Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de “morte iminente”

Em risco de “morte iminente” por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan.

Este caso é considerado o primeiro transplante relacionado com o EVALI, nome dado à lesão pulmonar associada ao uso de produtos de cigarros eletrónicos, de acordo com o hospital de Detroit.

O paciente estava num estado grave e teria morrido “se não tivesse recebido um transplante de pulmão”, afirmou Hassan Nemeh, médico responsável e diretor cirúrgico do Hospital Henry Ford, enquanto comunicava o procedimento realizado no dia 15 de outubro, de acordo com o CanalTech.

Os membros da família do jovem, que preferiram não ser identificados pelo nome, falaram em comunicado, emitido na terça-feira, sobre os “efeitos horríveis que ameaçam a vida” e pediram aos médicos para que tornassem público o procedimento.

“Dentro de um período muito curto, as nossas vidas mudaram para sempre. [O jovem] passou da vida típica de um atleta perfeitamente saudável para acordar entubado e com dois novos pulmões, enfrentando um processo de recuperação longo e doloroso, enquanto luta para recuperar a sua força e mobilidade, que foi severamente impactada”, disseram os membros da família.

O paciente de Michigan foi internado no dia 5 de outubro em Detroit, com o que parecia ser uma pneumonia. Uma semana depois, precisou da ajuda de aparelhos, uma vez que a sua capacidade respiratória piorou. Depois, foi transferido para o Henry Ford Hospital, gravemente doente e a sofrer danos pulmonares tão graves que foi colocado no topo da lista para um transplante.

Os cigarros eletrónicos já afetaram a saúde de mais de duas mil pessoas e mataram mais de três dúzias, segundo afirma o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA. Na semana passada, o acetato de vitamina E foi identificado como a causa provável das 39 mortes devido à utilização de cigarros eletrónicos nos EUA.

Foram registados 450 casos de doença pulmonar causada potencialmente pelo uso de cigarros eletrónicos em 33 estados norte-americanos. As vítimas começaram por apresentar sintomas como tosse, dor no peito e dificuldade em respirar, e num curto período do tempo a sua saúde deteriorou-se ao ponto de terem de ser hospitalizados. Outros pacientes apresentaram náuseas, vómitos, diarreia, fadiga e perda de peso.

Segundo uma análise preliminar realizada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, a maioria dos consumidores recorreu a produtos que continham compostos da canábis, incluindo THC (tetraidrocanabinol), substância psicoativa encontrada na canábis.

Os cigarros eletrónicos retirados do mercados são cigarros com sabor, que tem que ver com o número crescente de jovens norte-americanos que utilizam estes cigarros. O estado norte-americano de Massachusetts suspendeu, por um período de cerca de quatro meses, a venda de cigarros eletrónicos. Já os estados do Michigan, Nova Iorque e Rhode Island pretendem restringir a venda de tabaco com sabores para vaporizadores. A cidade de São Francisco anunciou em junho que ia proibir a venda de cigarros eletrónicos em 2020.

A polémica também levou o Governo indiano a decretar a proibição de cigarros eletrónicos no país, seja através da produção, importação ou exportação, transporte, armazenamento e venda. Uma primeira infração é punível com um ano de prisão e/ou multa de 100.000 rupias (1.270 euros), até três anos e/ou 500.000 rúpias (6.300 euros) em caso de reincidência.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O acetato de vitamina E é a responsável pelos danos, ok certo. Esta forma de vitamina E foi identificada como “fortemente responsável” por doenças pulmonares ligadas ao uso de THC (princípio ativo da maconha), ok também correcto. Agora confundir ou tentar criar a confusão e ligar esta informação aos cigarros electrónicos no geral parece-me fortemente absurda e desvirtuada, seria então a mesma coisa associar drogas leves ou pesadas a cigarros tradicionais… todos sabemos que embora os cigarros sejam altamente prejudiciais, não são a mesma coisa que drogas.

  2. Não são cigarros, não é tabaco. São vaporizadores com aquele acetato de vitamina E e THC. Como se pode escrever “tabaco com sabores para vaporizadores”? Vaporiza-se tabaco?! Que grande confusão! Andam estas notícias a espalhar a confusão!… Ao menos, a fotografia está correta porque já vi notícias relacionadas com este tema ilustradas com imagens de IQOS.

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …