/

Jornalistas que cobriram protestos em Cabul espancados pelos talibãs

1

Emmanuel Duparcq / AFP

Esta quinta-feira, começaram a circular imagens de dois repórteres afegãos que foram detidos e severamente espancados pelos talibãs, por estarem a cobrir os protestos de mulheres de quarta-feira em Cabul.

As fotografias de Taqi Daryabi, de 22 anos, e de Nematullah Naqdi, de 28, não deixam margem para dúvidas quanto ao tratamento recebido quando estiveram às mãos dos extremistas, mostrando contusões nos rostos, pernas e costas.

Os dois disseram à agência France-Presse que os talibãs os soquearam e espancaram com bastões, cabos elétricos e chicotes, tendo sido acusados de organizar o protesto. Naqdi disse ainda à AFP que os combatentes o insultaram e lhe deram pontapés na cabeça.

“Um dos talibãs pôs o pé na minha cabeça e esmagou a minha cara contra o cimento. Deram-me pontapés na cabeça, pensei que me iam matar“, contou. Quando lhes perguntou por que razão estava a ser agredido, um deles respondeu: “Tens sorte de não seres decapitado.”

De acordo com a informação recolhida pelo Comité de Proteção de Jornalistas (CPJ), em apenas dois dias desta semana, o grupo já deteve pelo menos 14 jornalistas que cobriam as manifestações na capital, e que entretanto foram libertados. Pelo menos nove destes profissionais foram sujeitos a violência, acrescenta a CPJ num comunicado.

“Os talibãs estão a provar depressa que as suas promessas de permitir que os media independentes do Afeganistão continuem a trabalhar livremente e com segurança são inúteis”, disse Steven Butler, coordenador do programa na Ásia do CPJ, citado pelo jornal The Guardian.

“Exortamos os talibãs a cumprirem essas promessas, a pararem de espancar e deter repórteres que estão a fazer o seu trabalho e permitir que os media trabalhem livremente, sem medo de represálias”, apelou.

ONU denuncia violência contra manifestantes

Esta sexta-feira, em Genebra, a ONU também denunciou a “violenta repressão” dos talibãs sobre manifestações pacíficas, que já causou pelo menos quatro mortes.

“Apelamos aos talibãs para porem imediatamente fim ao uso da força e à detenção arbitrária contra os que exercem o direito a protestar pacificamente e também contra os jornalistas que cobrem as manifestações”, declarou Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU.

Segundo uma “contagem não exaustiva” do Alto Comissariado, quatro manifestantes foram mortos quando os talibãs dispararam balas reais, salientou Shamdasani, que também denunciou a proibição, pelo novo regime, de qualquer reunião não autorizada.

“De acordo com o Direito Internacional Humanitário, qualquer uso da força deve ser o último recurso em resposta às manifestações, devendo ser estritamente necessário e proporcional, pelo que as armas de fogo nunca devem ser usadas, exceto em resposta a uma ameaça de morte iminente”, lembrou a porta-voz.

“Em vez de proibir protestos pacíficos, os talibãs devem parar de usar a força e garantir o direito de reunião pacífica e liberdade de expressão, inclusive quando as pessoas quiserem expressar as suas preocupações e usar o direito de participar na gestão do país”, acrescentou.

“Enquanto os afegãos – mulheres e homens – saem às ruas para exigir pacificamente que os seus direitos humanos sejam respeitados nestes tempos de grande incerteza – incluindo o direito das mulheres de trabalhar, circular livremente, o direito à educação e à participação na política – é crucial que aqueles que estão no poder ouçam as suas vozes”, frisou ainda Shamdasani.

Para a porta-voz, a proibição de qualquer reunião pacífica constitui uma “violação do direito internacional”, o mesmo sucedendo com o “corte de todo o acesso à Internet”.

Nesse sentido, Shamdasani enfatizou que os jornalistas que cobrem esses eventos não devem ser sujeitos a “represálias ou assédio”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Haviam de retirar todas as mulheres do país, ficava um país só com festa da mangueira. Assim podiam-se comer e matar e ir para o céu mais rapidamente. Como não havia descendência tb não propagavam a doença mental que têm de halucinar os escritos como sendo a palavra de deus. Aquilo é a palavra mas é de alguém muito doente e pecaminoso. Basta ver a vida do ditador e a sua postura e exemplos.. enfim, que as religiões parem de se achar divinas pois só têm causado destruição no planeta. Rua deste planeta!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.