Justiça brasileira autoriza psicólogos a tratarem homossexuais como doentes

Aidan Crawley / EPA

Um juiz federal do Distrito Federal determinou que os psicólogos podem atender eventuais pacientes que procurem terapia para reorientação sexual.

A decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, com caráter liminar, atendeu a uma ação de três psicólogos que pediam a suspensão de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que estabelece como os profissionais desta área devem atuar perante casos que envolvam a orientação sexual de pacientes.

Em março de 1999, a Resolução nº 1 do CFP proibiu os psicólogos de exercerem qualquer tipo de tratamento contra homossexuais, bem como de colaborarem com eventos ou serviços que proponham o tratamento e a cura da homossexualidade.

Esta proibição baseou-se no entendimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a homossexualidade não é uma doença, um distúrbio, nem uma perversão.

Por isso, na avaliação deste Conselho, a forma como cada um vive a sua sexualidade faz parte da identidade de cada indivíduo, cabendo aos profissionais de psicologia única e exclusivamente contribuir para a superação do preconceito e discriminação.

Porém, na perspetiva dos autores desta ação, a iniciativa do CFP impede os psicólogos não só de atender eventuais pacientes que procurem ajuda para tentar reverter sentimentos ou comportamentos que lhes provoquem desconforto ou transtorno, como também de desenvolver estudos científicos sobre a possível reversibilidade das práticas homoeróticas, restringido a liberdade de investigação dos profissionais.

A partir das informações fornecidas por ambas as partes, o juiz acatou parcialmente o pedido dos críticos desta resolução. Sem suspender os efeitos gerais da regulamentação do Conselho, o magistrado determinou que deve ser facultado aos profissionais interessados a possibilidade de investigar o tema ou atender os pacientes que os procurem para a chamada “reorientação sexual”.

Na sua decisão, o juiz afirma que a resolução do CFP não é inconstitucional, embora possa, “se mal interpretada”, levar a equívocos, como a proibição à realização de estudos ou mesmo ao atendimento relacionado à orientação ou reorientação sexual.

Para o magistrado, em conformidade com o princípio constitucional que garante a liberdade científica, deve ser claro que os psicológicos estão aptos a estudar ou atender quem, voluntariamente, procurar orientação psicológica acerca de sua sexualidade.

“Resta evidenciada, pela interpretação da Resolução nº 1 do CFP, no sentido de proibir o aprofundamento dos estudos científicos relacionados à (re)orientação sexual, afetando, assim, a liberdade científica do país e, consequentemente, o seu património cultural, na medida em que impede e inviabiliza a investigação da sexualidade humana”, conclui.

Segundo o juiz, o impedimento afeta sobretudo os “eventuais interessados nesse tipo de assistência psicológica”.

O Conselho Federal de Psicologia já anunciou que vai recorrer da decisão e a onda de críticas não tardou a chegar às redes sociais, nas quais já foi partilhada a hashtag #HomofobiaÉDoenca e onde se agendam já várias manifestações.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tendo em conta que cerca de 50 por cento das pessoas que vao para psicologia,tem algum distúrbio e pensa que se aprender a tratar os outros,consegue resolver o seu problema,provavel que os gays ate os ajudem 😉

RESPONDER

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …