//

Um dos maiores jornais japoneses, patrocinador dos Jogos Olímpicos, pediu o cancelamento do evento

Kimimasa Mayama / EPA

Tóquio 2020, medalhas dos Jogos Olímpicos no Japão

Um dos maiores jornais do Japão pediu o cancelamento dos Jogos Olímpicos, num editorial explosivo publicado na quarta-feira.

Num artigo intitulado “Primeiro-ministro Suga, cancele os Jogos Olímpicos deste verão”, o conselho editorial do jornal Asahi Shimbun salientou que a pandemia de covid-19 “ainda não foi controlada”, acrescentando que é inevitável que o estado de emergência seja estendido a outras áreas do país.

“Exigimos que o primeiro-ministro Yoshihide Suga avalie a situação com calma e objetividade e decida não realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos este verão”, lê-se no texto.

O Asahi Shimbun é um dos jornais mais antigos da Ásia e um dos quatro principais jornais diários do país. O meio de comunicação é visto como uma publicação de tendência liberal, que muitas vezes se opõe ao partido no poder, e é um dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos, revela o Raw Story.

O editorial cita também uma “observação verdadeiramente surpreendente” feita na semana passada por John Coates, vice-presidente do Comité Olímpico Internacional, que afirmou que o evento poderia ser realizado em estado de emergência.

“O pensamento de Coates estava claramente em desacordo com o sentimento popular no Japão, e a sua atitude de dizer “sim” aos Jogos Olímpicos sem apresentar qualquer evidência de apoio serviu apenas para nos lembrar novamente da hipocrisia do COI”, escreveu o conselho editorial do jornal japonês.

“O nosso maior medo, nem é preciso dizer, diz respeito ao impacto dos Jogos Olímpicos na saúde dos cidadãos”, frisa o artigo, acrescentando que “não há garantia de que as infeções serão controladas nos próximos dias”.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados para o período entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 devido à pandemia de covid-19, enquanto os Paralímpicos devem disputar-se entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.