Jovem de 22 anos é o símbolo da luta contra o regime do Sudão. Presidente já abandonou o poder

Alaa Salah tornou-se o símbolo dos protestos no Sudão. Nos tempos livres, quando não está a protestar contra o governo, a jovem sudanesa de 22 anos estuda engenharia e arquitetura.

“Ela estava a tentar dar esperança e energia positiva a todos e conseguiu”, disse Lana Haroun, autora da fotografia, à CNN. “Ela representava todas as mulheres e meninas sudanesas e ela inspirou todas as mulheres e meninas no local. Ela contou a história das mulheres sudanesas. Foi perfeita.”

A jovem sudanesa, em cima de um carro, incitava os protestantes à revolução enquanto batia palmas. A roupa branca e os brincos em forma de Lua serão uma homenagem às mulheres trabalhadoras e uma lembrança das mulheres de gerações anteriores que lutaram pelo fim da ditadura. Nas ruas Alaa Salah é chamada de Kandaka, o nome dado às rainhas núbias do antigo Sudão.

A Núbia era uma região localizada entre o Egito e o Sudão. Chegou a estar sobre o domínio egípcio, mas depois os núbios criaram o seu próprio império e têm até as suas próprias pirâmides. Terá sido na Núbia que surgiram os primeiros reinos africanos.

O presente das rainhas núbias do antigo Sudão, para os seus descendentes, terá sido o legado de mulheres com força para lutar pelo seu país e pelos seus direitos.

A imagem, que depressa se espalhou pelas redes sociais, mostra Alaa Salah durante a manifestação de segunda-feira ao fim do dia na capital do Sudão, Cartum. O alvo era o presidente Omar al-Bashir, no poder desde 1989, e a exigência é que se demita. Os protestos contra o presidente começaram em dezembro quando o pão triplicou o preço e as caixas automáticas deixaram de ter dinheiro.

Os protestos têm sido largamente assumidos pelas mulheres, refere o BuzzFeedNews. 70% das pessoas nas manifestações são mulheres. Desde o final do ano passado, muitas ativistas conhecidas já foram presas, de acordo com o jornal The Guardian. Muitas outras têm sofrido represálias, por exemplo, por usarem calças.

As mulheres têm sofrido muito. Olham para como nos vestimos e podem chicotear-nos”, disse Nemat Malik, uma enfermeira e professora universitária de 80 anos.

As mulheres nos protestos têm sido vítimas de assédio sexual e ameaças de violação mas os homens também têm sido alvo de agressões durante as manifestações anti-governamentais. Entre 6 e 8 de abril, terão morrido oito pessoas e centenas foram espancadas, presas ou ficaram feridas devido ao lançamento de gás lacrimogéneo.

Presidente já caiu

O tempo de Omar al-Bashir chegou ao fim. O até agora vice-presidente e ministro da Defesa, o general Ahmed Awad Bin Auf, anunciou na tarde desta quinta-feira que o regime de al-Bashir caiu, comunicando que será o próprio a comandar um governo provisório durante dois anos.

Para além dos dois anos de governo de gestão militar, Bin Auf anunciou também que o Sudão ficará sob estado de emergência nos próximos três anos, depois da queda de al-Bashir. Foi igualmente proclamada a libertação de todos os presos políticos.

O homem de 75 anos, que tomou o poder pela força em 1989, foi detido em casa, de acordo com a CNN. A equipa de segurança pessoal de Omar al-Bashir terá sido substituída por membros do exército, que terão assumido o poder.

A expetativa de que este viria a ser um dia fulcral na História do Sudão formou-se logo pela manhã, quando um apresentador de telejornal fez, sem adiantar mais detalhes, o seguinte anúncio: “O exército sudanês vai emitir um importante comunidade em breve. Fiquem à espera”.

Milhares de pessoas estão a sair às ruas de todo o país para celebrarem a queda de Omar Al Bashir, que está há 30 anos no poder. Há relatos de que detidos estão a ser libertados de diversas cadeias. Os militares estão na sede do partido de Bashir e diversas pessoas próximas do Presidente, entre elas o primeiro-ministro, terão sido presas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …