/

“Casa aberta” para vacinação está disponível para pessoas a partir dos 18 anos

Georgi Licovski / EPA

A partir desta terça-feira, as pessoas com mais de 18 anos já podem ser vacinadas através da modalidade “Casa Aberta”. Basta tirar uma senha digital para evitar filas de espera.

A modalidade “Casa Aberta” destina-se a pessoas que ainda não tenham agendado a vacinação contra a covid-19 e que não tenham sido infetadas com o novo coronavírus nos últimos seis meses.

Para poder usufruir desta modalidade é necessário tirar senha no portal criado para o efeito. Esta senha deverá ser tirada no próprio dia em que a pessoa pretende ser vacinada, sendo que deve escolher, obrigatoriamente, um centro de vacinação localizado no concelho onde reside.

A expansão da modalidade a todos os adultos surge no mesmo dia em que a Direção-Geral da Saúde recomendou a vacinação universal de todos os “jovens entre os 12 e os 15 anos e da chegada de um reforço de vacinas ao país, em resultado das recentes negociações do Estado português com alguns países europeus”, explica, em nota, a task-force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19.

De acordo com a mesma fonte “o número de senhas disponíveis está condicionada à disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação”.

De recordar que ao pedir a senha digital, o utente deve consultar antes o portal da afluência e verificar se o centro de vacinação pretendido tem semáforo verde – o que significa que está com um tempo de espera bastante reduzido.

Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a senha digital com um número e a hora prevista. As segundas doses serão sempre administradas no local onde o utente recebeu a primeira dose.

Os horários de funcionamento da “casa aberta” podem ser consultados no portal.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.