Justiça portuguesa também investiga Isabel dos Santos (e o pai ameaça contra-atacar)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal também abriu um inquérito a Isabel dos Santos e aos seus investimentos em Portugal, investigando suspeitas de branqueamento de capitais. Uma notícia que surge numa altura em que José Eduardo dos Santos, o pai da empresária e ex-presidente de Angola, admite fazer revelações sobre a fortuna de actuais governantes do país.

Depois de o Procurador Geral de Angola (PGR) ter vindo a Portugal, pedir ajuda para localizar a fortuna de ex-governantes angolanos no nosso país, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) resolveu abrir um inquérito a Isabel dos Santos, segundo o que apurou o Sol.

O semanário refere que foi constituída uma “task force de magistrados” que será liderada pelo procurador Rosário Teixeira, o mesmo que esteve à frente da investigação da Operação Marquês, para analisar os investimentos feitos por Isabel dos Santos em Portugal. O DCIAP “vai passar a pente fino” os negócios da empresária no nosso país, bem como as informações da Procuradoria-Geral de Angola e a documentação dos “Luanda Leaks” que foi divulgada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas e obtida pelo hacker Rui Pinto.

O Sol realça que “a carta rogatória entregue há duas semanas pelo PGR angolano foi incluída no inquérito, o que dá margem às autoridades para uma ampla actuação”.

O foco da investigação da justiça portuguesa serão movimentações financeiras em diversos bancos, nomeadamente no EuroBic, e que poderão indiciar crimes de branqueamento de capitais. O Sol nota que estarão em causa, especialmente, transferências de 73 milhões de dólares de uma conta da Sonangol no EuroBic que foram feitas por ordem do então director do Private Banking do banco e gestor de conta de Isabel dos Santos, Nuno Ribeiro da Cunha, que foi encontrado morto no final de Janeiro.

José Eduardo dos Santos ameaça fazer revelações

Entretanto, começa a especular-se que o próprio José Eduardo dos Santos pode vir a ser investigado pela justiça angolana. É João Lourenço quem o admite numa entrevista à Deutche Welle, garantindo que não vai proteger governantes, nem outras figuras da sociedade angolana, que estejam envolvidos em suspeitas.

As declarações de João Lourenço caíram mal a José Eduardo dos Santos que terá ameaçado divulgar a forma como actuais dirigentes angolanos enriqueceram durante a sua presidência.

“Só não abriu a boca porque o general “Kopelipa”, ex-chefe da Casa Civil, foi a correr a Barcelona pedir-lhe que se mantivesse calado, prestando um bom serviço ao país”, aponta uma fonte próxima de José Eduardo dos Santos ao Expresso.

Isto acontece quando o Expresso noticia que o actual chefe de gabinete do Presidente de Angola recebeu mais de 15 milhões de euros quando foi ministro de Estado e chefe da Casa Civil de José Eduardo dos Santos. O semanário dá conta de transferências suspeitas para contas de Edeltrudes Costa no BAI — Banco Angolano de Investimentos que terá uma fortuna pessoal avaliada em 20 milhões de euros.

Algum do dinheiro de Edeltrudes Costa estará investido em Portugal, nomeadamente em imóveis.

Espera-se que José Eduardo dos Santos volte a Angola em Março, aquando da abertura do ano judicial no país. E há muita gente a torcer por uma “solução política”, esperando que João Lourenço e José Eduardo dos Santos cheguem a um qualquer entendimento que permita a “redenção” de Isabel dos Santos, com a devolução do dinheiro que o Governo angolano alega que desviou.

João Lourenço já disse que não vai negociar com a empresária. Se a intransigência se mantiver, pode ser o princípio de um grande terramoto em Angola, com repercussões imprevisíveis.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Deixem de paleios e devolvam os mil milhões que roubaram ao povo angola que está na miséria e fome. Um país com grande extensão 14 vezes maior que portugal podia o povo estar bem, porque angola é rica, mas há muitos corruptos e ladrões do povo que coloca o povo na miséria e fome.. Angola é linda, fisicamente mas é pobre porque alguns roubam o povo… O povo deve-se manifestar em massa porque angola tem tudo para o povo ser feliz…
    Eu amo angola.

  2. O que é que o MP de Pottugal tem a haver com Angola? Que vao as empresas Portuguesas buscar o dinhieiro que Isabel la investiu e po las de pé, e deu emprego a muita gente. É isso que o MP vai investigar? Então por 1 unica vez que o MP seja minimamente honesto e tire 800.000 à Galp, mais à C. Amorim, NOS, Efacec, etc e devolvam o dinheiro a Angola e deixem Isabel em Paz!

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …