“A minha égua não vê televisão”: justificações insólitas nos Jogos Olímpicos

Vêm aí os Jogos Olímpicos, desta vez em Tóquio. Boa altura para recordar frases ditas em Pequim, que ficaram para a memória.

Não é “mais uma” edição dos Jogos Olímpicos. Condicionada pelo que sabemos, esta prova prevista para 2020 foi adiada para o ano seguinte (pela primeira vez na história), não vai ter adeptos e tem regras nunca vistas para os próprios atletas. Mas, em semana de cerimónia de abertura de Tóquio 2020, recordamos justificações que ficaram guardadas dos últimos Jogos Olímpicos realizados na Ásia: Pequim, em 2008.

Nos Jogos de Michael Phelps e Usain Bolt, só vieram duas medalhas para Portugal. Mas, em termos de pódio, foi a melhor participação lusa de sempre: prata para Vanessa Fernandes e ouro para Nélson Évora – que se tornou somente no quarto português campeão olímpico, depois de Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro (os quatro ligados ao atletismo).

Telma Monteiro e Naide Gomes protagonizaram duas das desilusões mas todos os fracassos têm justificações. Nem que essas justificações sejam…particulares.

Recordamos neste artigo frases de atletas portugueses que participaram nos Jogos Olímpicos na China, há 13 anos. Algumas palavras foram adequadas para se perceber o contexto da altura; outras estão retiradas do contexto da altura mas foram ditas exatamente assim, ficando registadas em áudio/vídeo ou sendo transcritas assim.

“A minha égua não está habituada a ver ecrãs televisivos.”
– Miguel Ralão / equitação

“Andamos a gastar o dinheiro dos contribuintes.”
– Gustavo Lima / vela

“As outras são mais fortes, é melhor não participar.”
– Jéssica Augusto / atletismo

“Conseguimos um apuramento difícil!” (em dezassete, apuravam-se quinze)
– Beatriz Gomes, Helena Rodrigues / canoagem

“De manhã é para estar na caminha.”
– Marcos Fortes / atletismo

“Este género de competições não é para mim.”
– Vânia Silva / atletismo

“Foi bom levar esta tareiazinha.”
– Arnaldo Abrantes / atletismo

“Isto é como se fosse mais uma outra competição.”
– Marcos Fortes / atletismo

“Não consigo correr em estádios olímpicos.”
– Arnaldo Abrantes / atletismo

“O tempo não é importante.”
– marcha feminina

“Oitavo lugar é ouro!”
– Ana Cabecinhas / atletismo

“Os braços pesam muito a nadar!”
– natação

“Os outros são bons, mas não são fortes!”
– Marcos Fortes / atletismo

“Os outros usam doping!”
– João Pina / judo

“Para mim, o bronze é ouro!”
– Vanessa Fernandes / triatlo

“Para os outros, os jogos são uma brincadeira.”
– Vanessa Fernandes / triatlo

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …