esses dados para configurar o seu sistema de geofencing, que evita que o veículo circule de forma descontrolada.

À medida que o trator se move pelos campos, o seu sistema de Inteligência Artificial permite que este identifique filas de trabalho e que mude a direção no final da execução de cada uma para que possa avançar para a próxima.

No entanto, o mais importante é que em situações em que a mão humana é necessária, é possível apertar um botão que faz com que o trator regresse ao controlo manual total.

O sistema já está a ser testado por “grandes produtores comerciais” em pomares e vinhas ao longo da costa oeste dos Estados Unidos, onde está a ser usado para tarefas como pulverização, corte e gradagem, diz o New Atlas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.