Justiça sul-coreana acusa oficialmente ex-Presidente Park

koreanet / Flickr

Park Geun-hye, a presidente da Coreia do Sul

Park Geun-hye, a presidente da Coreia do Sul

A Procuradoria sul-coreana acusou esta segunda-feira oficialmente a ex-Presidente Park Geun-hye e enviou o caso para tribunal penal por suspeitas de corrupção que poderão resultar numa condenação de entre 10 anos de cadeia e prisão perpétua.

A ex-chefe de Estado é acusada de suborno, abuso de poder, coação e divulgação de segredos oficiais, informou a agência Yonhap, citada pela Efe.

Park, que perdeu a sua imunidade presidencial após ser destituída a 10 de março, está em prisão preventiva há quase 20 dias pelo seu presumível papel na rede criada juntamente com a sua amiga Choi Soon-sil (conhecida como “Rasputina” pela sua proximidade com a ex-Presidente), que alegadamente extorquiu cerca de 70 milhões de dólares a grandes empresas.

O julgamento de Park deverá começar nas próximas semanas e poderá demorar até seis meses, durante os quais a ex-presidente ficará em prisão preventiva.

A procuradoria anunciou também ter acusado o presidente do Grupo Lotte, Shin Dong-bin, por supostamente dar à rede cerca de 7.000 milhões de wones (6,15 milhões de dólares), e acrescentou que não acusará o presidente do Grupo SK, Chey Tae-won, que supostamente se recusou a colaborar com o esquema.

O caso da “Rasputina” manchou os “Chaebol” (os grandes grupos empresariais sul-coreanos), entre os quais o maior do país, Samsung, cujo presidente, Lee Jae-yong, foi detido em fevereiro e está a ser julgado.

A acusação formal da ex-Presidente Park, que tem insistido na sua inocência em todos os interrogatórios, coincide com o início, também esta segunda-feira, da campanha eleitoral para as presidenciais antecipadas, que se celebram a 9 de maio.

A procuradoria decidiu acelerar a acusação para tentar que a notícia influencie o menos possível a campanha.

Park Geun-hye foi a primeira chefe de Estado que a Coreia do Sul destituiu em democracia e estas serão as primeiras eleições presidenciais antecipadas desde que a junta do general Chun Doo-hwan autorizou a realização de eleições democráticas, em dezembro de 1987.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …