Justiça russa congela contas da organização do opositor Alexei Navalny

Vladimir Varfolomeev / Flickr

Alexei Navalny numa marcha de apoio a presos políticos

A justiça russa congelou hoje as contas da organização e de colaboradores do principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, alvo de uma investigação por “lavagem de dinheiro” através de um fundo de luta contra corrupção.

“O tribunal ordenou o congelamento das contas do Fundo Anticorrupção e de alguns dos seus colaboradores”, anunciou o porta-voz da oposição, Kira Iarmych, no Twitter, acrescentando que as contas bancárias da equipa de Navalny também foram bloqueadas, embora nenhum deles “figure neste caso” judicial.

O Comité de Inquérito russo anunciou no sábado a abertura de um processo judicial por “lavagem de dinheiro” contra a organização de Alexei Navalny, acusado de receber ilegalmente cerca de mil milhões de rublos (13,6 milhões de euros). Também as casas de vários colaboradores de Navalny foram hoje alvo de buscas.

O fundo de luta contra corrupção, gerido por Navalny, está na origem de vários inquéritos sobre a vida faustosa e a corrupção de membros da elite russa.

Ignorado pelos meios de comunicação social públicos, Navalny é muito comentado nas redes sociais, onde as suas publicações contabilizam sempre muitas partilhas. Uma das publicações, que acusa o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, de estar à frente de um império imobiliário, totalizou 31,5 milhões de visualizações no YouTube.

Na sua última investigação, divulgada na semana passada, a organização de Navalny acusa a vice-presidente da câmara de Moscovo, Natalia Sergounina, de desviar milhões de rublos de dinheiro público da administração do parque imobiliário da cidade.

O caso surge numa altura em que as autoridades russas enfrentam um dos maiores movimentos de protesto desde o regresso de Vladimir Putin ao Kremlin, em 2012.

Duas manifestações não autorizadas para exigir eleições livres em Moscovo levaram a 1.400 detenções num caso e 1.000 noutro. Quase todas as figuras da oposição foram condenadas a penas de prisão curtas por terem apelado a manifestações.

Alexei Navalny também está a cumprir uma pena de 30 dias de prisão, tendo sido hospitalizado no final de julho por uma “reação alérgica grave” que o seu advogado acusou de ser envenenamento.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …