Jovens estrangeiros oferecem-se para reabilitar bairro lisboeta

Cerca de 15 jovens voluntários internacionais participaram na requalificação do bairro Padre Cruz, na freguesia de Carnide, em Lisboa, pintando as fachadas das habitações de idosos e transformando as zonas degradadas e sujas em jardins e hortas comunitárias.

O projeto, intitulado “live it lisbon!”, juntou jovens de Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Albânia, Quénia, Macedónia, Polónia e Vietname para intervenções no bairro, que decorreram de 11 a 19 de julho, contando com o apoio de moradores.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, o objetivo do projeto é “humanizar o espaço, que, neste momento, está de certa forma um pouco abandonado”, e contribuir para ultrapassar o estado de degradação, integrando o processo de requalificação do bairro Padre Cruz.

Os voluntários intervieram nas “casas de alvenaria, onde o estado de degradação é muito elevado”, admitiu o autarca, explicando que, “como está a decorrer o processo de requalificação, acabou-se por não se investir na zona da alvenaria, porque a ideia é que aquelas casas vão todas abaixo. O problema é que o processo pode demorar 20, 30 anos a acontecer”.

Com materiais cedidos pela Junta de Freguesia de Carnide e em articulação com a Gebalis, entidade gestora do bairro, e a Câmara de Lisboa, estes jovens pintaram as fachadas das casas em cinco ruas e transformaram “áreas expectantes”, que estavam degradadas e sujas, em jardins e hortas comunitárias, contundo “ainda há um caminho grande a fazer. Faltam muitas mais intervenções, porque o bairro é muito grande”, considerou Fábio Sousa.

AssociacaoSpin / Facebook

-

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que este bairro de Lisboa, que acolhe cerca de sete mil famílias, “é o maior bairro social da Península Ibérica, em que a ideia foi sempre canalizar para aquela zona as várias necessidades de realojamento da cidade”, onde se foram construindo mais lotes para responder à procura, existindo várias fases de construção do bairro.

O processo de requalificação do bairro Padre Cruz está a fazê-lo crescer cada vez mais, afirmou Fábio Sousa, referindo que “a Câmara de Lisboa autorizou na última reunião, na semana passada, o lançamento de uma empreitada para nova construção no bairro”, com o orçamento de um milhão de euros.

Organizado pela associação local Spin para o Intercâmbio, Formação e Cooperação entre os Povos, em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, esta é a primeira edição do “Live it Lisbon!“.

“Não estávamos à espera de uma adesão tão grande”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, explicando que o projeto não é financiado por fundos europeus, pelo que “estes jovens financiaram a sua viagem” até Lisboa.

Além do trabalho comunitário neste bairro social, os jovens voluntários participaram em visitas turísticas pela capital, aulas de língua portuguesa e ‘workshops’ de cozinha com a cultura gastronómica dos diferentes países.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …