Bruxelas conclui que Barroso não violou regras de integridade

European Parliament / Flickr

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O comité de ética ad hoc da Comissão Europeia concluiu que o antigo presidente Durão Barroso não violou as regras dos Tratados ao aceitar o cargo de presidente não-executivo da Goldman Sachs, ainda que tenha demonstrado falta de “sensatez”.

No parecer divulgado esta segunda-feira pelo executivo comunitário, o comité de ética considera que José Manuel Durão Barroso “não demonstrou a sensatez que se poderia esperar de alguém que ocupou o cargo de presidente durante tantos anos”, mas “não violou o seu dever de integridade e discrição”.

O parecer é dado em resposta ao requerimento do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, que em setembro solicitou um parecer relativamente à designação do seu antecessor para o cargo de presidente não-executivo do banco de investimento norte-americano.

O comité de ética sublinha o compromisso assumido por Durão Barroso de não desempenhar o papel de “representante de interesses” (lobista) da Goldman Sachs, considerando que o mesmo responde ao dever de integridade e discrição imposto pelo Tratado.

Na semana passada, o Parlamento Europeu (PE) decidiu, por larga maioria, “congelar 20% das apropriações de transferências temporárias dos anteriores membros da Comissão Europeia até que a Comissão apresente um Código de Conduta reforçado para os comissários, para prevenir conflitos de interesse e as portas giratórias” em que as instituições europeias se terão tornado.

O corte nos privilégios de antigos comissários é apresentado como uma forma de “recuperar a confiança dos cidadãos da União e a credibilidade das suas instituições”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que há aqui uma certa vontade da UE, de “lavar a face”.
    O que sempre esteve em causa não foi se cumpriu o “período de nojo”, foi sim a atitude moral e ética deste individuo, quando aceitou ir para o Goldman Sachs que, como sabemos, é um Banco mafioso que atua no obscuro mercado dos fundos de investimento e se dedica á especulação, cujos tentaculos são extensos e está metido em todo o lado, seja em governos, seja em organismos publicos, seja na Banca, seja na UE e na própria presidência da UE, seja no controlo de agências de rating (que determinam, porventura de forma concertada, a classificação da solidez economica dos países, logo, se quiserem destruir um Estado ou mandar um governo abaixo conseguem, bastando classificar mal um País e por essa via, fomentam desconfianças nos “mercados” que conduzem á perda de financiamento ou juros insustentáveis ) como foi o nosso caso. O papel seguinte está nas mãos de orgãos de comunicação social (alguns deles bem porcos) que se dedicam a difundir a “desinformação”. Seria interessante investigar o que ganham com isso!
    Uma outra curiosidade interessante, é observar a que ideologia politica está ligada esta gentalha asquerosa ( Goldman Sachs, governos de alguns países europeus, este artista Durão Barroso, etc). Estão todos lá, nessa “linhagem” neoliberal e ultraliberal para quem o Mundo é só de alguns. Basta recordar quem esteve na origem da crise economica e financeira no Mundo, que governos, num contexto europeu, foram os “alvos” para serem afastados. É só pensar um bocadinho…embora saiba que para alguns é dificil de entender.

  2. Coça-me as costas que depois coço-tas eu. Andam nisto há muito tempo. É nas autarquias, nos governos autonómicos, nos governos centrais…
    …Porque não na Comissão Europeia?
    Já não há fruta sem bicho!…

  3. Diz o roto para o nu veste-te tu . A corrupção que lá vai deve ser tanta que o patrão do corrupto mor a Goldman Sachs como tem a europa corrupta toda na mão assobiou e pôs os corruptos todos em sentido para calar o seu lacaio corrupto cherne que não parava de se lamentar ao boss que tinha sido mal tratado pelos seus irmãos corruptos que ficaram a chuchar no dedo com a sua nomeação o que todos queriam era ir para o poleiro como o outro foi. Enfim o circo pegou fogo e os macacos deixaram de chiar.

  4. É claro que não violou as regras porque afinal essas regras são para todos e pelos vistos todos ou quase todos seguem o mesmo caminho, portanto hoje tu amanhã eu e a verdade é que as regras do jogo não são mudadas porque a todos eles interessa.

RESPONDER

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …

Bruxelas quer criar cartão para facilitar circulação de pessoas com deficiência na União Europeia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira a criação de um Cartão Europeu de Deficiente que seja mutuamente reconhecido pelo conjunto dos Estados-membros e que facilite a livre circulação de pessoas com deficiência na União Europeia. “Pessoas …

Myanmar. Militares mataram hoje pelo menos 33 manifestantes

O número de manifestantes mortos esta quarta-feira por tiros disparados pelas forças de segurança, para dispersar protestos contra a junta militar em Myanmar, subiu para pelo menos 33, o maior número desde o golpe de …