Juiz brasileiro diz que há provas de suborno em donativos na eleição de Dilma

Gil Ferreira / ABr

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro

O juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras, disse ao Tribunal Superior Eleitoral que ficou “comprovado o envio de subornos no esquema da Petrobras para doações eleitorais registadas” no Brasil.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o parecer de Sérgio Moro foi emitido num ofício enviado ao TSE em outubro do ano passado, mas divulgado apenas hoje.

Moro escreveu que seis “criminosos colaboradores” nas investigações da Lava Jato confirmaram que “recursos acertados no esquema” foram destinados a doações eleitorais “registadas e não registadas”.

O TSE solicitou o parecer de Moro porque apura supostas irregularidades cometidas na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff e do seu vice-presidente Michel Temer, em resposta a acções apresentadas pelo Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, o maior partido da oposição.

Desde que foi derrotado nas eleições de 2014, o PSDB apresentou no tribunal eleitoral quatro pedidos contra o Partido dos Trabalhadores, no poder.

O pedido a que diz respeito este parecer de Sérgio Moro, solicita a investigação das doações feitas ao PT por empresas que têm contratos com a Petrobras e que estão a ser investigadas na operação Lava Jato, outra investigação judicial que apura casos de corrupção no Brasil.

O PSDB alega também, em outras acções judiciais, que o PT terá cometido abuso de poder político e económico nas eleições presidenciais de 2014.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.