Julius Yego, o atleta que aprendeu a lançar o dardo no YouTube

Ao contrário da grande maioria dos atletas que participam nos Jogos Olímpicos, o queniano nunca teve um treinador e aprendeu a lançar o dardo a ver vídeos no YouTube.

Os Jogos Olímpicos apaixonam os telespetadores pelas histórias de superação dos atletas e Julius Yego é mais um exemplo disso.

O queniano aprendeu a lançar o dardo sozinho, ou melhor, vendo vídeos no YouTube dos seus ídolos, o checo Jan Zelezny (campeão olímpico em 1996 e 2000) e o norueguês Andreas Thorkildsen (campeão olímpico em 2004 e 2008).

O atleta é a prova viva de que quando se quer uma coisa, se consegue alcançá-la.

Aos 27 anos e sem nunca ter tido um treinador a dizer-lhe o que estava a fazer bem ou mal, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo de Pequim, no ano passado, com um lançamento de 92,72 metros e chegou aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Um homem quis, o queniano sonhou e a Internet criou a carreira.

“Estava a esforçar-me muito, mas não sabia se estava a fazer tudo correto. Assim, em 2009, decidi procurar na Internet como tinha que fazer. Foi desta forma que desenvolvi uma grande disciplina e aprendi como deveria treinar”, lembrou Yego ao jornal El Bocon.

Foi através dos “ensinamentos” que tirou das prestações dos ídolos que conseguiu ganhar o Campeonato Mundial Africano em 2011.

“Quando o campeonato acabou, as pessoas que me entrevistaram queriam falar com o meu treinador para saber como foi a minha preparação. Elas não acreditaram quando eu lhes disse: ‘Youtube'”, contou o atleta à CNN.

Passou a ser conhecido como “Mr. Youtube” e recebeu uma bolsa de aprendizagem na Finlândia, oferecida pela Federação Internacional de Atletismo, para se poder preparar para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Foi o primeiro queniano a participar naquela modalidade (lançamento do dardo) nas Olimpíadas e bateu o recorde nacional. Acabou por ficar em 12º lugar na final.

Voltou a arrecadar o ouro nos Campeonatos de África, em 2012 e 2014, e nos Jogos da Commonwealth. No ano passado atingiu o auge da carreira, com a sua melhor marca de sempre: 92,72 metros.

Esteve para não viajar para o Rio de Janeiro por não ter bilhete. Comentou isso na sua página de Facebook e os atletas da comitiva queniana recusaram-se a viajar até que a situação de Julius fosse resolvida.

A Federação conseguiu um voo para o Brasil a partir de Angola e agora Julius Yego está muito entusiasmado com a segunda participação nos Jogos Olímpicos.

Na próxima quinta-feira, dia 18 de agosto, ficaremos a saber se o “Mr. Youtube” consegue ser qualificado para a final. Nem que seja preciso recorrer à Internet.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …