José Manuel Coelho é cabeça-de-lista do PTP às Europeias

rtppt / Flickr

José Manuel Coelho

José Manuel Coelho

O deputado e dirigente do PTP na Madeira José Manuel Coelho será o cabeça-de-lista do partido às Eleições Europeias de 25 de Maio.

“O partido assim decidiu, inicialmente eu não tinha desejo de fazer essa luta, porque a minha luta é mais aqui na Madeira”, disse José Manuel Coelho à agência Lusa.

O deputado do PTP afirmou que “esta decisão foi tomada no início desta semana, depois de algumas hesitações, porque primeiro o cabeça-de-lista seria o presidente do partido, Amândio Madaleno“.

“Mas decidiram recuar e que eu ia avançar e também o partido na região tomou idêntica atitude”, acrescentou o polémico deputado madeirense.

José Manuel Coelho argumentou que não está no partido e na política para fazer a sua vontade. “Assumi essa tarefa e é uma missão tal como quando estive na Revolução de Abril, no Batalhão de Caçadores 5. Participei no 25 de Abril e para nós, militares, essa era uma missão, libertar o povo português da tirania e do fascismo”, sustentou.

Para José Manuel Coelho, ser cabeça de lista às Europeias “agora é outra missão”. “Não estou para trabalhar no meu interesse e comodidade pessoal, mas para servir o país e obedecer a diretrizes do partido”, concluiu.

Percurso polémico

José Manuel Coelho foi militante comunista. Em 2007 integrou as listas do Partido Nova Democracia (PND) nas eleições legislativas regionais e acabou por substituir o deputado eleito, Baltazar Aguiar, no parlamento madeirense em Maio de 2008.

A sua postura polémica tornou-o conhecido, protagonizando episódios como levar um relógio de cozinha ao pescoço e utilizar uma bandeira nazi, tendo sido impedido de entrar no edifício da Assembleia Legislativa da Madeira no âmbito de um processo destinado a suspender-lhe o mandato.

Depois, em 2011, José Manuel Coelho foi candidato à Presidência da República.

Em Março desse ano tornou-se militante do Partido Trabalhista Português, do qual é vice-presidente, e nas eleições legislativas regionais de 2011 o PTP, conseguindo eleger três deputados para o parlamento da região.

As suas polémicas afirmações estão na origem de vários processos nos tribunais da Madeira, tendo sido condenado por difamação a diversas figuras públicas a pagamentos de indemnizações, trabalho comunitário e penas suspensas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …

João Félix e companhia com corte salarial de 70%

Os futebolistas do Atlético de Madrid, incluindo o português João Félix, viram esta quinta-feira confirmada a redução salarial de 70% devido ao Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego (ERTE) requerido na semana passada pelo …

Depois da Covid-19, cidade chinesa proibe criação e consumo de animais selvagens

Uma das mais prósperas cidades chinesas, Shenzhen, emitiu a proibição mais abrangente até à data de criação e consumo de animais selvagens, num esforço para evitar um surto futuro de coronavírus. A Covid-19 foi detetada pela …