Costa diz que jovens entre os 12 e 15 anos podem ter a vacinação completa até 19 de setembro

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Depois de Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, ter anunciado a recomendação de vacinação dos mais jovens, o primeiro-ministro “congratula-se” com a decisão.

António Costa já reagiu ao anúncio da DGS, que agora recomenda a vacinação de todas as crianças entre os 12 e 15 anos sem que seja necessária qualquer prescrição médica.

Congratulo-me que a ciência tenha confirmado ser possível cumprir o nosso dever de garantir proteção universal a todas as crianças maiores de 12 anos”, escreveu o primeiro-ministro no Twitter.

Costa garante que está tudo pronto para o início do ano letivo. “Como anunciei a 21 de julho, no debate sobre o estado da Nação, tudo está a postos para garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo”, destacou na rede social.

As vacinas foram compradas, a logística aprontada e o calendário definido: jovens entre 12 e 17 anos podem ter vacinação completa até 19 de setembro”, garantiu num outro post.

Esta tinha sido a dúvida que tinha ficado depois da conferência de imprensa da diretora-geral da Saúde. Graça Freitas quis apenas dizer que esta decisão da DGS é o primeiro passo para que o Governo decida agora as questões logísticas.

Nos últimos tempos, muito se tem discutido sobre a vacinação de menores. Se antes a DGS apenas recomendava a inoculação em crianças com cormobidades, agora aconselha que todos os jovens entre os 12 e 15 anos recebem a vacina contra a covid-19.

Muitos especialistas estão também divididos entre sobre a possibilidade de vacinar menores.

Para já, estão a ser vacinados os maiores de 18 anos, sendo que no dia de hoje foi expandida a modalidade “Casa Aberta” a todos os adultos.

Quem optar por ser vacinado através desta modalidade – que não requer agendamento – deverá tirar uma senha antecipadamente. De seguida, deverá receber uma SMS a confirmar a hora e local de vacinação.

É ainda aconselhado que os utentes se informem sobre a cor do semáforo do centro de vacinação ao qual se vão dirigir.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …