John Lennon batia muitas vezes no filho, revela documento de 1968

Jack Mitchell / wikimedia

John Lennon e Yoko Ono

John Lennon é descrito como um pai violento, que batia no filho, num documento datado de 1968 e escrito no âmbito do divórcio do músico dos Beatle da sua primeira mulher, Cynthia.

Este documento, que revela o testemunho prestado pela empregada do casal à empresa de advogados de Londres Herbert Oppenheimer, Nathan and Vandyk, foi divulgado por uma casa de leilões e vai ser posto à venda no próximo mês de Março.

No texto que foi enviado à primeira mulher de John Lennon pelos advogados, e que ela conservou até à sua morte, em 2014, traça-se o perfil de um pai agressivo, de um marido infiel e de um homem com comportamentos imprevisíveis e consumidor frequente de drogas.

No documento de cinco páginas, Dorothy Jarlett, que era a empregada da casa, conta que o casamento de John Lennon com Cynthia começou a desmoronar em 1967, cerca de cinco anos depois de terem dado o nó.

Este testemunho, divulgado pelo jornal inglês Mirror, refere “discussões” durante a hora das refeições, quando “John parecia demasiado severo com [o filho] Julian e criticava a forma como ele se comportava à mesa”.

“Julian, que era uma criança muito sensível, ficava perturbado e a Senhora Lennon discutia com o senhor Lennon sobre isso”, conta a empregada, notando que o músico dizia que a mulher era “demasiado branda” com o filho.

“Ele não estava tempo suficiente com o filho, por causa da profissão, para saber como lidar com ele. Como resultado, muitas vezes, batia-lhe”, diz ainda Dorothy Jarlett.

A empregada conta também que John Lennon consumia cada vez mais droga e que deixava sacos de canábis espalhados pela casa. E revela ainda que descobriu John Lennon na cama com Yoko Ono, que veio a tornar-se na sua segunda mulher, quando a primeira esposa do músico estava em viagem.

O documento nunca foi tornado público porque John Lennon e Cynthia chegaram a um acordo de divórcio, antes de terem ido a tribunal. O músico entregou-lhe a custódia do filho e concordou pagar-lhe 100 mil libras.

A casa de leilões Omega Auctions, em Cheshire, oeste de Inglaterra, vai leiloar o documento no próximo dia 24 de Março com um preço base de licitação de cinco mil libras. No leilão serão vendidos outros objectos relacionados com os Beatles.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"CSI Marciano" revela como os impactos de asteróide criaram água corrente no Planeta Vermelho

Análises modernas de meteoritos marcianos revelaram detalhes sem precedentes sobre como os impactos dos asteróides ajudam a criar fontes temporárias de água corrente no Planeta Vermelho. As descobertas são o resultado de um tipo de "CSI …

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …