Jornal italiano causa polémica ao oferecer “Mein Kampf” aos leitores

O jornal italiano Il Giornale oferece este sábado aos seus leitores o livro Mein Kampf, do ditador alemão Adolf Hitler, numa ação que chocou a comunidade judaica e até o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

O jornal italiano explica que o controverso Mein Kampf, “A Minha Luta”, faz parte de uma primeira série de oito livros dedicados ao Terceiro Reich, que serão vendidos semanalmente.

O primeiro-ministro italiano Matteo Renzi reagiu vivamente na sua conta no Twitter à publicação desta obra programática, escrita em 1925.

“Acho assustador que um jornal italiano proponha hoje o Mein Kampf de Hitler. Saúdo afetuosamente a comunidade judaica. Nunca mais! », escreveu Renzi na rede social.

Também o presidente da comunicade judaica italiana, Renzo Gattegna, considerou indecente a iniciativa do jornal.

O jornal justifica a ação de oferecer aos leitores o polémico livro, numa versão de 1937 comentada pelo historiador Francesco Perfetti, pela necessidade de “conhecer para rejeitar“.

“Ler o Mein Kampf é um verdadeiro antídoto contra o nacional-socialismo“, defende o historiador num artigo publicado no Il Giornale.

Uma edição comentada pelos estudiosos da obra foi publicada no início de janeiro, na Alemanha, pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial, depois de os direitos do livro terem passado para o domínio público.

De acordo com o investigador italiano Frediano Sessi, citado pela cadeia RaiNews24, é lamentável que esta publicação não siga o exemplo da edição alemã, na qual foram publicadas “3500 notas críticas ao texto do Führer”.

Dirigido por Alessandro Sallusti, o jornal é conhecido pelas suas posições de direita, inclusivamente sobre a questão da imigração, e é propriedade de Paolo Berlusconi, irmão do antigo chefe de Governo Silvio Berlusconi. Tem uma tiragem diária de 200.000 exemplares.

Todas as questões relacionadas com o nacional-socialismo são particularmente sensíveis em Itália, devido aliança que houve entre Hitler e o regime fascista de Benito Mussolini.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deputados únicos vão ter direito a cinco declarações políticas por sessão legislativa

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa. Pedro Delgado Alves, …

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …