Juncker mandou retirar proposta sobre fim do roaming

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

A Comissão Europeia retirou esta sexta-feira a proposta sobre o fim das taxas de roaming, previsto para junho de 2017, devendo um novo texto ser apresentado nos próximos dias.

“Tendo em conta o feedback recebido, o presidente Jean-Claude Juncker deu instruções aos serviços para retirarem o texto e trabalharem numa nova proposta”, disse um porta-voz do executivo europeu.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro da União Europeia vão terminar na data prevista, junho de 2017, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

No entanto, questionado sobre esse novo texto, o porta-voz da Comissão Europeia não quis adiantar mais pormenores.

A informação surge depois desta semana ter circulado a notícia de que o fim do roaming iria acontecer mas com regras que pretendiam limitar certos abusos dos consumidores.

A proposta previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de roaming gratuito, após o qual as operadoras de telecomunicações passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas – a chamada política do “uso razoável”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os altos interesses financeiros (aqui as grandes operadoras de telecomunicações) são ameaçados com leis que lhes reduzem os lucros (esbulhos) até o maior poder politico europeu ajoelha.
    Os súbditos politicos representados no parlamento europeu mais os seus comissários são obrigados fazer leis que pareçam satisfazer os interesses dos consumidores.
    Tenho pena que todos nós,consumidores de telecomunicações,não sejamos capazes
    de obrigar estes feudos a respeitarem quem paga.E acho fácil fazê-lo.
    Será que todos poderiam prescindir deste serviço até que fosse aprovado o regime de livre e gratuita utilização da internet(incluindo o serviço de rooming).
    Vamos lá a isso!

  2. Este parasitas mafioso do Luxemburgo sempre trabalhou contra os europeus e a favor dos grande interesses económicos, como se vê mais uma vez!!

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …