Justiça travou transferências de 253 milhões de euros por suspeitas de lavagem de dinheiro

No ano passado, a Justiça detetou mais de 700 casos suspeitos de lavagem de dinheiro e suspendeu transferências bancárias e negócios no valor de 253 milhões de euros.

O Ministério Público detetou 253 milhões de euros suspeitos de lavagem de dinheiro. Segundo a edição desta terça-feira do Jornal de Notícias, em 2018, foram suspensas 765 transferências bancárias e negócios que a Justiça considerou duvidosos.

Os indícios denunciavam potenciais crimes de fraude fiscal, burlas, criminalidade informática e económico-financeira, tráfico de droga e até financiamento de terrorismo, adianta o diário.

O números revelados esta quinta-feira revelam um aumento exponencial em relação aos números registados no ano anterior. Em 2017, foram suspensas 206 transferências bancárias e negócios por suspeitas de lavagem de dinheiro, totalizando um montante de 15,79 milhões de euros.

Os alertas enviados pelo sistema financeiro à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária foram bem mais, totalizando 5.200 casos, dos quais os inspetores consideraram suspeitos 765, que foram enviados para o DCIAP.

Segundo o matutino, em muitos casos, estas transferências foram detetadas em Portugal, onde se abrem contas para tentar branquear dinheiro que tem como destino países não europeus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …