Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam.

Parece demasiado bizarro para ser verdade, mas Joy Milne detetou o cheiro do Parkinson no seu marido 10 anos antes de ter sido diagnosticado com a doença. Quando Joy se reuniu com outras pessoas que sofriam da mesma condição, não teve dúvidas de que o cheiro e a doença estavam relacionados.

Desde esse momento, os cientistas têm trabalhado com Joy Milne para tentar identificar o cheiro exato que ela sente. Parece estar relacionado com o sebo – a secreção oleosa que ajuda a manter a pele e o cabelo naturalmente hidratados e que pode ser produzido em maior quantidade em pessoas que sofrem de Parkinson.

Os cientistas já sabiam que o Parkinson provoca uma maior produção de sebo. Apesar disso, os investigadores quiseram saber exatamente quais os biomarcadores que estavam a emitir o odor. Para isso, usaram a análise química da espectrometria de massa de modo a conseguirem extrair compostos individuais.

“Usamos um espectrómetro de massa para fazer o que Joy consegue fazer quando cheira as pessoas com Parkinson”, disse à BBC a investigadora Perdita Barran, da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

A equipa de investigadores analisou 64 pessoas – umas com Parkinson e outras saudáveis – e verificou que as pessoas que sofrem desta doença têm mais ácido hipúrico, eicosano, octadecanal e outros biomarcadores no seu sebo.

A presença destes compostos moleculares está ligada aos níveis variáveis de neurotransmissores em pessoas com Parkinson – os mensageiros químicos que ajudam os neurónios a conectarem-se e a controlar os nossos pensamentos e movimentos.

“Esta descoberta pode ter um impacto enorme, não só no diagnóstico precoce e conclusivo, mas também para ajudar os pacientes a monitorizar o efeito da terapia”, afirmou Barran.

A verdade é que 64 participantes são uma amostra muito pequena. Ainda assim, este é um avanço significativo na medida em que poderia ser criado uma espécie de “teste de sebo” para facilitar a deteção da doença. Enquanto não há cura para esta doença, quanto mais cedo a detetarmos, melhor será.

Joy alega ainda que consegue detetar o cheiro de outras doenças como Alzheimer e cancro. Depois de terminar o trabalho com esta equipa de cientistas, ajudará os investigadores a criar um teste de diagnóstico para detetar a tuberculose.

“Queremos conseguir diagnosticar as pessoas mais cedo, antes que os sintomas motores cheguem, e produzir tratamentos que podem prevenir a disseminação da doença”, disse Barran. “Esta é a nossa última ambição.” O artigo científico foi recentemente publicado na ACS Central Science.

PARTILHAR

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …