John Lennon batia muitas vezes no filho, revela documento de 1968

Jack Mitchell / wikimedia

John Lennon e Yoko Ono

John Lennon é descrito como um pai violento, que batia no filho, num documento datado de 1968 e escrito no âmbito do divórcio do músico dos Beatle da sua primeira mulher, Cynthia.

Este documento, que revela o testemunho prestado pela empregada do casal à empresa de advogados de Londres Herbert Oppenheimer, Nathan and Vandyk, foi divulgado por uma casa de leilões e vai ser posto à venda no próximo mês de Março.

No texto que foi enviado à primeira mulher de John Lennon pelos advogados, e que ela conservou até à sua morte, em 2014, traça-se o perfil de um pai agressivo, de um marido infiel e de um homem com comportamentos imprevisíveis e consumidor frequente de drogas.

No documento de cinco páginas, Dorothy Jarlett, que era a empregada da casa, conta que o casamento de John Lennon com Cynthia começou a desmoronar em 1967, cerca de cinco anos depois de terem dado o nó.

Este testemunho, divulgado pelo jornal inglês Mirror, refere “discussões” durante a hora das refeições, quando “John parecia demasiado severo com [o filho] Julian e criticava a forma como ele se comportava à mesa”.

“Julian, que era uma criança muito sensível, ficava perturbado e a Senhora Lennon discutia com o senhor Lennon sobre isso”, conta a empregada, notando que o músico dizia que a mulher era “demasiado branda” com o filho.

“Ele não estava tempo suficiente com o filho, por causa da profissão, para saber como lidar com ele. Como resultado, muitas vezes, batia-lhe”, diz ainda Dorothy Jarlett.

A empregada conta também que John Lennon consumia cada vez mais droga e que deixava sacos de canábis espalhados pela casa. E revela ainda que descobriu John Lennon na cama com Yoko Ono, que veio a tornar-se na sua segunda mulher, quando a primeira esposa do músico estava em viagem.

O documento nunca foi tornado público porque John Lennon e Cynthia chegaram a um acordo de divórcio, antes de terem ido a tribunal. O músico entregou-lhe a custódia do filho e concordou pagar-lhe 100 mil libras.

A casa de leilões Omega Auctions, em Cheshire, oeste de Inglaterra, vai leiloar o documento no próximo dia 24 de Março com um preço base de licitação de cinco mil libras. No leilão serão vendidos outros objectos relacionados com os Beatles.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …