Bruxelas conclui que Barroso não violou regras de integridade

European Parliament / Flickr

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O comité de ética ad hoc da Comissão Europeia concluiu que o antigo presidente Durão Barroso não violou as regras dos Tratados ao aceitar o cargo de presidente não-executivo da Goldman Sachs, ainda que tenha demonstrado falta de “sensatez”.

No parecer divulgado esta segunda-feira pelo executivo comunitário, o comité de ética considera que José Manuel Durão Barroso “não demonstrou a sensatez que se poderia esperar de alguém que ocupou o cargo de presidente durante tantos anos”, mas “não violou o seu dever de integridade e discrição”.

O parecer é dado em resposta ao requerimento do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, que em setembro solicitou um parecer relativamente à designação do seu antecessor para o cargo de presidente não-executivo do banco de investimento norte-americano.

O comité de ética sublinha o compromisso assumido por Durão Barroso de não desempenhar o papel de “representante de interesses” (lobista) da Goldman Sachs, considerando que o mesmo responde ao dever de integridade e discrição imposto pelo Tratado.

Na semana passada, o Parlamento Europeu (PE) decidiu, por larga maioria, “congelar 20% das apropriações de transferências temporárias dos anteriores membros da Comissão Europeia até que a Comissão apresente um Código de Conduta reforçado para os comissários, para prevenir conflitos de interesse e as portas giratórias” em que as instituições europeias se terão tornado.

O corte nos privilégios de antigos comissários é apresentado como uma forma de “recuperar a confiança dos cidadãos da União e a credibilidade das suas instituições”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que há aqui uma certa vontade da UE, de “lavar a face”.
    O que sempre esteve em causa não foi se cumpriu o “período de nojo”, foi sim a atitude moral e ética deste individuo, quando aceitou ir para o Goldman Sachs que, como sabemos, é um Banco mafioso que atua no obscuro mercado dos fundos de investimento e se dedica á especulação, cujos tentaculos são extensos e está metido em todo o lado, seja em governos, seja em organismos publicos, seja na Banca, seja na UE e na própria presidência da UE, seja no controlo de agências de rating (que determinam, porventura de forma concertada, a classificação da solidez economica dos países, logo, se quiserem destruir um Estado ou mandar um governo abaixo conseguem, bastando classificar mal um País e por essa via, fomentam desconfianças nos “mercados” que conduzem á perda de financiamento ou juros insustentáveis ) como foi o nosso caso. O papel seguinte está nas mãos de orgãos de comunicação social (alguns deles bem porcos) que se dedicam a difundir a “desinformação”. Seria interessante investigar o que ganham com isso!
    Uma outra curiosidade interessante, é observar a que ideologia politica está ligada esta gentalha asquerosa ( Goldman Sachs, governos de alguns países europeus, este artista Durão Barroso, etc). Estão todos lá, nessa “linhagem” neoliberal e ultraliberal para quem o Mundo é só de alguns. Basta recordar quem esteve na origem da crise economica e financeira no Mundo, que governos, num contexto europeu, foram os “alvos” para serem afastados. É só pensar um bocadinho…embora saiba que para alguns é dificil de entender.

  2. Coça-me as costas que depois coço-tas eu. Andam nisto há muito tempo. É nas autarquias, nos governos autonómicos, nos governos centrais…
    …Porque não na Comissão Europeia?
    Já não há fruta sem bicho!…

  3. Diz o roto para o nu veste-te tu . A corrupção que lá vai deve ser tanta que o patrão do corrupto mor a Goldman Sachs como tem a europa corrupta toda na mão assobiou e pôs os corruptos todos em sentido para calar o seu lacaio corrupto cherne que não parava de se lamentar ao boss que tinha sido mal tratado pelos seus irmãos corruptos que ficaram a chuchar no dedo com a sua nomeação o que todos queriam era ir para o poleiro como o outro foi. Enfim o circo pegou fogo e os macacos deixaram de chiar.

  4. É claro que não violou as regras porque afinal essas regras são para todos e pelos vistos todos ou quase todos seguem o mesmo caminho, portanto hoje tu amanhã eu e a verdade é que as regras do jogo não são mudadas porque a todos eles interessa.

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …