JPMorgan paga mil milhões de dólares por manipulação cambial

Joe Mabel / wikimedia

JPMorgan Chase Tower, sede do banco

JPMorgan Chase Tower, sede do banco

O JPMorgan Chase chegou a acordo num caso judicial em que era acusado de manipulação do mercado cambial em proveito próprio, revelou hoje uma fonte conhecedora do processo à AFP.

A JPMorgan não deve divulgar os termos financeiros do acordo com os queixosos, que incluem fundos de investimento importantes, governos de cidades e fundos de pensões, especificou a fonte, que solicitou o anonimato.

Mas, adiantou, o acordo deve envolver um montante em torno dos mil milhões de dólares (838 milhões de euros). Outra fonte acrescentou que o acordo não deve ter impacto nas contas do banco.

O banco era um dos 12 indiciados na queixa apresentada em março, onde se alegava que os seus quadros conspiraram para manipular as taxas no multibilionário mercado cambial do dólar, prejudicando os clientes, ao mesmo tempo que aumentavam os lucros dos bancos.

Vários dos principais bancos internacionais estão sob investigação nos EUA, na Europa e na Ásia por manipulação do mercado cambial.

Na queixa de março constam ainda mais 11 bancos da Europa e Estados Unidos: Crédit Suisse, UBS, BNP Paribas, Barclays, HSBC, Royal Bank of Scotland, Deutsche Bank, Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs e a Morgan Stanley.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas quando é que alguém tem força para cortar esta raiz do Mal? Estes mega bancos mundiais são as verdadeiras armas de destruição massiva e devem ser todos desmantelados.

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …