Judiciária fez buscas à Ordem dos Contabilistas

Tiago Henrique Marques / Lusa

O Ministério Público está a investigar alegados pagamentos sem base legal a dirigentes e acumulação de salários e pensões.

Há cerca de um ano, a Polícia Judiciária fez buscas nas instalações da Ordem dos Contabilistas Credenciados (OCC), no âmbito de uma queixa por suspeitas de “apropriação de valores”.

A denúncia partiu de Vítor Martins, contabilista inscrito na OCC, e deu entrada no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa em maio de 2016. As suspeitas recaem sobre o ex-bastonário Domingues de Azevedo e do atual presidente da Assembleia Geral, o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, avança o Observador.

Em causa, estavam pagamentos de certas remunerações aos responsáveis da Ordem e a acumulação de salários com pensões e subvenções vitalícias de políticos, pagas a ex-titulares de cargos públicos e que o Governo de Passos Coelho impediu, em 2014.

No documento entregue ao DIAP, Vítor Martins sustenta que “no exercício e âmbito das funções exercidas” por aqueles dois responsáveis “existiu uma apropriação de valores para os quais não se entende justificativo legal”.

Perante o Ministério Público, o contabilista revelou também a existência de ilegalidades no que diz respeito à acumulação de salários com as subvenções vitalícias de Domingos de Azevedo e de Manuel dos Santos, ambos ex-deputados à Assembleia da República, eleitos pelas listas do PS.

Em causa estaria, assim, a falta de base legal para o pagamento de compensações a responsáveis da OCC e a acumulação ilegal de rendimentos.

Filomena Moreira, que sucedeu a Domingues de Azevedo na liderança da Ordem quando este faleceu, também desconfiou de algumas irregularidades. A bastonária chegou a enviar à Caixa Geral de Aposentações uma lista dos membros remunerados na Ordem.

Esta decisão levou ao corte de Filomena com os responsáveis da OCC, e levou também à criação de duas listas que vão a votações na próxima quarta-feira.

A Procuradoria-geral da República confirma ao Observador a existência do inquérito, instaurado em agosto do ano passado. O processo “encontra-se em investigação e sem arguidos constituídos”.

Com a aproximação das eleições do sucessor de Filomena Moreira, o clima de controvérsia está instalado na Ordem dos Contabilistas, devido aos salários elevados dos membros dos corpos sociais. De acordo com o jornal online, um bastonário ganha dez mil euros, um vice-presidente ganha 6.100 e os cinco vogais recebem cinco mil euros cada um.

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da OCC, totalizando um total de 21 mil euros líquidos por ano.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estas instituições (ordens) deviam ser extintas e a regulação passar a ser feita pelo próprio estado através dos ministérios que as tutelam. No mínimo, as remunerações e uma efetiva rotatividade dos órgãos gerentes devia ser objeto de regulamentação especifica.
    “Uma organização que não tem capacidade de se auto renovar não pode nem deve ser apoiada ou imposta aos demais pois notoriamente é propriedade ou está refém de apenas alguns.”
    Pena que não haja mais Vítor Martins.
    As listas concorrentes são quatro e não duas.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …