/

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

(dr) DPR

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspecciona a vila de Panmunjom

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, inspecionou um novo submarino, a ser destacado “em breve”, uma semana depois de Pyongyang ter advertido contra futuras manobras militares entre Seul e Washington, noticiou esta terça-feira a KCNA.

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, também conhecido como mar do Japão, indicou a agência de notícias estatal norte-coreana, sem avançar pormenores sobre o aparelho ou o local de inspeção.

A informação surge uma semana depois de Pyongyang ter advertido os Estados Unidos de que os exercícios militares planeados por Washington com Seul, no próximo mês, “violariam compromissos bilaterais” e afetariam o diálogo sobre o desarmamento na península coreana”.

O líder supremo ficou a conhecer todos os pormenores sobre os dados operacionais e táticos e sobre o sistema de armas de combate” do submarino, acrescentou a agência. O armamento do submarino não foi revelado publicamente.

“A capacidade operacional de um submarino é um componente importante na defesa nacional do nosso país, limitado a leste e oeste por mar”, justificou o líder norte-coreano, citado pelo The Guardian.

Ankit Panda, membro sénior da Federação Americana de Cientistas, diz que este é um submarino muito maior do que aquele que se conhecia de 2014. Além disso, explica que esta “é a primeira vez desde fevereiro de 2018 que Kim Jong-un inspeciona um sistema militar claramente projetado para transportar armas nucleares”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.