“Ataque contra a imprensa livre.” Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

gageskidmore / Flickr

Glenn Greenwald

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por “auxiliar, orientar e incentivar” um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos procuradores da operação Lava Jato.

O Ministério Público Federal informou, em comunicado, que o jornalista Glenn Greenwald, cofundador do portal The Intercept Brasil, foi denunciado juntamente com outras seis pessoas por crimes vinculados à “invasão de telemóveis de autoridades brasileiras”, num caso que veio à tona em meados de 2019.

Segundo o Público, os acusados são suspeitos ainda de integrarem uma organização criminosa, de prática de branqueamento de capitais e de interseções telefónicas. “O jornalista Glenn Greenwald também foi denunciado, embora não investigado nem indiciado. Para o MPF, ficou comprovado que ele auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões.”

As mensagens publicadas pelo The Intercept Brasil, que puseram em causa o distanciamento e imparcialidade de Sergio Moro, sugeriam que o juiz interferiu no curso das investigações.

De acordo com o The New York Times, Greenwald é acusado de fazer parte de uma “organização criminosa” que invadiu os telemóveis de vários procuradores e outras autoridades públicas no ano passado.

O jornalista norte-americano já reagiu no Twitter, dizendo que as acusações são “uma tentativa óbvia de atacar a imprensa livre em retaliação pelas revelações que foram divulgadas sobre Moro e o Governo Bolsonaro”.

Não seremos intimidados por estas tentativas tiranas de silenciar jornalistas. Estou a trabalhar agora em novas histórias e relatórios e continuarei a fazer o meu trabalho jornalístico. Muitos brasileiros sacrificaram a sua liberdade e até a sua vida pela democracia brasileira e sinto a obrigação de continuar esse trabalho”, acrescenta.

Na mesma rede social, Greenwald publicou um vídeo acusa vários membros do governo de Jair Bolsonaro, e o próprio Presidente, de “não acreditarem numa imprensa livre” ou na democracia, e de defenderem a ditadura militar. Sobre Moro, o jornalista diz que este está a abusar do seu poder para “castigar os inimigos políticos do Governo”.

Além disso, adianta que a polícia investigou há vários meses as fontes do trabalho do The Intercept Brasil e concluiu que os jornalistas não cometeram nenhum tipo de crime e que a investigação é legítima.

Contudo, na denúncia, os procuradores afirmam que o The Intercept Brasil fez mais do que apenas receber mensagens hackeadas e supervisionar a publicação das informações. Greenwald desempenhou um “papel claro na facilitação da prática de um crime”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Análise de conversar gravadas funciona para todos os lados. Foi descoberta uma gravação do referido Greenwald conversando com, e orientando os “Hackers”, mas acho que o Greenwald deve achar que essas gravações devam ser desconsideradas, só as que ele ajudou a fazer que devem ser levadas em conta. A reportagem deveria mencionar estas gravações. Greenwald só foi denunciado e não indiciado, porque o ministro do Supremo brasileiro o Sr Gilmar Mendes, de claro viés de esquerda e contrário ao governo e as prisões da lava jato, deu carta branca a esta pessoa, proibindo investigação sobre o mesmo. As gravações foram encontradas durante investigação de um dos Hackers.

RESPONDER

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …