Juiz dá a violador guarda compartilhada de filho de uma das vítimas

Um juiz no Michigan, EUA, atribuiu a Christopher Mirasolo a guarda compartilhada do filho, fruto de uma violação pela qual esteve preso.

Em 2008, Christopher Mirasolo, na altura com 18 anos, foi preso por violar uma menina de 12, que manteve sob o seu poder durante dois dias. Seis meses mais tarde foi libertado para cuidar a mãe doente, segundo o Jornal de Notícias.

Mais tarde, Mirasolo voltou a ser condenado por violar uma menor de 14 anos. Depois de quatro anos, em 2012, saiu em liberdade e o nome passou a constar na lista pública de pessoas culpadas de crimes sexuais, ficando proibido de estar a sós com crianças.

Apesar da gravidade dos crimes que cometeu, e pelos quais cumpriu pena, um juiz concedeu-lhe o direito de ter guarda compartilhada do filho nascido da primeira vítima. O menino tem oito anos de idade e os testes de DNA comprovam que é filho biológico do agressor da mãe.

Além disso, o juiz permitiu as visitas do agressor, dando-lhe o endereço da mãe e determinou, sem o consentimento da vítima, que o nome do homem deverá estar registado na certidão de nascimento do menino.

Para a advogada da vítima, a decisão do juiz desrespeita a “Rape Survivor Child Custody Act de 2015”, uma iniciativa tomada pelo democrata Barack Obama. Este decreto nega aos violadores o direito de paternidade sobre os filhos nascidos a partir do crime. No entanto, os Estados podem adotar versões próprias desta lei, o que faz com que as medidas variem conforme o caso.

Por seu lado, a advogada do homem garantiu que o cliente não fez qualquer pedido para ficar com a guarda da filha, afirmando que a decisão do juiz resulta da solicitação da mãe para conseguir um subsídio do Estado. A advogada disse, ainda, que o cliente não demonstrou qualquer interesse em fazer uso desse direito.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …