Justiça tem buraco de 274 milhões de euros (e não há dinheiro para o resolver)

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca van Dunem

Há um buraco de, pelo menos, 274,5 milhões de euros nas contas da Justiça que se arrasta desde há uma década, devido a operações financeiras realizadas durante o Governo de Sócrates. E não há disponibilidade de verbas para o saldar.

Esta dívida reporta-se às contas do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), o órgão que gere os recursos da Justiça, cujo buraco financeiro se arrasta desde há cerca de 10 anos, apurou o Público.

O jornal revela que, actualmente, a dívida se situa nos 274,5 milhões de euros, depois de ter chegado a ser de mais de 326 milhões.

Este “buraco” deve-se ao “facto de o instituto ter usado em 2008 e 2009 dinheiro, que tinha sob a sua alçada e estava à guarda de processos judiciais, como se fossem receitas extraordinárias“, explica o Público.

O Ministério da Justiça confirma ao jornal que a dívida continua por saldar pelo facto de o IGFEJ “não dispor de disponibilidades financeiras para a sua regularização“. Em marcha está “uma estratégia de regularização progressiva” da dívida que não perturba o “cumprimento das suas responsabilidades perante os intervenientes processuais”, assegura ainda o Ministério.

A situação começou por ser apontada numa auditoria realizada em 2010, pelo Tribunal de Contas, detectando que “o IGFEJ tinha contabilizado 160 milhões de euros em 2008 e 166,1 milhões em 2009, dos chamados depósitos autónomos – rendas, cauções, pagamento de custas judiciais prováveis e outras quantias à guarda de um determinado processo judicial – como receitas extraordinárias”, frisa o Público.

Essas operações foram autorizadas durante o Governo de José Sócrates pelo então secretário de Estado adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, e pelo secretário de Estado adjunto e do Orçamento, Emanuel dos Santos. Os dois governantes autorizaram o uso das verbas para situações as despesas de funcionamento rotineiras do Ministério da Justiça e do Instituto.

A auditoria de 2010 concluiu que o procedimento poderia implicar “infracções financeiras sancionatórias”, por violar “vários princípios da contabilidade pública”, refere o Público. Todavia, não houve lugar a qualquer sanção e o “buraco” continua por resolver.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Estado = governos no seu melhor a dar o exemplo aos portugueses como devem gerir as finanças…
    Ainda há quem defenda o Socrates e os seus compinchas?? Tenham é VERGONHA e deixem de nos ter como ASNOS.

  2. “Violação de princípios da contabilidade pública”. Violação de leis e regras portanto. Julguem-se os culpados. Ainda não prescreveu.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …