Juiz brasileiro diz que há provas de suborno em donativos na eleição de Dilma

Gil Ferreira / ABr

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro

O juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras, disse ao Tribunal Superior Eleitoral que ficou “comprovado o envio de subornos no esquema da Petrobras para doações eleitorais registadas” no Brasil.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o parecer de Sérgio Moro foi emitido num ofício enviado ao TSE em outubro do ano passado, mas divulgado apenas hoje.

Moro escreveu que seis “criminosos colaboradores” nas investigações da Lava Jato confirmaram que “recursos acertados no esquema” foram destinados a doações eleitorais “registadas e não registadas”.

O TSE solicitou o parecer de Moro porque apura supostas irregularidades cometidas na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff e do seu vice-presidente Michel Temer, em resposta a acções apresentadas pelo Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, o maior partido da oposição.

Desde que foi derrotado nas eleições de 2014, o PSDB apresentou no tribunal eleitoral quatro pedidos contra o Partido dos Trabalhadores, no poder.

O pedido a que diz respeito este parecer de Sérgio Moro, solicita a investigação das doações feitas ao PT por empresas que têm contratos com a Petrobras e que estão a ser investigadas na operação Lava Jato, outra investigação judicial que apura casos de corrupção no Brasil.

O PSDB alega também, em outras acções judiciais, que o PT terá cometido abuso de poder político e económico nas eleições presidenciais de 2014.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto vai multar jogadores que estiveram em "noitada"

Uribe, Luis Díaz, Marchesín e Saravia vão ser multados pela SAD do FC Porto após terem sido retirados da convocatória do último jogo do campeonato frente ao Boavista. A festa de aniversário da esposa de Matheus …

Diretor do Polígrafo apanhado no caso Máfia do Sangue. Jornalista admite ter sido "negligente"

Durante vários anos, o diretor do jornal Polígrafo, Fernando Esteves, acumulou a função de jornalista e editor de política na Sábado com uma quota numa empresa que, entre outras matérias, tinha no seu objeto social …

Benfica, FC Porto e Sporting têm dívida superior a mil milhões de euros

No total, Benfica, FC Porto e Sporting terminaram a época passada com um passivo de 1,118 mil milhões de euros — menos 27 milhões de euros comparativamente à temporada de 2017/18. Os "três grandes" do futebol …

Tribunal de Contas chumba contrato para manter cabines telefónicas

O Tribunal de Contas chumbou o acordo do Governo com a Meo para prolongar o contrato que mantém a funcionar as 8.222 cabines telefónicas no país. A extensão do contrato custaria 2,5 milhões de euros ao …

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …