Bruxelas conclui que Barroso não violou regras de integridade

European Parliament / Flickr

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O comité de ética ad hoc da Comissão Europeia concluiu que o antigo presidente Durão Barroso não violou as regras dos Tratados ao aceitar o cargo de presidente não-executivo da Goldman Sachs, ainda que tenha demonstrado falta de “sensatez”.

No parecer divulgado esta segunda-feira pelo executivo comunitário, o comité de ética considera que José Manuel Durão Barroso “não demonstrou a sensatez que se poderia esperar de alguém que ocupou o cargo de presidente durante tantos anos”, mas “não violou o seu dever de integridade e discrição”.

O parecer é dado em resposta ao requerimento do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, que em setembro solicitou um parecer relativamente à designação do seu antecessor para o cargo de presidente não-executivo do banco de investimento norte-americano.

O comité de ética sublinha o compromisso assumido por Durão Barroso de não desempenhar o papel de “representante de interesses” (lobista) da Goldman Sachs, considerando que o mesmo responde ao dever de integridade e discrição imposto pelo Tratado.

Na semana passada, o Parlamento Europeu (PE) decidiu, por larga maioria, “congelar 20% das apropriações de transferências temporárias dos anteriores membros da Comissão Europeia até que a Comissão apresente um Código de Conduta reforçado para os comissários, para prevenir conflitos de interesse e as portas giratórias” em que as instituições europeias se terão tornado.

O corte nos privilégios de antigos comissários é apresentado como uma forma de “recuperar a confiança dos cidadãos da União e a credibilidade das suas instituições”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que há aqui uma certa vontade da UE, de “lavar a face”.
    O que sempre esteve em causa não foi se cumpriu o “período de nojo”, foi sim a atitude moral e ética deste individuo, quando aceitou ir para o Goldman Sachs que, como sabemos, é um Banco mafioso que atua no obscuro mercado dos fundos de investimento e se dedica á especulação, cujos tentaculos são extensos e está metido em todo o lado, seja em governos, seja em organismos publicos, seja na Banca, seja na UE e na própria presidência da UE, seja no controlo de agências de rating (que determinam, porventura de forma concertada, a classificação da solidez economica dos países, logo, se quiserem destruir um Estado ou mandar um governo abaixo conseguem, bastando classificar mal um País e por essa via, fomentam desconfianças nos “mercados” que conduzem á perda de financiamento ou juros insustentáveis ) como foi o nosso caso. O papel seguinte está nas mãos de orgãos de comunicação social (alguns deles bem porcos) que se dedicam a difundir a “desinformação”. Seria interessante investigar o que ganham com isso!
    Uma outra curiosidade interessante, é observar a que ideologia politica está ligada esta gentalha asquerosa ( Goldman Sachs, governos de alguns países europeus, este artista Durão Barroso, etc). Estão todos lá, nessa “linhagem” neoliberal e ultraliberal para quem o Mundo é só de alguns. Basta recordar quem esteve na origem da crise economica e financeira no Mundo, que governos, num contexto europeu, foram os “alvos” para serem afastados. É só pensar um bocadinho…embora saiba que para alguns é dificil de entender.

  2. Coça-me as costas que depois coço-tas eu. Andam nisto há muito tempo. É nas autarquias, nos governos autonómicos, nos governos centrais…
    …Porque não na Comissão Europeia?
    Já não há fruta sem bicho!…

  3. Diz o roto para o nu veste-te tu . A corrupção que lá vai deve ser tanta que o patrão do corrupto mor a Goldman Sachs como tem a europa corrupta toda na mão assobiou e pôs os corruptos todos em sentido para calar o seu lacaio corrupto cherne que não parava de se lamentar ao boss que tinha sido mal tratado pelos seus irmãos corruptos que ficaram a chuchar no dedo com a sua nomeação o que todos queriam era ir para o poleiro como o outro foi. Enfim o circo pegou fogo e os macacos deixaram de chiar.

  4. É claro que não violou as regras porque afinal essas regras são para todos e pelos vistos todos ou quase todos seguem o mesmo caminho, portanto hoje tu amanhã eu e a verdade é que as regras do jogo não são mudadas porque a todos eles interessa.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …