Juncker quer mudar código de ética por causa do caso Barroso

Zinneke / Wikimedia

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

O atual presidente da Comissão Europeia quer alargar até três anos o “período de nojo”, ou seja, o tempo que ex-presidentes têm de esperar até poderem aceitar empregos no privado.

Jean-Claude Juncker quer alterar o código de ética da Comissão Europeia, na sequência da polémica gerada com a contratação do seu antecessor Durão Barroso para ser presidente não-executivo do Goldman Sachs.

Em entrevista ao Le Soir, o atual presidente da CE revelou que pretende alargar o “período de nojo”, ou seja, o tempo que os líderes da instituição têm de esperar até poderem pedir autorização para aceitar cargos no privado.

“Vou propor ao colégio de comissários o prolongamento do período de espera, de 18 meses para três anos, no caso do Presidente da Comissão”, adianta Juncker, citado pelo Diário de Notícias.

O atual presidente foi muito criticado pela reação tardia ao anúncio do novo cargo de Barroso. Em declarações ao jornal belga, Juncker assegurou ainda que não tem intenção de, quando deixar o cargo, aceitar um emprego num banco ou em qualquer outra empresa.

Na recente análise ao caso, o Comité de Ética decidiu que o ex-presidente não violou nenhuma regra em ir para o banco de investimento, mas demonstrou “falta de sensatez”.

Barroso esperou 20 meses antes de anunciar a sua ida para o Goldman Sachs, por isso, não teve de notificar a CE.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mudem lá o código de ética mas não se esqueçam de deixar algumas portas de escape como de costume para quando surgir o próximo caso tudo fique na mesma e no final todos tenham razão.

  2. Pois , o palhaço do Sr.Junker como virge ofendida vem agora propor novas medidas mas esqueceu-se de dizer ou perguntar aos demais pares se em vez do nosso Duráo Barroso, fosse um francês, inglês, alemão ou ele mesmo, teria havido a mesma berraria. Este palhaço que diz ser inconveniente Durão Barroso ter ido para o Banco que segundo ele fez mal à economia, por certo estará amnésio quanto ao seu papel enquanto ministro do seu país que tinha taxas baixas e que muito prejudicaram os outros paises. Pensem nisto Srs. comentadores e sejam um pouco mais patriotas.

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …