Angola pediu ajuda a Portugal para “apanhar” fortunas de ex-governantes

Mário Cruz / Lusa

A Procuradoria Geral da República (PGR) de Angola solicitou à justiça portuguesa o apoio para localizar bens, investimentos e contas bancárias que ex-governantes do país têm em Portugal. Um pedido de cooperação que surge no rescaldo do caso “Luanda Leaks” que envolve Isabel dos Santos.

O pedido da PGR angolana terá sido feito no passado dia 23 de Janeiro, aquando da reunião entre o Procurador Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, e a sua homóloga portuguesa, Lucília Gago, como apurou o Jornal Económico junto de fonte judicial.

Nesse encontro, terá estado presente também a directora do Serviço de Recuperação de Activos (SRA) da PGR de Angola, Eduarda Rodrigues, que terá levado documentos relativos a vários processos-crime que envolvem angolanos e suspeitas do desvio de fundos públicos do país.

Entre os nomes que surgem nesses processos estão figuras como o general Higino Carneiro, os ex-ministros Manuel Rabalas e Joaquim Sebastião, e o ex-director do Instituto Nacional de Estradas de Angola, entre outros políticos, militares e empresários.

O alvo da PGR de Angola são imóveis de luxo e outros investimentos imobiliários, bem como contas bancárias que alguns ex-governantes angolanos têm em Portugal.

Em Janeiro passado, quando esteve em Portugal, Pitta Grós assumiu perante os jornalistas que veio pedir ajuda para “muita coisa”, mas não fez mais esclarecimentos sobre o assunto. O encontro com Lucília Gago surgiu no rescaldo dos “Luanda Leaks” que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos em suspeitas de desvio de fundos públicos, nomeadamente da petrolífera estatal de Angola, a Sonangol.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …