PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter “fantasiado”

António Cotrim / Lusa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que “tudo leva a crer” que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar.

A PSP de Viseu identificou o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga, mas “tudo leva a crer” que ele estivesse a fantasiar, disse à Lusa o comandante Vítor Rodrigues.

“Assim que tivemos conhecimento desse vídeo no Instagram fomos ver quem era o indivíduo. Foi identificado, foi apreendido o telemóvel, o processo foi remetido para tribunal e o Ministério Público decidirá, mas tudo leva a crer que é falso”, frisou.

Segundo Vítor Rodrigues, por um lado, a PSP não recebeu qualquer denúncia de violação da rapariga em causa, cujo nome foi identificado durante o direto no Instagram.

Por outro lado, “o indivíduo está institucionalizado e a própria diretora diz que ele às vezes tem alguma imaginação e não tem muita noção dos seus atos”, acrescentou. Vítor Rodrigues contou que “a própria direção da instituição não acredita muito na veracidade do que foi dito nesse vídeo”.

A situação já foi reportada ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Viseu.

Durante o vídeo em direto, o seu promotor, Fábio Alves, perguntou ao suspeito qual a cena “mais bizarra” que tinha feito durante um ato sexual. O jovem respondeu que não podia contar no Instagram, mas um outro a seu lado disse: “Violar uma gaja e deixá-la e ir lá o INEM”.

Depois, o suspeito confirmou a violação e até disse o nome da rapariga, numa altura em que já estavam perto de 700 pessoas a assistir ao direto.

Ao Expresso, a psicóloga Ana Catarina Mota disse que vê naquelas imagens uma “procura pelo protagonismo” de alguém que “quer chamar a atenção e fazer o cenário por completo”, disposto a “assumir uma coisa que nem sabe o que é”.

“Estamos aqui a falar de pessoas que não estão no seu perfeito juízo”, que “não têm noção do real, em que tudo é feito como uma brincadeira”, afirmou a especialista, condenando “todos os intervenientes no vídeo”.

Num outro vídeo publicado posteriormente, Fábio Alves contou que, indignado com o que ouviu no seu direto, denunciou a situação à Polícia Judiciária do Porto, fornecendo os dados que tinha do suspeito. Disse também que foi contactado pela rapariga, que o autorizou a dar o seu número à polícia.

Já à PSP de Viseu, a denúncia chegou por outra via, contou à Lusa Vítor Rodrigues: “Temos a identificação de duas pessoas que se deslocaram aqui a dar conhecimento disso, depois de verem o direto”. Segundo o comandante, a Polícia Judiciária de Coimbra “não tinha conhecimento” da situação.

Entretanto, a deputada parlamentar não inscrita Cristina Rodrigues já pediu que o Ministério Público investigue a veracidade do que foi dito.

Crimes públicos

Esta quarta-feira, o Iniciativa Liberal (IL) submeteu um projeto de lei que tem como objetivo consagrar os crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência como crimes públicos. Segundo o Observador, o Bloco de Esquerda e a deputada Cristina Rodrigues têm iniciativas no mesmo sentido

João Cotrim Figueiredo, líder liberal, sugere que estes crimes passem a ser de natureza pública. Ainda assim, a vítima terá “a faculdade de requerer a suspensão provisória do processo, de forma livre e informada”.

Em causa estão crimes onde as relações de poder assumem “grande relevância”, o que leva muitas vezes a que a vítima não denuncie o crime pelo facto de o agressor ser “familiar ou conhecido”, explica.

“A atribuição de natureza pública a estes crimes facilitaria o desbloqueio de várias situações e levaria um maior número de denúncias, uma vez que não dependeria apenas da vítima a participação destes crimes e o necessário impulso processual”, lê-se na proposta de alteração ao Código Penal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …