Juncker quer mudar código de ética por causa do caso Barroso

Zinneke / Wikimedia

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

O atual presidente da Comissão Europeia quer alargar até três anos o “período de nojo”, ou seja, o tempo que ex-presidentes têm de esperar até poderem aceitar empregos no privado.

Jean-Claude Juncker quer alterar o código de ética da Comissão Europeia, na sequência da polémica gerada com a contratação do seu antecessor Durão Barroso para ser presidente não-executivo do Goldman Sachs.

Em entrevista ao Le Soir, o atual presidente da CE revelou que pretende alargar o “período de nojo”, ou seja, o tempo que os líderes da instituição têm de esperar até poderem pedir autorização para aceitar cargos no privado.

“Vou propor ao colégio de comissários o prolongamento do período de espera, de 18 meses para três anos, no caso do Presidente da Comissão”, adianta Juncker, citado pelo Diário de Notícias.

O atual presidente foi muito criticado pela reação tardia ao anúncio do novo cargo de Barroso. Em declarações ao jornal belga, Juncker assegurou ainda que não tem intenção de, quando deixar o cargo, aceitar um emprego num banco ou em qualquer outra empresa.

Na recente análise ao caso, o Comité de Ética decidiu que o ex-presidente não violou nenhuma regra em ir para o banco de investimento, mas demonstrou “falta de sensatez”.

Barroso esperou 20 meses antes de anunciar a sua ida para o Goldman Sachs, por isso, não teve de notificar a CE.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mudem lá o código de ética mas não se esqueçam de deixar algumas portas de escape como de costume para quando surgir o próximo caso tudo fique na mesma e no final todos tenham razão.

  2. Pois , o palhaço do Sr.Junker como virge ofendida vem agora propor novas medidas mas esqueceu-se de dizer ou perguntar aos demais pares se em vez do nosso Duráo Barroso, fosse um francês, inglês, alemão ou ele mesmo, teria havido a mesma berraria. Este palhaço que diz ser inconveniente Durão Barroso ter ido para o Banco que segundo ele fez mal à economia, por certo estará amnésio quanto ao seu papel enquanto ministro do seu país que tinha taxas baixas e que muito prejudicaram os outros paises. Pensem nisto Srs. comentadores e sejam um pouco mais patriotas.

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …