//

Jovem libanesa lança app que alerta familiares após atentados

Gareth Harper / Flickr

-

Após uma onda de atentados à bomba em Beirute e outras regiões do país, a libanesa Sandra Hassan, de 26 anos, criou uma aplicação para telemóveis que permite aos utilizadores informarem os familiares e amigos de que estão vivos.

A rotina para libaneses e estrangeiros que moram no Líbano é sempre a mesma após a notícia de um atentado à bomba: as pessoas correm a contactar os parentes e amigos, muitas vezes levando a um congestionamento das linhas telefónicas e nervosismo entre as pessoas que tentam obter notícias dos seus entes queridos.

Um recente atentado a bomba que atingiu o bairro de Dahiyeh, subúrbio no sul de Beirute controlado pelos militantes xiitas do Hezbollah, inspirou Sandra Hassan, que mora em França. Sandra decidiu que era hora de aparecer uma app que facilitasse a vida das pessoas na realidade do país.

thephinnewsletter.wordpress.com

Sandra Hassan

Sandra Hassan criou uma aplicação para telemóveis que permite aos utilizadores informarem os familiares e amigos de que estão vivos.

A aplicação que Sandra desenvolveu permite aos utilizadores clicar um botão para que uma mensagem seja enviada instantaneamente para o Twitter com a frase “I am still alive!” (Ainda estou vivo, em inglês) juntamente com as hashtags #lebanon e #latestbombing (#libano e #ultimabomba).

A app, desenvolvida para sistemas Android 2.2 ou superior,  está disponível para download gratuito na Google Play desde o dia 20 de fevereiro, e já ultrapassou as 1.000 instalações.

Sandra explicou à BBC que é formada em ciências da computação e já trabalhou como programadora. Actualmente, mora em Paris por estar a fazer um mestrado em saúde pública na capital francesa.

“Acompanho sempre de longe as notícias do Líbano, e morando no estrangeiro sentia-me constantemente frustrada e com uma sensação de impotência sempre que me preocupava com as pessoas que eu amo.”

Segundo Sandra, a ideia original era criar uma app que fizesse piada com acontecimentos no Líbano. “Era uma maneira sarcástica de expressar a minha frustração com a situação e meu descontentamento com o que ocorre em meu país”.

“Depois de saber de mais um atentado em Beirute, enchi-me de revolta e no dia seguinte criei a app”, conta Sandra.

Esta não é a primeira app criada visando a situação de segurança no Líbano. Um programa chamado WayToSafety (Caminho Para a Segurança, em inglês), outra aplicação desenvolvida no país, permite aos utilizadores evitarem zonas onde ocorram tiroteios entre facções rivais.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.