O banco JPMorgan Chase vai pagar 13 mil milhões de dólares (9,6 mil milhões de euros) para resolver queixas por ter escondido a má qualidade de hipotecas e dos títulos que estas garantiam, apresentadas pelo Governo federal e vários governos estaduais dos EUA.
O acordo inclui o pagamento de nove mil milhões às autoridades e quatro mil milhões aos clientes, especificou hoje o Procurador-Geral de Nova Iorque, Eric Schneiderman, ao anunciar os termos da resolução do caso.
O banco era alvo de uma série de queixas e acusações por ter escondido a má qualidade das hipotecas e dos respectivos títulos garantidos que vendeu antes da crise financeira e de ter gerido mal as hipotecas de milhões de proprietários de casas.
“Este acordo histórico, que vai trazer um há muito esperado alívio a proprietários de casas no país e, sobretudo, em Nova Iorque, é exatamente aquilo para que o nosso grupo de trabalho foi criado”, disse Schneiderman, co-presidente do grupo de trabalho, integrado por representantes de vários Estados, constituído para analisar os títulos garantidos por hipotecas.
Em conferência de imprensa, afirmou que se “recusam a permitir que fraudes sistémicas que prejudicaram tantos proprietários e investidores no imobiliário em Nova Iorque fossem simplesmente esquecidas”.
“E, em resultado, conseguimos hoje uma importante vitória na luta para responsabilizar os que causaram a crise financeira”, concluiu.
/Lusa