Bruxelas conclui que Barroso não violou regras de integridade

European Parliament / Flickr

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O comité de ética ad hoc da Comissão Europeia concluiu que o antigo presidente Durão Barroso não violou as regras dos Tratados ao aceitar o cargo de presidente não-executivo da Goldman Sachs, ainda que tenha demonstrado falta de “sensatez”.

No parecer divulgado esta segunda-feira pelo executivo comunitário, o comité de ética considera que José Manuel Durão Barroso “não demonstrou a sensatez que se poderia esperar de alguém que ocupou o cargo de presidente durante tantos anos”, mas “não violou o seu dever de integridade e discrição”.

O parecer é dado em resposta ao requerimento do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, que em setembro solicitou um parecer relativamente à designação do seu antecessor para o cargo de presidente não-executivo do banco de investimento norte-americano.

O comité de ética sublinha o compromisso assumido por Durão Barroso de não desempenhar o papel de “representante de interesses” (lobista) da Goldman Sachs, considerando que o mesmo responde ao dever de integridade e discrição imposto pelo Tratado.

Na semana passada, o Parlamento Europeu (PE) decidiu, por larga maioria, “congelar 20% das apropriações de transferências temporárias dos anteriores membros da Comissão Europeia até que a Comissão apresente um Código de Conduta reforçado para os comissários, para prevenir conflitos de interesse e as portas giratórias” em que as instituições europeias se terão tornado.

O corte nos privilégios de antigos comissários é apresentado como uma forma de “recuperar a confiança dos cidadãos da União e a credibilidade das suas instituições”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que há aqui uma certa vontade da UE, de “lavar a face”.
    O que sempre esteve em causa não foi se cumpriu o “período de nojo”, foi sim a atitude moral e ética deste individuo, quando aceitou ir para o Goldman Sachs que, como sabemos, é um Banco mafioso que atua no obscuro mercado dos fundos de investimento e se dedica á especulação, cujos tentaculos são extensos e está metido em todo o lado, seja em governos, seja em organismos publicos, seja na Banca, seja na UE e na própria presidência da UE, seja no controlo de agências de rating (que determinam, porventura de forma concertada, a classificação da solidez economica dos países, logo, se quiserem destruir um Estado ou mandar um governo abaixo conseguem, bastando classificar mal um País e por essa via, fomentam desconfianças nos “mercados” que conduzem á perda de financiamento ou juros insustentáveis ) como foi o nosso caso. O papel seguinte está nas mãos de orgãos de comunicação social (alguns deles bem porcos) que se dedicam a difundir a “desinformação”. Seria interessante investigar o que ganham com isso!
    Uma outra curiosidade interessante, é observar a que ideologia politica está ligada esta gentalha asquerosa ( Goldman Sachs, governos de alguns países europeus, este artista Durão Barroso, etc). Estão todos lá, nessa “linhagem” neoliberal e ultraliberal para quem o Mundo é só de alguns. Basta recordar quem esteve na origem da crise economica e financeira no Mundo, que governos, num contexto europeu, foram os “alvos” para serem afastados. É só pensar um bocadinho…embora saiba que para alguns é dificil de entender.

  2. Coça-me as costas que depois coço-tas eu. Andam nisto há muito tempo. É nas autarquias, nos governos autonómicos, nos governos centrais…
    …Porque não na Comissão Europeia?
    Já não há fruta sem bicho!…

  3. Diz o roto para o nu veste-te tu . A corrupção que lá vai deve ser tanta que o patrão do corrupto mor a Goldman Sachs como tem a europa corrupta toda na mão assobiou e pôs os corruptos todos em sentido para calar o seu lacaio corrupto cherne que não parava de se lamentar ao boss que tinha sido mal tratado pelos seus irmãos corruptos que ficaram a chuchar no dedo com a sua nomeação o que todos queriam era ir para o poleiro como o outro foi. Enfim o circo pegou fogo e os macacos deixaram de chiar.

  4. É claro que não violou as regras porque afinal essas regras são para todos e pelos vistos todos ou quase todos seguem o mesmo caminho, portanto hoje tu amanhã eu e a verdade é que as regras do jogo não são mudadas porque a todos eles interessa.

RESPONDER

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …