Justiça brasileira impede Jair Bolsonaro de investigar o jornalista Glenn Greenwald

gageskidmore / Flickr

Glenn Greenwald

A Suprema Corte do Brasil deu uma vitória à liberdade de imprensa na quinta-feira, impedindo o Presidente Jair Bolsonaro de investigar o jornalista Glenn Greenwald e o Intercept por denunciarem comportamentos antiéticos e possivelmente ilegais do ministro da Justiça, Sergio Moro.

“A Constituição brasileira robustamente e expressamente protege exatamente o trabalho que estamos a fazer, e agradeço que o Supremo Tribunal Federal tenha aplicado essas garantias contra os atos repressivos e retaliatórios do Governo Bolsonaro contra nós”, disse Glenn Greenwald, citado pelo Raw Story.

E acrescentou: “Esse precedente crucial garante que não apenas nós, mas todos os jornalistas brasileiros, possamos fazer nosso trabalho mesmo na era de Bolsonaro, sem medo de retaliações oficiais do Estado”.

A decisão do ministro Gilmar Mendes surgiu depois que o Governo brasileiro de direita, e o próprio Jair Bolsonaro, ameaçaram Glenn Greenwald com uma investigação e prisão depois da publicação pelo Intercept Brazil de artigos sobre documentos e mensagens que detalhavam os esforços de Sergio Moro em prender ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e impedi-lo de vencer a eleição presidencial de 2018.

“Uma imprensa livre é um pilar de qualquer democracia, porque é uma das poucas ferramentas para iluminar os atos corruptos realizados no escuro pelos atores mais poderosos da sociedade”, afirmou Glenn Greenwald.

“É exatamente por isso que esses mesmos atores poderosos querem frequentemente punir os jornalistas por fazerem o seu trabalho, como o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o seu ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, têm ameaçado explicitamente em resposta às nossas denúncias”, referiu.

Trevor Timm, diretor executivo da Freedom of the Press (Fundação Liberdade de Imprensa, em tradução livre), indicou na quinta-feira que a opinião de Gilmar Mendes deve interromper qualquer investigação em curso por parte da administração Bolsonaro a Glenn Greenwald e ao Intercept, e impedir que sejam abertas novas.

“A decisão do ministro [Gilmar] Mendes é apenas preliminar, mas a corte completa pode levar meses ou anos para assumir o caso, então a sua decisão pode durar um tempo significativo”, escreveu Trevor Timm. “Esta é uma repreensão poderosa para aqueles do governo de Bolsonaro que gostariam de deixar de lado importantes direitos de liberdade de imprensa para todos os jornalistas”, frisou.

Na sua decisão, Gilmar Mendes escreveu que qualquer esforço do governo de Bolsonaro para investigar os jornalistas pelo seu trabalho “constituiria um ato inequívoco de censura”.

“O direito imediato de liberdade de expressão é o direito de obter, produzir e divulgar factos e notícias por qualquer meio”, declarou Gilmar Mendes. “O sigilo constitucional da fonte jornalística impossibilita que o Estado use medidas coercivas para restringir o desempenho profissional e impedir a forma de recepção e transmissão do que é trazido ao conhecimento público”, sublinhou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como toda moeda tem dois lados, estes mesmos “defensores” da liberdade da “imprensa” que divulga mensagens de fontes e veracidade questionáveis, censurou recentemente um revista digital porque divulgou um documento VERDADEIRO mas que não os agradava.

  2. O ministro mais corrupto do Brasil, Gilmar Mendes, defendendo esse gringo crápula, que se aliançou com Lula o maior larápio do Brasil. Um escroto que se utiliza de meios ilícitos para desgraçar nossa nação. Liberdade de imprensa tem que ter limites.

  3. O que fazem essa população de gafanhotos se não ganhar e ter direitos como senhores de grande poderes, intocáveis uma verdadeira máfia eternizada em tronos em que a ciência não possa ter nenhuma dúvidas de que se tratam de psicopatas muitos deles de alta periculosidade. QUEM? Obvio! Aqueles que se encontram na pirâmide do poder! Presidente, Ministros e Forças Armadas! Juntos dilacerando a Brasil futura nação berço do mundo!

  4. Engraçado no mundo inteiro os hakers são considerados criminosos quando divulgam dados pessoais e conversas pessoais e informais. Só a justiça brasileira e a venezuelana a cubana e a russa impedem a lei de ser exercida com atitudes ditatoriais. Já se percebeu que o bandido amigo íntimo de um grande bandido internacional deve também ser amigo da suprema corte brasileira….enfim sinais dos tempos. E triste que notícias destas sejam veiculadas em portugal será efeito da desbocada ex deputada europeia do PS?

  5. O Brasil tem um presidente de extrema direita que exalta as ditaduras Sul-americanas dos anos 60,70 e 80(Pinochert, Strossner) e principalmente à brasileira, além de que Bolsonaro tem como ídolo o torturador Coronel Ulstra, um dos chefes das torturas no período anti democrático.
    O julgamento do Lula foi imparcial e o juiz que comandou tal projeto é hoje ministro do governo que concorria com Lula.
    Viva á imprensa livre.
    Viva á democracia.

RESPONDER

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …