Vídeo revela funcionários sauditas a carregar alegados restos mortais de Khashoggi em sacos

Ali Haider / EPA

A televisão turca A Haber divulgou este domingo um vídeo em que um grupo de funcionários sauditas carregam sacos pretos que, alegadamente, contêm as partes do corpo desmembrado do jornalista saudita Jamal Khashoggi, avançou esta segunda-feira a Al Jazeera.

Nas imagens, que foram gravadas em 2 de outubro por uma câmara de segurança, é possível ver um grupo de homens chega à residência do cônsul saudita em Istambul, Mohamed Alotaibi, localizado a centenas de quilómetros do alegado local do crime, por volta das 9:00 da noite (hora local), que descarregam depois uma série de sacos pretos.

De acordo com a Agência France Presse, três homens que transportam cinco malas e dois sacos grandes e escuros.

Citando fontes turcas, a A-Haber garante que dentro dos sacos e das malas está o corpo desmembrado de Jamal Khashoggi, morto no passado mês de outubro. Até à manhã desta segunda-feira, as autoridades turcas não fizeram comentários sobre as imagens.

A emissora A-Haber relata ainda que as malas e os sacos que se podem ver nas imagens de video-vigilância foram levados para um mini bus, que estava inicialmente parado em frente ao consulado e depois entrou numa garagem da casa do cônsul.

De acordo com Sinem Koseoglu, correspondente dos média do Catar na capital da Turquia, escreve a Russia Today, o vídeo foi revelado por Ferhat Unlu, jornalista da unidade de investigação do jornal Daily Sabah, e posteriormente exibido no canal turco Al Haber.

O jornalista turco recordou que Riade não permitiu que as autoridades locais analisassem e registassem adequadamente o poço da casa Alotaibi, dentro do qual encontraram restos de ácido fluorídrico e outras substâncias químicas. Por essa mesma razão, acredita Kaseoglu, “as novas imagens mudaram o curso da investigação”.

Em igual sentido, o diretor executivo do Centro Árabe de Washington, Khalil Jahshan, considerou que a divulgação do vídeo é “muito significativa”, embora – ressalta – ainda resta a grande questão: saber onde está o corpo do jornalista.

Jamal Khashoggi, colunista saudita do The Washington Post e voz crítica do regime saudita, terá sido torturado e morto por agentes sauditas a 2 de outubro, depois de entrar no Consulado da Arábia em Istambul, Turquia.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …