/

Vídeo revela funcionários sauditas a carregar alegados restos mortais de Khashoggi em sacos

Ali Haider / EPA

A televisão turca A Haber divulgou este domingo um vídeo em que um grupo de funcionários sauditas carregam sacos pretos que, alegadamente, contêm as partes do corpo desmembrado do jornalista saudita Jamal Khashoggi, avançou esta segunda-feira a Al Jazeera.

Nas imagens, que foram gravadas em 2 de outubro por uma câmara de segurança, é possível ver um grupo de homens chega à residência do cônsul saudita em Istambul, Mohamed Alotaibi, localizado a centenas de quilómetros do alegado local do crime, por volta das 9:00 da noite (hora local), que descarregam depois uma série de sacos pretos.

De acordo com a Agência France Presse, três homens que transportam cinco malas e dois sacos grandes e escuros.

Citando fontes turcas, a A-Haber garante que dentro dos sacos e das malas está o corpo desmembrado de Jamal Khashoggi, morto no passado mês de outubro. Até à manhã desta segunda-feira, as autoridades turcas não fizeram comentários sobre as imagens.

A emissora A-Haber relata ainda que as malas e os sacos que se podem ver nas imagens de video-vigilância foram levados para um mini bus, que estava inicialmente parado em frente ao consulado e depois entrou numa garagem da casa do cônsul.

De acordo com Sinem Koseoglu, correspondente dos média do Catar na capital da Turquia, escreve a Russia Today, o vídeo foi revelado por Ferhat Unlu, jornalista da unidade de investigação do jornal Daily Sabah, e posteriormente exibido no canal turco Al Haber.

O jornalista turco recordou que Riade não permitiu que as autoridades locais analisassem e registassem adequadamente o poço da casa Alotaibi, dentro do qual encontraram restos de ácido fluorídrico e outras substâncias químicas. Por essa mesma razão, acredita Kaseoglu, “as novas imagens mudaram o curso da investigação”.

Em igual sentido, o diretor executivo do Centro Árabe de Washington, Khalil Jahshan, considerou que a divulgação do vídeo é “muito significativa”, embora – ressalta – ainda resta a grande questão: saber onde está o corpo do jornalista.

Jamal Khashoggi, colunista saudita do The Washington Post e voz crítica do regime saudita, terá sido torturado e morto por agentes sauditas a 2 de outubro, depois de entrar no Consulado da Arábia em Istambul, Turquia.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.