John Lennon batia muitas vezes no filho, revela documento de 1968

Jack Mitchell / wikimedia

John Lennon e Yoko Ono

John Lennon é descrito como um pai violento, que batia no filho, num documento datado de 1968 e escrito no âmbito do divórcio do músico dos Beatle da sua primeira mulher, Cynthia.

Este documento, que revela o testemunho prestado pela empregada do casal à empresa de advogados de Londres Herbert Oppenheimer, Nathan and Vandyk, foi divulgado por uma casa de leilões e vai ser posto à venda no próximo mês de Março.

No texto que foi enviado à primeira mulher de John Lennon pelos advogados, e que ela conservou até à sua morte, em 2014, traça-se o perfil de um pai agressivo, de um marido infiel e de um homem com comportamentos imprevisíveis e consumidor frequente de drogas.

No documento de cinco páginas, Dorothy Jarlett, que era a empregada da casa, conta que o casamento de John Lennon com Cynthia começou a desmoronar em 1967, cerca de cinco anos depois de terem dado o nó.

Este testemunho, divulgado pelo jornal inglês Mirror, refere “discussões” durante a hora das refeições, quando “John parecia demasiado severo com [o filho] Julian e criticava a forma como ele se comportava à mesa”.

“Julian, que era uma criança muito sensível, ficava perturbado e a Senhora Lennon discutia com o senhor Lennon sobre isso”, conta a empregada, notando que o músico dizia que a mulher era “demasiado branda” com o filho.

“Ele não estava tempo suficiente com o filho, por causa da profissão, para saber como lidar com ele. Como resultado, muitas vezes, batia-lhe”, diz ainda Dorothy Jarlett.

A empregada conta também que John Lennon consumia cada vez mais droga e que deixava sacos de canábis espalhados pela casa. E revela ainda que descobriu John Lennon na cama com Yoko Ono, que veio a tornar-se na sua segunda mulher, quando a primeira esposa do músico estava em viagem.

O documento nunca foi tornado público porque John Lennon e Cynthia chegaram a um acordo de divórcio, antes de terem ido a tribunal. O músico entregou-lhe a custódia do filho e concordou pagar-lhe 100 mil libras.

A casa de leilões Omega Auctions, em Cheshire, oeste de Inglaterra, vai leiloar o documento no próximo dia 24 de Março com um preço base de licitação de cinco mil libras. No leilão serão vendidos outros objectos relacionados com os Beatles.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …