Justiça portuguesa também investiga Isabel dos Santos (e o pai ameaça contra-atacar)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal também abriu um inquérito a Isabel dos Santos e aos seus investimentos em Portugal, investigando suspeitas de branqueamento de capitais. Uma notícia que surge numa altura em que José Eduardo dos Santos, o pai da empresária e ex-presidente de Angola, admite fazer revelações sobre a fortuna de actuais governantes do país.

Depois de o Procurador Geral de Angola (PGR) ter vindo a Portugal, pedir ajuda para localizar a fortuna de ex-governantes angolanos no nosso país, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) resolveu abrir um inquérito a Isabel dos Santos, segundo o que apurou o Sol.

O semanário refere que foi constituída uma “task force de magistrados” que será liderada pelo procurador Rosário Teixeira, o mesmo que esteve à frente da investigação da Operação Marquês, para analisar os investimentos feitos por Isabel dos Santos em Portugal. O DCIAP “vai passar a pente fino” os negócios da empresária no nosso país, bem como as informações da Procuradoria-Geral de Angola e a documentação dos “Luanda Leaks” que foi divulgada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas e obtida pelo hacker Rui Pinto.

O Sol realça que “a carta rogatória entregue há duas semanas pelo PGR angolano foi incluída no inquérito, o que dá margem às autoridades para uma ampla actuação”.

O foco da investigação da justiça portuguesa serão movimentações financeiras em diversos bancos, nomeadamente no EuroBic, e que poderão indiciar crimes de branqueamento de capitais. O Sol nota que estarão em causa, especialmente, transferências de 73 milhões de dólares de uma conta da Sonangol no EuroBic que foram feitas por ordem do então director do Private Banking do banco e gestor de conta de Isabel dos Santos, Nuno Ribeiro da Cunha, que foi encontrado morto no final de Janeiro.

José Eduardo dos Santos ameaça fazer revelações

Entretanto, começa a especular-se que o próprio José Eduardo dos Santos pode vir a ser investigado pela justiça angolana. É João Lourenço quem o admite numa entrevista à Deutche Welle, garantindo que não vai proteger governantes, nem outras figuras da sociedade angolana, que estejam envolvidos em suspeitas.

As declarações de João Lourenço caíram mal a José Eduardo dos Santos que terá ameaçado divulgar a forma como actuais dirigentes angolanos enriqueceram durante a sua presidência.

“Só não abriu a boca porque o general “Kopelipa”, ex-chefe da Casa Civil, foi a correr a Barcelona pedir-lhe que se mantivesse calado, prestando um bom serviço ao país”, aponta uma fonte próxima de José Eduardo dos Santos ao Expresso.

Isto acontece quando o Expresso noticia que o actual chefe de gabinete do Presidente de Angola recebeu mais de 15 milhões de euros quando foi ministro de Estado e chefe da Casa Civil de José Eduardo dos Santos. O semanário dá conta de transferências suspeitas para contas de Edeltrudes Costa no BAI — Banco Angolano de Investimentos que terá uma fortuna pessoal avaliada em 20 milhões de euros.

Algum do dinheiro de Edeltrudes Costa estará investido em Portugal, nomeadamente em imóveis.

Espera-se que José Eduardo dos Santos volte a Angola em Março, aquando da abertura do ano judicial no país. E há muita gente a torcer por uma “solução política”, esperando que João Lourenço e José Eduardo dos Santos cheguem a um qualquer entendimento que permita a “redenção” de Isabel dos Santos, com a devolução do dinheiro que o Governo angolano alega que desviou.

João Lourenço já disse que não vai negociar com a empresária. Se a intransigência se mantiver, pode ser o princípio de um grande terramoto em Angola, com repercussões imprevisíveis.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Deixem de paleios e devolvam os mil milhões que roubaram ao povo angola que está na miséria e fome. Um país com grande extensão 14 vezes maior que portugal podia o povo estar bem, porque angola é rica, mas há muitos corruptos e ladrões do povo que coloca o povo na miséria e fome.. Angola é linda, fisicamente mas é pobre porque alguns roubam o povo… O povo deve-se manifestar em massa porque angola tem tudo para o povo ser feliz…
    Eu amo angola.

  2. O que é que o MP de Pottugal tem a haver com Angola? Que vao as empresas Portuguesas buscar o dinhieiro que Isabel la investiu e po las de pé, e deu emprego a muita gente. É isso que o MP vai investigar? Então por 1 unica vez que o MP seja minimamente honesto e tire 800.000 à Galp, mais à C. Amorim, NOS, Efacec, etc e devolvam o dinheiro a Angola e deixem Isabel em Paz!

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …