Kamila Valieva tremeu. A “estrela” de 15 anos caiu duas vezes e ficou fora do pódio olímpico

Fazry Ismail / EPA

A patinadora russa de 15 anos, Kamila Valieva.

A patinadora russa de 15 anos, Kamila Valieva.

Ouro segue para a Rússia, mas não para Kamila Valieva. A patinadora não aguentou a pressão e houve clima tenso no final.

Kamila Valieva, centro de quase todas as atenções na patinagem artística nos Jogos Olímpicos de Inverno, não aguentou a pressão e ficou fora do pódio, na final do programa livre.

A jovem russa de 15 anos destacou-se em Pequim por dois motivos: foi a primeira patinadora a conseguir um salto quádruplo nos Jogos Olímpicos (ganhou a medalha de ouro por equipas, na semana passada) e apresentou um teste anti-doping positivo.

O teste foi realizado em Dezembro mas o resultado só chegou durante os Jogos Olímpicos. A substância proibida, trimetazidina, foi ingerida por engano, segundo a atleta: foi uma confusão causada por um medicamento que o seu avô está a tomar.

Como ainda tem 15 anos, é uma “pessoa protegida” e por isso não pode ser legalmente acusada. O Tribunal Arbitral do Desporto autorizou a sua permanência em Pequim.

Na terça-feira, Kamila Valieva voltou ao gelo e ficou no primeiro lugar do programa curto feminino.

Ficou obviamente apurada para o programa livre mas, desta vez, tremeu. Na final realizada nesta quinta-feira, Kamila desequilibrou-se logo no início do Bolero, de Maurice Ravel, e depois caiu duas vezes. Nem parecia a mesma.

A russa liderava a prova mas caiu para o quarto lugar final. Conseguiu 141.93 pontos no programa livre, sendo apenas a quinta melhor nesta modalidade. No total chegou aos 224.09 pontos.

A medalha de ouro segue, mesmo assim, para a Rússia: Anna Shcherbakova totalizou 255.95 pontos.

Shcherbakova, campeã mundial no ano passado, curiosamente não foi a melhor, nem no programa curto, nem no programa livre. Mas o segundo lugar em ambas as provas foi suficiente para ser campeã olímpica – mas nem festejou, por respeito a Valieva.

A também russa Alexandra Trusova ficará com a prata e a japonesa Kaori Sakamoto consegue a medalha de bronze.

Assim, a entrega de medalhas vai mesmo acontecer – seria suspensa caso Kamila ficasse entre as três primeiras, porque o seu caso ainda não está encerrado.

Nos minutos seguintes à final, além de um choro incessante de Kamila Valieva, foi visível uma reacção clara de irritação e de tristeza por parte de Alexandra Trusova.

A vice-campeã olímpica, que prolongou a sua reacção quase furiosa, estaria insatisfeita com a pressão à volta da sua compatriota, que terá sido fundamental para o surpreendente quarto lugar da campeã europeia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.