Juncker mandou retirar proposta sobre fim do roaming

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

A Comissão Europeia retirou esta sexta-feira a proposta sobre o fim das taxas de roaming, previsto para junho de 2017, devendo um novo texto ser apresentado nos próximos dias.

“Tendo em conta o feedback recebido, o presidente Jean-Claude Juncker deu instruções aos serviços para retirarem o texto e trabalharem numa nova proposta”, disse um porta-voz do executivo europeu.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro da União Europeia vão terminar na data prevista, junho de 2017, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

No entanto, questionado sobre esse novo texto, o porta-voz da Comissão Europeia não quis adiantar mais pormenores.

A informação surge depois desta semana ter circulado a notícia de que o fim do roaming iria acontecer mas com regras que pretendiam limitar certos abusos dos consumidores.

A proposta previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de roaming gratuito, após o qual as operadoras de telecomunicações passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas – a chamada política do “uso razoável”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os altos interesses financeiros (aqui as grandes operadoras de telecomunicações) são ameaçados com leis que lhes reduzem os lucros (esbulhos) até o maior poder politico europeu ajoelha.
    Os súbditos politicos representados no parlamento europeu mais os seus comissários são obrigados fazer leis que pareçam satisfazer os interesses dos consumidores.
    Tenho pena que todos nós,consumidores de telecomunicações,não sejamos capazes
    de obrigar estes feudos a respeitarem quem paga.E acho fácil fazê-lo.
    Será que todos poderiam prescindir deste serviço até que fosse aprovado o regime de livre e gratuita utilização da internet(incluindo o serviço de rooming).
    Vamos lá a isso!

  2. Este parasitas mafioso do Luxemburgo sempre trabalhou contra os europeus e a favor dos grande interesses económicos, como se vê mais uma vez!!

RESPONDER

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …