Jovens estrangeiros oferecem-se para reabilitar bairro lisboeta

Cerca de 15 jovens voluntários internacionais participaram na requalificação do bairro Padre Cruz, na freguesia de Carnide, em Lisboa, pintando as fachadas das habitações de idosos e transformando as zonas degradadas e sujas em jardins e hortas comunitárias.

O projeto, intitulado “live it lisbon!”, juntou jovens de Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Albânia, Quénia, Macedónia, Polónia e Vietname para intervenções no bairro, que decorreram de 11 a 19 de julho, contando com o apoio de moradores.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, o objetivo do projeto é “humanizar o espaço, que, neste momento, está de certa forma um pouco abandonado”, e contribuir para ultrapassar o estado de degradação, integrando o processo de requalificação do bairro Padre Cruz.

Os voluntários intervieram nas “casas de alvenaria, onde o estado de degradação é muito elevado”, admitiu o autarca, explicando que, “como está a decorrer o processo de requalificação, acabou-se por não se investir na zona da alvenaria, porque a ideia é que aquelas casas vão todas abaixo. O problema é que o processo pode demorar 20, 30 anos a acontecer”.

Com materiais cedidos pela Junta de Freguesia de Carnide e em articulação com a Gebalis, entidade gestora do bairro, e a Câmara de Lisboa, estes jovens pintaram as fachadas das casas em cinco ruas e transformaram “áreas expectantes”, que estavam degradadas e sujas, em jardins e hortas comunitárias, contundo “ainda há um caminho grande a fazer. Faltam muitas mais intervenções, porque o bairro é muito grande”, considerou Fábio Sousa.

AssociacaoSpin / Facebook

-

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que este bairro de Lisboa, que acolhe cerca de sete mil famílias, “é o maior bairro social da Península Ibérica, em que a ideia foi sempre canalizar para aquela zona as várias necessidades de realojamento da cidade”, onde se foram construindo mais lotes para responder à procura, existindo várias fases de construção do bairro.

O processo de requalificação do bairro Padre Cruz está a fazê-lo crescer cada vez mais, afirmou Fábio Sousa, referindo que “a Câmara de Lisboa autorizou na última reunião, na semana passada, o lançamento de uma empreitada para nova construção no bairro”, com o orçamento de um milhão de euros.

Organizado pela associação local Spin para o Intercâmbio, Formação e Cooperação entre os Povos, em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, esta é a primeira edição do “Live it Lisbon!“.

“Não estávamos à espera de uma adesão tão grande”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, explicando que o projeto não é financiado por fundos europeus, pelo que “estes jovens financiaram a sua viagem” até Lisboa.

Além do trabalho comunitário neste bairro social, os jovens voluntários participaram em visitas turísticas pela capital, aulas de língua portuguesa e ‘workshops’ de cozinha com a cultura gastronómica dos diferentes países.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …

Benfica é cabeça-de-série no sorteio da Liga Europa

O Benfica será cabeça-de-série no sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, que está agendado para a próxima segunda-feira. Depois da vitória por 3-0 sobre o Zenit, que garantiu ao Benfica o apuramento para a Liga Europa, …