Juncker mandou retirar proposta sobre fim do roaming

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

A Comissão Europeia retirou esta sexta-feira a proposta sobre o fim das taxas de roaming, previsto para junho de 2017, devendo um novo texto ser apresentado nos próximos dias.

“Tendo em conta o feedback recebido, o presidente Jean-Claude Juncker deu instruções aos serviços para retirarem o texto e trabalharem numa nova proposta”, disse um porta-voz do executivo europeu.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro da União Europeia vão terminar na data prevista, junho de 2017, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

No entanto, questionado sobre esse novo texto, o porta-voz da Comissão Europeia não quis adiantar mais pormenores.

A informação surge depois desta semana ter circulado a notícia de que o fim do roaming iria acontecer mas com regras que pretendiam limitar certos abusos dos consumidores.

A proposta previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de roaming gratuito, após o qual as operadoras de telecomunicações passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas – a chamada política do “uso razoável”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os altos interesses financeiros (aqui as grandes operadoras de telecomunicações) são ameaçados com leis que lhes reduzem os lucros (esbulhos) até o maior poder politico europeu ajoelha.
    Os súbditos politicos representados no parlamento europeu mais os seus comissários são obrigados fazer leis que pareçam satisfazer os interesses dos consumidores.
    Tenho pena que todos nós,consumidores de telecomunicações,não sejamos capazes
    de obrigar estes feudos a respeitarem quem paga.E acho fácil fazê-lo.
    Será que todos poderiam prescindir deste serviço até que fosse aprovado o regime de livre e gratuita utilização da internet(incluindo o serviço de rooming).
    Vamos lá a isso!

  2. Este parasitas mafioso do Luxemburgo sempre trabalhou contra os europeus e a favor dos grande interesses económicos, como se vê mais uma vez!!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …